CPR prossegue com Rali do Algarve: favoritos, estreias e muita luta a sul

Por a 26 Março 2025 18:57

O Campeonato de Portugal de Ralis prossegue no próximo fim de semana com o Rali Casinos do Algarve, prova que leva de novo os concorrentes da competição lusa a terrenos por onde já andou o Mundial de Ralis, o que até é apropriado pelo facto do campeonato português ser atualmente disputado por estrelas mundialistas como são Kris Meeke e Dani Sordo.

A zona de Lagos, que tem uma City Stage, depois troços perto de Bensafrim, na 6ª feira, e depois Silves, São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines, Portimão com outra City Stage e a Fatacil em Lagoa, no sábado recebem a caravana nacional de ralis com nada mais, nada menos que 11 competições nacionais: Campeonato Portugal de Ralis, Campeonato Portugal Júnior de Ralis, Campeonato Portugal de Ralis 2RM, Campeonato Promo de Ralis, Campeonato Sul de Ralis, Campeonato Portugal de Masters de Ralis, Challenge R5 – S2000, Peugeot Rally Cup Portugal, Campeonato Sul de Ralis 2RM, Taça Portugal Clássicos de Ralis e Taça de Portugal Clássicos de Ralis 2RM.

Em teoria, para lutar pela vitória, o favoritismo pende muito para os dois pilotos ex-WRC, Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) e Dani Sordo (Hyundai i20 Rally2) sendo que após a vitória de Meeke em Fafe, espera-se uma reação de Sordo. O ano passado, quem venceu a prova foi Meeke… com o Hyundai agora guiado por Sordo. O irlandês está bastante bem mais familiarizado com os troços, que são basicamente os mesmos de 2024, do que Sordo, que não corre nestas estradas desde 2014, e na altura fê-lo de WRC. Que é bem diferente dos Rally2 atuais. Por isso, a balança pende para Meeke e também, por causa do seu Toyota.

Logo a seguir, um quinteto, que em condições normais vai lutar entre si pelas posições seguintes e a de… melhor português. Em teoria serão Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) a lutar pelo lugar mais baixo do pódio, sendo que o piloto do Skoda é mais consistente, mas o algarvio já vai estar mais ligado ao seu novo carro e conhece bem as estradas da sua zona, pelo que a luta será interessante, podendo, claramente, tanto José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) como Rúben Rodrigues (Toyota Yaris GR Rally2), intrometerem-se, ou andar muito perto disso.

O piloto do Citroën esteve melhor em Fafe do que tem sido a sua bitola na terra, para além de gostar bastante dos troços algarvios, e o açoriano, tem a desvantagem de não conhecer esta prova, mas tendo em conta o que já o vimos andar na terra, não só no ‘seu’ arquipélago como em provas continentais, pode perfeitamente fazer um bom rali.

Quem também costuma andar bem no Algarve é Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), que no ano passado acabou fora de estrada, mas… no último troço, e até aí começara a prova em segundo, terminou o primeiro dia em terceiro e só caiu para quinto no antepenúltimo troço.

Um dos pontos de maior interesse desta prova é a estreia de Gonçalo Henriques/Inês Veiga com o seu novo Hyundai i20N Rally2. A dupla do Team Hyundai Portugal tem aqui uma prova de fogo e acima de tudo uma grande oportunidade de dar nas vistas, embora o seu foco para já seja evoluir o mais depressa possível.

Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) foi terceiro em 2023 no Algarve, e desistiu na PowerStage do ano passado quando era sexto. Costuma andar bem nestes troços, pelo que se terá também de contar com ele.

Numa prova com o incrível número de 18 RC2 inscritos no CPR, para as lutas do campeonato, no seu contexto estarão Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo), vem de um sétimo lugar em Fafe, Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo), desistiu com problemas na direção assistida em Fafe, o mesmo troço onde ‘ficou’ Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5). Lucas Simões (Skoda Fabia Rally2 Evo) teve uma prova azarada em Fafe com vários problemas, Paulo Caldeira volta aos comandos do Skoda Fabia Rally2 Evo e Diogo Salvi (Skoda Fabia RS Rally2) regressa aos ralis quase um ano depois de ter feito o Rali de Portugal.

Nas 2RM (Duas Rodas Motrizes), Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) venceu em Fafe, mas no Algarve vai voltar a ter toda a concorrência, com Gil Antunes e Ricardo Sousa à cabeça, e são estes os principais favoritos a vencer no Algarve, sendo que é provável a luta ser bastante aberta pelos lugares do pódio.

Paralelamente, arranca a Peugeot Rally Cup Portugal, e entre os 16 inscritos da lista só o Ford Fiesta Rally4 de Gonçalo Figueiroa não é um ‘leão« 208 Rally4…

A prova tem disputa-se nos dias 28 e 29 de março, o percurso tem oito troços cronometrados (105,65 km) duas City Stages, em Lagos, no final do primeiro dia, e em Portimão, já depois do término do rali, troços espetáculo cujos resultados não influem na classificação final da prova.

O quartel-general da prova estará instalado na Fatacil, em Lagoa, a fase pré-competitiva a começar na sexta-feira, 28 de março, com o Shakedown marcado para as 08h00. Segue-se, nesse mesmo dia, a 1ª Etapa com início às 15h15, contando com duas classificativas: PE 1 – Lagos, com 6,80 km, correndo-se a partir das 16h13, e PE 2 – Barão de São João, com 8,17 km com início às 16h41, encerrando a 1ª Secção do rali. A City Stage de Lagos está agendada para as 21h00.

No sábado, 29 de março, a 2ª Etapa inicia-se às 08h30. A primeira especial, PE 3 – Silves 1, com 10,20 km, arranca às 09h25, seguindo-se PE 4 – Messines 1, com 24,10 km às 10h03. A PE 5 – São Marcos 1, de 11,04 km, decorre às 10h56, fechando a 3ª Secção da prova. As segundas passagens acontecem durante a tarde de sábado (4ª Secção), com a PE 6 – Silves 2 às 13h46, a PE 7 – Messines 2 às 14h24 e a última especial do rali, PE 8 – São Marcos 2, que será também a Power Stage, com início agendado para as 15h17.

A cerimónia de pódio e a entrega de prémios terão lugar no Hotel Algarve Casino, na Praia da Rocha, a partir das 19h00, após a City Stage de Portimão.

Classificações

CPR – 1º, Kris Meeke, 26 pontos; 2º, Dani Sordo, 23; 3º, Armindo Araújo, 18; 4º, Ricardo Teodósio, 14; 5º, Pedro Meireles, 12; 6º, José Pedro Fontes, 10; 7º, Ernesto Cunha, 8; 8º, Guilherme Meireles, 6; 9º, Hélder Miranda, 4; 10º, Sérgio Dias, 2.

CPR 2RM – 1º, Guilherme Meireles, 26 pontos; 2º, Hélder Miranda, 23; 3º, Sérgio Dias, 17; 4º, Henrique Moniz, 15; 6º, Pedro Gastão, 10; 7º, Gonçalo Figueiroa, 8.

ACESSOS ÀS ZONAS ESPETÁCULO – CLIQUE AQUI

Rali Casinos do Algarve – Programa

SEXTA-FEIRA (28 março)

Entrada no Parque de Assistência (Fatacil-Lagoa) 15h15

Saída do Parque de Assistência 15h30

PEC 1 – Lagos (6,89 km) 16h13

PEC 2 – Barão de São João (8,17 km) 16h41

Assistência Remota (Lagos) 17H19/17h34

Reagrupamento em Lagos 17h44/20h50

City Stage de Lagos (1,02 km) 21h00

Parque de Assistência (Fatacil-Lagos) 21H40/22h25

SÁBADO (29 março)

Partida do Parque de Assistência (Fatacil-Lagos) 08h45

PEC 3 – Silves 1 (10,20 km) 09h25

PEC 4 –Messines 1 (24,10km) 10h03

PEC 5 – São Marcos 1 (11,04 km) 10h56

Parque de Assistência (Fatacil-Lagos) 11h56/12h26

Reagrupamento em Silves 12h46/13h26

PEC 6 – Silves 2 13h46

PEC 7 – Messines 2 14h24

PEC 8 – São Marcos 2 15h17

Entrada no Parque Fechado (Portimão) 16h37

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado