CPR, Armindo Araújo X Kris Meeke: Campeão, ou não, eis a questão…

Por a 3 Outubro 2024 17:42

Estamos a pouco mais de uma semana da decisão do Campeonato de Portugal de Ralis, e depois do que sucedeu no Rali da Água, com a pontuação a zero de Armindo Araújo, as coisas agora são mais difíceis na prova de encerramento da competição, sendo que ainda qualquer dos dois, Kris Meeke ou Armindo Araújo, podem terminar na frente do campeonato.

Escrevi propositadamente na frente do campeonato, porque continua por esclarecer a questão dos estrangeiros poderem ser, ou não, Campeões de Portugal. Não podem. Até aqui pensava-se que podem ser vencedores do campeonato. Não há certezas…

Mas esse tema fica para depois.

Para já em declarações ao 16 Válvulas, Armindo Araújo manteve uma conversa interessante, em que explicou a sua visão para o que tem sido este ano de 2024: “nós sabemos que as diferenças em pisos de terra nos ralis são sempre maiores que no asfalto, não é só em Portugal, mas sim em todo o lado e por isso sabemos que qualquer deslize ou erro iria sempre ter uma consequência maior no resultado.

E isso foi o que se verificou”, começou por dizer Armindo Araújo ao explicar que a diferença de Kris Meeke, um piloto ‘mundial’, para os nossos melhores pilotos é maior na terra do que no asfalto: “O Kris Meeke continua a ser o claro vencedor das provas de terra e das provas de asfalto, e quando ele tinha um problema na terra, tinha habitualmente uma margem muito grande, mas quando teve problemas no asfalto, já não era a mesma coisa”, explicando algo que é um facto que até foi assumido por Kris Meeke: “os pilotos portugueses andam mais perto no asfalto”.

Voltando a Armindo Araújo, “nós, eu e o Luís Ramalho temos sido a dupla nacional mais forte no campeonato. Talvez tenhamos feito na terra uma fase demasiado calculista, não queríamos cometer erros, mas sim amealhar pontos. Quisemos fazer o Rali de Portugal sem grande problemas, e chegámos ao final da fase de terra com o segundo lugar bastante consolidado, e no asfalto, o Kris Meeke teve uns percalços iniciais, e nós aproveitámos isso”, referindo-se ao facto dos problemas com a acelerador no rali de Castelo Branco e princípio de incêndio e respetiva penalização em tempo na Madeira, levou a que o irlandês tivesse feito resultados muito abaixo do esperado e com isso, Armindo Araújo assumiu a liderança do campeonato após o Rali da Madeira.

Só que o piloto de Santo Tirso sabe que os pilotos portugueses não podem competir de igual para igual com piloto oriundos do WRC, que têm uma bagagem que nenhum piloto português alguma vez teve na história dos ralis em Portugal: “temos que ver a realidade das coisas, e sabíamos que sem aqueles problemas que o Kris Meeke teve, não iria ser fácil. Nós, fizemos o que devíamos ter feito, quer em Castelo Branco, quer na Madeira e com isso colocámos-nos na frente do campeonato, agora no Rali da Água, a análise que eu fiz foi a seguinte: eu quero estar em permanente evolução eu quero mostrar o meu potencial, acho que posso andar mais forte e vou tentar arriscar mais, e quando falo em risco é em estratégias, escolhas de pneus, ataques em momentos que os adversários não estão à espera, nós fizemos isso bem feito, e mostrámos em Chaves, que podíamos pôr o Kris Meeke sob pressão”, explicou, com factos, que se comprovam olhando para os tempos dessa prova.

“A nossa saída é consequência de uma escolha arrojada de pneus para a parte da manhã. Apostámos nos pneus macios, sabíamos que íamos estar fortes nos primeiros troços, mas no final da manhã, quando vínhamos a ganhar tempo ao Meeke, estávamos a andar num nível muito forte. Aquela é uma curva em que já lá ficaram vários pilotos, e os nossos pneus macios dão boa tração, mas não dão um grande suporte lateral, o carro escorrega um bocadinho de frente, vai à berma, ainda tentei tirar, mas já não consegui”. Saída de estrada, capotanço e abandono.

Armindo Araújo perdeu a liderança do campeonato, mas tudo tentou: “Saí completamente de consciência tranquila do Rali em Chaves, com a consciência do dever cumprido e saí achando que efetivamente podemos por alguma pressão, mas tenho a noção que o claro candidato à vitória é o Kris Meeke, em condições normais. É a realidade que nós temos, temos que viver com ela e temos de aceitar”, disse, destacando o que os melhores pilotos lusos têm que arriscar para tentar, na maior parte das vezes somente tentar andar perto de pilotos como Kris Meeke.

E Armindo Araújo vai mais longe: “São projetos montados por marcas que querem ganhar a todo o custo, e isso vai ter a consequência de estar a dizimar o nosso pelotão, e os nossos jovens pilotos que podiam estar a ser apoiados nas duas rodas motrizes para ser os próximos Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, e Zé Pedro (Fontes), acho que estes pilotos não vão ter o apoio que nós tivemos, dos importadores, que estão a meter dinheiro, a pagar a pilotos para ganhar no nacional(CPR), e quando eles ficarem sozinhos porque os pilotos nacionais foram embora sem projetos desportivos estes projetos com pilotos internacionais também vão acabar imediatamente deixando o campeonato dizimado

E assim vão conseguir arrumar com o campeonato de ralis que temos, mas isto é aquilo que eu penso, aquilo que eu acho, aquilo que aparentemente parece que está a ser bom é o que vai por uma grande ‘doença’ no nosso campeonato” disse Armindo Araújo.

“Eu acho que agora temos jovens pilotos que estão a ganhar nas duas rodas motrizes, têm idade para evoluir, era nesses que deviam estar agora na calha para lutar comigo para ganhar velocidade e testar as suas condições para estar nos Rally2.

Isto é apenas a minha opinião, eu acho que nós e a federação devíamos tentar proteger um bocadinho mais quem investe aqui em Portugal, e quem investe aqui há muito tempo, e quem vai estar aqui para investir nos próximos anos. Porque estes projetos são para ganhar no momento e não vão criar raízes nenhumas no campeonato português”, explica Armindo Araújo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
16 horas atrás

Acho que SE um estrangeiro não pode ser campeão ou vencedor de um campeonato nacional qualquer, então não devia ser permitido participar… excepto em casos como o meu que nunca tive carro / equipa para tal, ou ser claro á partida que seria sempre o 1º português consagrado!

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  christopher-shean
16 horas atrás

Ou então se participasse não contar para a pontuação do campeonato. Como no tempo que se tínham que inscrever no campeonato para poderem pontuar.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Zacspeed
12 horas atrás

Não ‘tou a ver um eventual interesse nisso: reduzia drasticamente o retorno publicitário para uma qualquer marca… digo eu!

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  christopher-shean
3 horas atrás

O mais importante, seja qual for a solução, é esclarecerem o que vai acontecer.
Desde o início do ano passado, quando veio o Breen que se pede esta situação esclarecida. Passado ano e meio e a uma semana do final do campeonato estamos na mesma.
Devem estar a torcer para o Armindo ganhar e assim têm mais um ano para pensar no assunto : )

GTONE
GTONE
3 horas atrás

O erro está nesses projetos que querem ganhar a qualquer custo, e não viram bem as regras. Não pode ser Campeão, ponto. E não devemos valorizar quem faz esse tipo de investimento afastando tão bons pilotos Nacionais da sua equipa, falamos só do próprio Armindo Araújo, Bruno Magalhães, entre outros mais jovens que estiveram na calha antes dessa euforia de pilotos do Mundial. A regra é clara e está lá bem explicita para quem quer ver.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×