CPR, Armindo Araújo ou Kris Meeke: as contas do título…
O Campeonato de Portugal de Ralis ruma às duas últimas provas do calendário, o Rali da Água e o Rali vidreiro completamente em aberto no que à luta pelo título diz respeito e neste momento só Armindo Araújo e Kris Meeke podem triunfar na competição…
Ao contrário da temporada passada em que chegaram quatro pilotos com hipóteses reais de ser campeões, este ano a duas provas do fim só há dois, e mesmo assim, derivado do que sucedeu no Rali da Madeira, pois até aí tudo se preparava para que Meeke se aproximasse ainda mais da conquista ‘numérica’ do título.
Neste momento, faltam duas provas e a margem ‘real’ entre os dois homens da frente é, na verdade favorável a Kris Meeke, pois apesar de Armindo Araújo liderar o campeonato, tem como pior resultado 18 pontos, já Kris Meeke somou duas vezes 10 pontos, em Castelo Branco e na Madeira, e um deles é para atirar fora. Portanto, Kris Meeke tem um ponto ‘real’ de avanço para Armindo Araújo.
Mas isso são os números que existem neste momento, mas não são finais, pois o resultado a atirar fora não pode ser visto agora, mas somente no fim do ano, pois faltam duas provas e se Armindo Araújo ou Kris Meeke fizerem um resultado abaixo do pior que têm agora (18 pontos Armindo, 10 pontos Meeke) é esse que atiram fora.
Se Kris Meeke vencer em Chaves e somar três pontos da Power Stage e Armindo for segundo e somar dois, ambos vão para a última prova separados por um ponto com Armindo na frente do campeonato.
Se Meeke vencer em Chaves e também a PowerStage, e Armindo desistisse, somasse zero pontos, a diferença no Vidreiro seria 21 pontos, portanto, passível de recuperação.
Há, no entanto, um cenário em que Armindo Araújo pode ser já campeão em Chaves, somando, por exemplo, 27 pontos e Meeke, no máximo, 15. A diferença pontual ficaria em 19, e Armindo Araújo nem precisava de ir ao Vidreiro, porque com esse resultado a zero, já não atirava fora 18 pontos.
Ganhava por um…
Claro que nada garante que seja um destes dois pilotos a vencer em Chaves e o outro a ficar em segundo, pois há outros pilotos rápidos com a possibilidade de baralhar as contas e o resultado de Meeke na Madeira fruto do seu problema logo na superespecial só veio abrir uma janela de oportunidade a Armindo Araújo na luta pelo título que até ao Rali da Madeira estava completamente alinhavado para o piloto do Team Hyundai Portugal.
Das duas rodas motrizes falaremos noutro artigo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“A ver… vamos”!