60 anos da Escuderia: Rali de Castelo Branco nasceu em 1969, estreou no CNR em 1984 e regressou em 2014…

Por a 20 Junho 2024 14:50

No ano em que comemora 60 anos, e 10 anos depois da Escuderia Castelo Branco ter visto premiado o seu esforço e ter regressado ao Campeonato Nacional de Ralis, 30 anos depois de por lá ter passado, este ano comemora-se mais uma efeméride, os 60 anos de história da Escuderia.

Há precisamente 10 anos, o reconhecimento do bom trabalho efetuado nos ralis do extinto Open de Ralis permitiu que a ECB subisse ao escalão máximo dos ralis nacionais para organizar, na altura, a última prova do campeonato, num rali de alcatrão bem diferente de todos os que tínhamos e temos no principal campeonato de ralis. E por lá tem andado até hoje.

Foi a 10 de abril de 1964, referem os estatutos, que deram entrada nos Serviços do então Governo Civil de Castelo Branco, que os reenviou para aprovação da Direção Geral de Educação Física, Desporto e Saúde Escolar do então Ministério da Educação Nacional, onde foram aprovados a 21 de maio de 1964.

Foram subscritores dos primeiros Estatutos, os sócios fundadores Luís Joaquim Carrega Marçal Grilo, Manuel Augusto da Cunha Tavares, Amado Ramos Estriga, Joaquim Lopes dos Santos Pio e José de Nápoles Boavida Godinho. Seriam publicados em Diário da República, datado de 2 de junho de 1964, com a referência de terem sido aprovados com despacho de 21 de maio, pela Direção Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar.

A primeira prova foi organizada um ano depois, uma Perícia Automóvel em Cebolais de Cima. Reza a história que a Escuderia Castelo Branco aceitou o desafio de algumas comissões de festas populares para dar o seu contributo na organização de provas de perícia. Foi o que aconteceu em Cebolais de Cima, entre 12 e 14 de setembro, numa competição que contou com mais de uma dezena de participantes, tendo vencido Humberto Salavessa, em Mini Cooper, classificando-se nas segundas e terceiras posições José Silva, em Morris 850 e Carlos Moura Pinheiro, em VW.

O primeiro Rally de Castelo Branco realizou-se a 29 de junho de 1969 e teve passagens em troços dos concelhos de Castelo Branco, Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros. A prova teve 46 participantes e foi ganha pelo sócio número 1 e fundador do clube albicastrense, Joaquim Pio. Por equipas, a Escuderia Castelo Branco conquistaria também a primeira posição, devido às boas prestações de Joaquim Camilo e António Inácio.

Os anos passaram, e também por eles, muita história houve pelo meio. O ano de 2014 viria a ficar marcado pela chegada do Rali de Castelo Branco ao Campeonato Nacional de Ralis.

A prova decorreu nos dias 17 e 18 de outubro e teve como diretor Luís Caramelo numa aposta que foi totalmente ganha. A prova recebeu na altura os maiores encómios de pilotos e público pela forma como se desenrolou, numa situação muito pouco vulgar em ralis do CNR, onde, sobretudo os pilotos, raramente não têm críticas a apontar.

O figurino da prova revelou-se do agrado da maioria, bem como a organização e promoção da prova que foi mesmo apontada por alguns dos intervenientes como a prova modelo do que deveria ser um rali do CNR. Luís Caramelo, o diretor do rali, ficou satisfeito com todo o trabalho dos elementos da ECB referindo que o “sucesso da prova deve-se ao facto de, ao longo do ano, termos indo aprender com os erros das outras provas. Para além disso, a nossa estrutura é muito empenhada a dar resposta a todo o tipo de situações e isso revelou-se numa mais valia, ao mesmo tempo que conseguimos também fazer ver às pessoas da região que era um trunfo ter uma prova do CNR em Castelo Branco”. Sem dúvida, um exemplo de prova a seguir mas, como o próprio diretor reconheceu, “ainda com espaço para fazer evoluir e fazer melhor”.

O Rali de Castelo Branco culminou com um final feliz para José Pedro Fontes, que fez questão de associar o seu nome à prova que fez correr o pano sobre o ‘Nacional de Ralis’ de 2014.

O piloto do Porsche acabou por construir uma vitória fácil (após a desistência de João Barros).

Este ano, pelo 11º ano consecutivo no Campeonato de Portugal de Ralis…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado