Clube Sports Madeira: “Contamos com todos vós, para (…) não colocar em causa a realização do Rali Vinho da Madeira”

Por a 21 Julho 2020 11:36

“Uma andorinha não faz a primavera”. Tal como já sucedeu em Castelo Branco, quem quis encontrar ‘detalhes’ e com isso fazer crer que as coisas não estavam a correr como deviam, conseguiu-o, e pelos vistos, também no Rali da Calheta isso sucedeu.

O Clube Sports Madeira emanou um comunicado a explicar o que se passou na sua prova e revelou que houve “um claro aproveitamento mediático” duma questão que não foi – claramente – recorrente.

Não é essa a forma como se deve olhar para uma questão, mas sim de forma global. Castelo Branco correu muito bem, a Calheta foi um bom teste para que o Rali Vinho Madeira também corra bem.

A única coisa que se prova é que o trabalho de quem organiza ou se esforça para que tudo corra o melhor possível, nunca está terminado. Eis o comunicado do Clube Sports Madeira na íntegra, na certeza que os comportamentos que não foram os melhores nesta prova, terão do ser na próxima…

COMUNICADO CLUBE SPORTS DA MADEIRA – RALI DA CALHETA 2020

A segurança sempre foi a nossa grande prioridade, em todas as competições automóveis, ao longo de várias edições.

O Rali da Calheta foi um sucesso em termos desportivos e disputado na máxima segurança, para espetadores e concorrentes. Na estrada foram tomadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança do imenso público que se deslocou ao concelho da Calheta e houve muita competição e árdua luta, pela vitória na geral e nos troféus e grupos.

Sendo uma competição aberta, ao ar livre, permitiu que as pessoas se colocassem em centenas de curvas, garantido o distanciamento social, respeitando as recomendações da organização e cumprindo as recomendações das autoridades de saúde pública.

Nas provas especiais de classificação houve um redobrado controlo, com várias passagens de viaturas de segurança que foram monitorizando e informando a Direção de Prova das condições de segurança, da colocação do público e do respeito e acolhimento das normas sanitárias e de distanciamento social e físico.

Apesar de circular nas redes sociais uma fotografia, também, posteriormente publicada nos jornais diários, e onde, existe uma grande concentração de pessoas, aparentemente e ilusoriamente, sem respeito pelo distanciamento social, verificamos que a muito badalada imagem, foi tirada numa perspetiva que não representa a realidade. No local os espetadores estavam dispersos, em patamares e degraus, em varandas a diferentes cotas, respeitando, o distanciamento entre grupos e famílias e grande parte, usando proteção facial.

Não vamos afirmar que estava tudo bem, mas há um claro aproveitamento mediático dum local onde se concentrou muito público – em anos anteriores de não pandemia, seria uma excelente imagem, não só pelo número de pessoas, como pelo exemplo da sua colocação – para fazer insinuações de descontrolo das regras sanitárias e daí para comparações, indevidas e inoportunas, de forma a sustentar outro tipo de interesses comerciais.

O público, estava num espaço aberto e de lazer, para assistir à passagem dos concorrentes, durante o final da manhã e inicio da tarde de sábado, e não num espaço confinado, fechado, destinado ao divertimento, confraternização e socialização e ao consumo de bebidas.

A Organização da Prova não fatura nada, com muito ou pouco, público.

Está preocupada, isso sim, por oferecer um grande espetáculo desportivo, muito competitivo duma modalidade que, uma vez mais, se provou ser do agrado de muitos madeirenses que foram responsáveis por um fim de semana, com certeza inesquecível, para os empresários de hotelaria e restauração do Concelho da Calheta.

A Comissão Organizadora e a Câmara Municipal da Calheta, durante os dias que antecederam o rali e no decorrer da prova, alertaram e sensibilizaram os espetadores para o cumprimento das orientações das Autoridades de Saúde, e para as normas especificas, para este tipo de evento desportivo, aprovadas no Plano de Contingência da Prova, e tendo sido distribuídos 15.000 folhetos de segurança, contactados os moradores e os párocos das diversas freguesias, que deram um forte apoio e colaboração na divulgação do evento e, particularmente, das normas sanitárias e de segurança. Foi ainda publicado, um suplemento num dos jornais locais e uma página de publicidade paga, com mensagens de segurança, dirigidas a todos os que desejavam, e foram muitos, assistir ao rali, apelando à sua responsabilidade, auto-disciplina e higienização pessoal.

Houve alguns pequenos acidentes, normais neste tipo de competições, mas dos quais não resultaram quaisquer ferimentos, em espetadores, havendo apenas ligeiros ferimentos na dupla de pilotos Paulo Mendes e Roberto Figueira, a quem endereçamos votos de rápida recuperação e regresso aos ralis.

Estamos de consciência tranquila que tudo fizemos para que o rali decorresse dentro da máxima segurança para espetadores e concorrentes.

É pois, necessário que assumamos as nossas responsabilidades, uma vez que somos, todos nós, agentes de saúde pública.

E os madeirenses sabem que podem contar sempre com a nossa atitude responsável.

É uma imagem de marca das Organizações do Centenário Club Sports da Madeira!

Queremos que o Rali Vinho da Madeira seja mais um momento marcante nesta fase de desconfinamento na Região Autónoma da Madeira.

Contamos com todos vós, para que numa atitude responsável e de alto sentido cívico, sejamos agentes de saúde publica, contribuindo para debelar esta pandemia do COVID-19 e não colocarmos em causa a realização do Rali Vinho da Madeira 2020.

O Rali não é do Madeira !

É da Madeira !

A Direção do C.S. da Madeira

José Paulo Fontes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CRM
últimas Autosport
crm
últimas Automais
crm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado