Citroën enfrenta duro desafio no país dos Vikings

Por a 11 Fevereiro 2009 14:23

Ainda debaixo da emoção da dobradinha alcançada no Rali da Irlanda, a Citroën tem agora na Noruega um grande desafio, já que é o único rali do mundial a ser disputado em pisos de neve, um terreno menos propício para Sébastien Loeb e Daniel Sordo brilharem.

A pequena vila de Hamar serve o centro nevrálgico de uma prova que não pode ser comparada ao rapidíssimo Rali da Suécia. “As duas provas são bem diferentes” confirma Sébastien Loeb. “O percurso sueco caracteriza-se por longas e belas curvas, enquanto as especiais norueguesas são mais técnicas. Por vezes sinuosas, estreitas e com muitas lombas, são complicadas de aprender.”

Noruega 2007 foi caso único!

A equipa Citroën não guarda grandes recordações da sua participação no Rali da Noruega 2007. Sébastien Loeb e Dani Sordo terminaram fora dos pontos, uma situação inédita que não mais se replicou deste então! “Este rali foi particularmente difícil para mim por causa da camada de neve fresca que cobriu o gelo” recorda Loeb. “Conheci grandes dificuldades para avaliar as mudanças de aderência e nunca me senti completamente à vontade. Espero por isso que não neve durante o fim-de-semana para que consiga andar a fundo sobre uma bela camada de gelo liso! Nestas condições, a nossa condição de primeiro piloto na estrada será uma vantagem na primeira etapa.” O sentimento de Sébastien Loeb é partilhado por Dani Sordo: “A camada de neve mole prejudica muito a motricidade. Por vezes as sensações ao volante são iguais às do ‘aquaplaning’!”

Do ponto de vista técnico, este será um rali marcado pela introdução de um novo pneu de pregos Pirelli SottoZero, mais largo que o utilizado anteriormente. “Ensaiámos estes pneus e experimentámos boas sensações” referem os dois pilotos da Citroën, acrescentando que “o pneu 2008 ‘mexia-se’ muito e este problema foi atenuado com o alargar da banda de rolamento.”

Confiança mais importante que afinações

Os testes permitiram também aos engenheiros trabalhar nas afinações do C4 WRC. “Não acredito que sejam as afinações que façam a diferença neste tipo de terreno, mas sim a confiança que um piloto consegue ter no seu carro para o mandar de lado para uma curva” refere o cinco vezes Campeão do Mundo de Ralis. “Como sempre, trabalhamos nas suspensões e na regulação dos diferenciais. E o C4 WRC é hoje um melhor carro que em 2007, altura em que o estreámos e estávamos no início do seu desenvolvimento.”

Como habitualmente, Sébastien Loeb e Daniel Elena estarão à partida com o objectivo de ganhar. Além do Rali da Polónia, que faz a sua estreia no Mundial de Ralis este ano, o Rali da Noruega é o único que não faz parte do palmarés de 48 vitórias alcançadas pela dupla Loeb/Elena.

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado