Chris Atkinson arrancou poste de electricidade
A primeira especial foi algo estranha já que a escolha de pneus foi determinante, e Jari-Mari Latvala foi, entre os homens da frente, dos poucos que acertou em cheio. Deu “só” 30 segundos à concorrência mais directa, mas seria Sol de pouca dura. Pouco depois cometeu novo erro, agora nas estreitas estradas irlandesas, e abandonou, já que a suspensão ficou gravemente afectada. O piloto finlandês continua a ter tanto de rápido como pouco consistente. A expressão dele após o abandono dizia tudo.
Com isto tuo, o novo Proton Satria S2000 foi terceiro na primeira especial da prova, enquanto Loeb não foi além da sétima posição. É a melhor forma de perceber a quão “estranha” foi a primeira especial.
Chris Atkinson “eléctrico”
O azar de Chris Atkinson começou cedo. Na sua estreia ocmpetitiva com o Citroen C4 WRC, o piloto australiano começou por ver o capot do seu carro soltar-se e partir o pára brisas. Com a chuva que caía, ter o pára-brisas estilhaçado não é propriamente agradável. Mas não foi por isso que o ex-piloto da Subaru cometeu um erro de principiante, na quinta especial, ao fazer um longo pião, batendo de lado, violentamente, num poste de electricidade, arrancando-o. O carro não ficou muito estragado, mas Stéphane Prevot apanhou um valente susto, pois a batida foi do seu lado.
Aava de fora
Mas para os lados da Ford as coisas não estavam melhores! Depois de passar pela liderança, após a desistência de Latvala, Urmo Aava “perdeu” a traseira do Focus WRC numa curva, e caiu para uma vala. Os espectadores ajudaram a recolocar o carro na estrada, mas o tempo perdido foi tanto, que mais valia não cumprir o percurso e desistir. Assim só viu acrescentados mais 5 minutos ao seu tempo, enquanto se continuasse em estrada era desclassificado por excesso de penalização. São as incongruências dos ralis actuais.
Sébastien Ogier realizou um rali muito cauteloso, e já é sexto classificado, enquanto o terceiro piloto da equipa oficial da Ford, Kalid Al-Qassimi, bateu numa árvore, dando mais uma despesa aos recheados cofres de Abu Dhabi. Nada que os incomode muito.
O dia terminou bastante mais cedo que o previsto, já que as duas derradeiras especiais foram anuladas devido ao mau tempo, o que permitiu a Mikko Hirvonen, por exemplo, confessar que talvez ainda desse para ir beber uma Guiness…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI