Carlos Sainz: «FIA errou quando quis fazer o WRC como a F1»

Por a 17 Fevereiro 2008 17:28

Em entrevista ao “El Pais”, Carlos Sainz veio a público emitir a sua opinião relativamente ao “pós-Dakar” acabando, inevitavelmente por se debruçar pela modalidade onde foi mais feliz, o Mundial de Ralis, mostrando o seu descontentamento perante o actual estado de coisas.

Na verdade, não há muitos ex-pilotos que possam falar com tanta propriedade sobre este assunto como Carlos Sainz, e o piloto madrileno, bicampeão do mundo de ralis, em 1990 e 1992, é de opinião que o Mundial de Ralis perdeu muito do seu interesse «e não só porque a F1 ganhou muito terreno». Numa entrevista que concedeu ao Elpais, o espanhol falou, entre outros, do novo Dakar e da hegemonia de Loeb no WRC.

Para o espanhol, a FIA errou quando tentou traçar um caminho nos ralis, semelhante ao que já era feito com a F1: «Penso que a FIA preferiu a quantidade à qualidade e agora o Mundial de Ralis é muito insípido. Outro dos problemas passa pela pouca variedade de pilotos a lutar pelas vitórias, pois com a saída de Marcus Gronholm, tudo ficou mais fácil para o Sébastien Loeb, embora não se possa de lhe deixar de dar muito mérito. É um dos maiores campeões da história. Mas é pouco, pois no meu tempo chegaram a haver sete pilotos a lutar pela vitória, com quatro ou cinco marcas diferentes. Hoje nada disso existe. Penso que o ponto de viragem sucedeu quando a FIA pretendeu querer assemelhar o WRC à F1. quantidade em vez de qualidade! Os ralis do mundial eram eventos que, nalguns casos quase paralisavam um país, e passaram a ser uma corrida com quarenta carros, com muito pouca identidade própria.»

Dakar Series é interessante

Depois de ver assegurada a sua participação no Dakar Series, com a primeira prova a realizar-se na Roménia e Hungría, Sainz diz que se sente confortável com essa competição e espera realizar também o Rali Argentina-Chile, que a Volswagen ainda não confirmou: «Não sabia o que iria fazer a minha equipa depois do sucedido com o Dakar, e estou contente por estarem a surgir confirmações da participação de grandes marcas nos rali raids. Agora espero que possa ir à América do sul pois já corri muitas vezes na Argentina e tanto lá como no Chile sabem como acolher uma corrida como esta.», referiu.

Relativamente ao seu futuro, o espanhol quer ficar ligado ao desporto, mas exclui um cargo numa federação. Nem mesmo no Real Madrid, se bem que aqui o coração fala mais alto: «Ao Real Madrid nunca se digas nunca».

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado