CAR/XXI Rali Além Mar Ilha Lilás: Rúben Rodrigues vence, campeonato ao rubro

Por a 9 Outubro 2021 22:09

texto: João F. Faria

FOTOS AIFA/Jorge Cunha

Ruben Rodrigues regressou aos triunfos nos Açores, arquipélago em que os três primeiros classificados no campeonato de ralis estão separados por apenas cinco pontos.

Ruben Rodrigues, soma 87 pontos, mais cinco que Luis M. Rego.

Três semanas após a festa do Azores Rali, o campeonato açoriano da modalidade rumou à Ilha Terceira para a realização do Rali Ilha Lilás, prova em asfalto com organização entregue ao TAC. Depois da vitória na prova anterior, Ricardo Moura optou por não fazer também esta deslocação num ano em que, nos cinco ralis já disputados, apenas alinhou em dois. No entanto, todos os pretendentes aos triunfos e ao título estiveram presentes e o rali teve mesmo alguma animação, sobretudo nos quilómetros iniciais.

O Rali Ilha Lilás teve início na noite de sexta-feira com a classificativa Biscoitos e Luís Miguel Rego tomou o comando por 0,5 segundos nesta prova especial que acabaria cancelada devido ao aparatoso acidente de Décio Gonçalves com Citroën Saxo Cup. Para além deste incidente que obrigou à visita ao hospital do piloto, outros dois acabariam por marcar o rali, obrigando a duas interrupções.

Paulo Santos bateu forte com o seu Mitsubishi Lancer Evo IX na PE 3 – Salga 1 e Pedro Antunes voltou a ficar fora de prova depois de capotar com o Citroën C3 Rally2 no quinto troço cronometrado, Salga 2, quando ocupava o lugar mais baixo do pódio.

Com Rego na frente, o rali voltou à estrada no sábado de manhã e Ruben Rodrigues tomou de assalto a liderança logo na primeira passagem pela Serra do Cume. A partir daí, o piloto do Citroën C3 Rally2 não mais deixou o comando e foi aumentando aos poucos a sua vantagem mesmo se o seu adversário mais forte, Luis M. Rego com um Skoda Fabia Rally2 Evo, ainda reagiu nas PE 4 e 6 num esforço insuficiente para destronar o futuro vencedor. A diferença final de 15,2 segundos entre ambos acaba por não espelhar o equilíbrio relativo de performance dos dois principais animadores do evento na maior parte do seu itinerário comum.

Líder do campeonato antes da deslocação à Ilha Terceira, Rafael Botelho acabou no terceiro posto mas já a distância considerável dos primeiros. Botelho também beneficiou da desistência de Pedro Antunes para garantir mais este bom resultado. Com esta composição do pódio, Ruben Rodrigues reassumiu a liderança também do campeonato, cinco pontos na frente de Rego e Botelho numa altura em que ainda estão por cumprir duas provas, a ida ao Pico e o Além Mar Rali em São Miguel. Estes dois ralis deverão ser plenos de emoção e obrigar também a muitas operações aritméticas, tal a semelhança de pontuações dos envolvidos.

À beira do pódio ficou o madeirense Filipe Pires, ali presente pois esta prova integra o Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores, o seu maior objetivo. Com o habitual Mitsubishi Lancer Evo X, Pires esteve sempre na frente da classe RC2N, escalão em que cortou a meta com vantagem importante para Rui Borges, segundo com um Mitsubishi Lancer Evo IX.

Empolgante, sim, foi a luta pela vitória entre os utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes. Artur Silva, ao volante de um Citroën Saxo Cup, e Bruno Tavares, aos comandos de Citroën C2 R2 Max, alternaram na frente até metade da prova mas depois Silva conseguiu ganhar algum avanço. No entanto, a boa ponta final de Tavares levou a que atingisse o último controlo com um atraso de apenas 1,2 segundos para o seu rival. No lote dos dez primeiros classificados ficaram ainda Ricardo Silva e Emanuel Garcia, ambos em Citroën Saxo Cup. O campeonato açoriano de ralis volta à estrada a 5 e 6 de novembro com o Pico Wines Rali.

CLASSIFICAÇÃO

1º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues Citroën C3 Rally2 39:34.7

2º Luis M. Rego/Jorge Henriques Skoda Fabia Rally2 Evo + 15.2

3º Rafael Botelho/Rui Raimundo Skoda Fabia R5 + 1:50.2

4º Filipe Pires/Vasco Mendonça Mitsubishi Lancer Evo X + 3:44.5

5º Rui Borges/André Ventura Mitsubishi Lancer Evo IX + 4:54.0

6º Artur Silva/Paulo Jesus Citroën Saxo Cup + 5:32.1

7º Bruno Tavares/André Seabra Citroën C2 R2 Max + 5:33.3

8º Ricardo Moura/Fábio Pereira Peugeot 206 RC + 6:45.3

9º Ricardo Silva/Rui Valadão Citroën Saxo Cup + 6:58.9

10º Emanuel Garcia/Nelson Dinis Citroën Saxo Cup + 7:28.6

CAR: 1º Ruben Rodrigues, 87; 2º Luis M. Rego, 82; 3º Rafael Botelho, 82; 4º Ricardo Moura, 50; 5º Filipe Pires, 43; 6º Rui Borges, 40; 7º Bruno Tavares, 34; 8º Pedro Antunes, 20; 9º João Faria, 15; 10º Luis Pimentel, 12.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CRA
últimas Autosport
cra
últimas Automais
cra
Ativar notificações? Sim Não, obrigado