Campeonato de Ralis da Madeira: Emoção está de regresso
Depois de vários meses de espera, o Campeonato de Ralis da Madeira vai arrancar, com o Rali da Calheta, prova que recebe vários dos principais concorrentes do CPR, em ‘treino’ para o Rali Vinho Madeira. Bela maneira de começar…
No próximo fim de semana tem início mais um Campeonato de Ralis da Madeira, competição que estava agendada começar em março mas acabou adiada devido à pandemia que atravessa o mundo. O campeonato insular viu também o seu calendário resumido pois das sete provas inicialmente previstas apenas se deverão cumprir cinco. Por força do pouco tempo disponível, o CD Nacional prescindiu da efetivação do Rali do Funchal/Câmara de Lobos e o CS Marítimo abdicou da realização do seu único rali que tem como centro a cidade de Machico.
Desportivamente e quando tudo indicava que a crise económica fosse provocar também estragos nas listas de inscritos, tudo aponta para que a competição volte a estar em alta com muitos pilotos a lutar pelas primeiras posições tanto ao nível absoluto como nas categorias. O campeonato madeirense também beneficiará da opção por várias novas viaturas de vários pilotos, enriquecendo um parque automóvel desportivo sempre interessante ao longo dos últimos anos.
A luta pelo título absoluto deverá ser palco de novo duelo entre Alexandre Camacho e Miguel Nunes, ambos em novas montadas. Camacho, campeão nos últimos três anos, arranca com a maior responsabilidade mas terá de ultrapassar várias desvantagens. O piloto com as cores das Vespas, após algumas temporadas ao volante de um Skoda e assistência da italiana Delta Rally, terá que se adaptar ao Citroën C3 R5 da sua nova equipa, a portuguesa Sports & You. No entanto, o hexacampeão regional já deu provas no passado de conseguir ultrapassar rapidamente as dificuldades e voltará, em princípio, a ser a referência no arquipélago.
Miguel Nunes parte para este ano também determinado em chegar a um título de que anda arredado desde 2014. O piloto da Play também trocou de viatura e estará em 2020 ao volante de um Skoda Fabia R5 Evo. A seu favor tem o benefício de ser um piloto que se adapta muito rapidamente a novas montadas e também o facto de o carro da marca checa ser um dos que mais se prestam a utilização facilitada. Sempre muito rápido, Nunes é apontado, ao menos nos primeiros eventos, como um dos favoritos aos triunfos.
Em luta pelo pódio vai estar também Rui Pinto que volta a apostar no Ford Focus WRC. O piloto da RJP tem a seu favor estar já familiarizado com a máquina que tripula há já alguns anos e o potencial do carro fornecido pela italiana Vieffecorse. Em Skoda Fabia R5 mas com um programa bastante reduzido, Pedro Paixão deverá estar em luta pelas primeiras posições nas provas em que participe mas muito dificilmente poderá aspirar a um lugar de destaque no campeonato. Com viaturas R5 estarão também em liça José Camacho e Roberto Martins, ambos em Peugeot 208 T16.
A competição volta a contar também com um contingente de três Porsche 991 GT3, entregues a Filipe Freitas, Gil Freitas e Paulo Mendes, modelo que nalguns dos eventos mais rápidos poderá fazer valer aos seus utilizadores boas classificações e eventuais subidas ao pódio. Piloto que nos últimas anos conseguiu lutar com os pilotos dos Porsche, Filipe Pres regressa à Madeira com o seu Mitsubishi Lancer Evo X mas, à semelhança de alguns outros pilotos, ainda não tem garantida a presença na totalidade dos eventos.
Num patamar abaixo, Vítor Sá tentará voltar a ser a referência na classe com o Citroën DS3 R3T com que enfrentará a concorrência de Rui Jorge Fernandes, Nuno Ferreira e Luis Serrado, todos em Renault Clio R3T. Forte deverá ser também a luta entre os R2, grupo em que estará um grupo de fortes concorrentes. André Silva regressa aos ralis com um Peugeot 208 R2, modelo que é também utilizado por Américo Gouveia, e tentará bater Miguel Caires num Ford Fiesta R2T e João Ferreira, outro piloto de volta aos ralis com um Citroën C2 R2.
Muito do espetáculo será garantido por pilotos como Cláudio Nóbrega no habitual Datsun 1200, Pedro Coelho e Rui Nunes em Ford Escort RS Mk II ou mesmo o jovem Miguel Gouveia que transita das rampas para os ralis com um BMW E36. Para a extensão das listas de inscritos, importante será também a competição monomarca disputada com os pequenos Toyota Yaris que, em 2020, juntará oito concorrentes.
Lista de Inscritos do Rali da Calheta – CLIQUE AQUI
Calendário
17/18 julho Rali da Calheta
06/08 agosto Rali Vinho da Madeira
25/26 setembro Rali da Ribeira Brava
16/17 outubro Rali Cidade de Santana
13/14 novembro Rali de São Vicente