Bruno já pode sair Campeão
Cumprida a dupla passagem pelas classificativas insulares dos Açores e da Madeira, o Campeonato Nacional FPAK de Ralis regressa, este fim-de-semana, às estradas do continente. Sexta e antepenúltima ronda do calendário, o Rali Centro de Portugal tem o atractivo de poder entregar antecipadamente o título absoluto a Bruno Magalhães, num cenário que, apesar de matematicamente possível, obriga à conjugação de vários factores.
Assim, e na perspectiva do piloto da Peugeot amealhar a pontuação máxima em jogo na jornada do Clube Automóvel da Marinha Grande (10 pontos + 5 de bonificação), seria ainda preciso esperar que os seus dois perseguidores mais directos no campeonato, Vítor Pascoal e José Pedro Fontes, não somassem mais do que oito e nove pontos, respectivamente, no conjunto das duas etapas.
E se até não é difícil acreditar que Bruno possa deixar a Marinha Grande com mais 15 pontos na sua bagagem, já o resto dependerá mais da sorte (ou do azar), até porque nesta prova, e devido ao seu estatuto europeu, vigorará o sistema “superally” para as equipas que abandonem prematuramente na etapa inaugural.
Seja como for, e tendo em conta em conta a superioridade que tem evidenciado nos ralis anteriores, num ponto todos parecem estar de acordo: Bruno Magalhães parte, uma vez mais, como grande favorito. «O meu objectivo é vencer! Contudo, e porque depois da Madeira voltamos a ter uma boa vantagem no campeonato, é evidente que não vamos entrar em loucuras.
Queremos, evidentemente, fazer uma prova rápida, embora sem correr riscos que, de alguma foram possa comprometer o nosso principal para este ano: sermos Campeões Nacionais. Se for já aqui, tanto melhor, caso contrário, será importante ampliarmos um pouco mais a nossa margem de manobra», analisou o piloto lisboeta que, dentro de poucos dias, cumprirá em Sanremo a sua estreia internacional.
Vencedor há um ano entre os carros da categoria S1600, José Pedro Fontes reconhece que «Bruno é favorito, mas vamos motivados para contrariar essa situação. Os troços têm características diferentes da Madeira e o nosso carro deverá estar agora um pouco mais competitivo, pois conseguimos baixar o peso do conjunto entre 10 a 15 quilos», revelou o piloto do Fiat Vodafone Team.
Polo S200 em estreia
No capítulo das novidades, o principal destaque vai para a estreia do Volkswagen Polo Super S2000 inscrito pela dupla Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva e alugado à estrutura de René Georges. «Para já, queremos confirmar se este carro é realmente competitivo e fiável. Se tudo correr bem, então alinharemos já com dois carros (o segundo será para Vítor Pascoal, seu colega de equipa, ndr) nos ralis de Mortágua e do Algarve», garantiu.
Quanto a Pascoal, e até por uma questão de precaução, visto estar ainda na corrida pelo título, realizará esta prova no habitual Subaru Impreza, entretanto revisto ao nível do motor e suspensões: «Correr no VW era um risco demasiado grande para quem não conhece o carro e pretende pontuar o mais possível», justificou o actual segundo classificado do CNR e líder do Agrupamento de Produção.
Challenge C2 de regresso
Após mais de quatro meses de paragem, regressam à acção os concorrentes ao Challenge C2/Total, competição que mantém ainda tudo em aberto em relação ao seu vencedor, na medida em que apenas dois pontos separam Rodrigo Ferreira do líder Frederico Gomes.
PROGRAMA
Sexta-feira, 21 de Setembro
1ª Etapa
Partida – Marinha Grande (Podium) 13h30
Parque de Assistência (20m) 13h40
PE 1 – S. Pedro de Moel 1/Aníbal Pedrosa (15,38 km) 14h25
PE 2 – Alcobaça 1 (13,76 km) 15h25
Parque de Assistência (20m) 16h20
PE 3 – S. Pedro Moel 2/Aníbal Pedrosa 17h05
PE 4 – Alcobaça 2 18h05
Parque de Assistência (20m) 18h50
PE 5 – Super Especial – Leiria (1,50 km)21h15
Parque de Assistência (45m) 21h50
Chegada – Parque Fechado 22h45
Sábado, 22 de Setembro
2ª Etapa
Partida – Marinha Grande 08h30
Parque de Assistência (20m) 10h05
PE 6 – Figueiró 1 (16,60 km) 10h50
PE 7 – Espinhal 1 (23,52 km) 11h35
PE 8 – Pedrógão 1 (19,58 km) 12h30
Parque de Assistência (20m) 13h25
PE 9 – Figueiró 2 14h10
PE 10 – Espinhal 2 14h55
PE 11 – Pedrógão 2 15h50
Parque de Assistência (20m) 16h35
Chegada – Marinha Grande (Podium) 18h30
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI