Bernardo Sousa surpreendeu
Bernardo Sousa venceu a segunda prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira, tornando-se o mais jovem piloto a vencer naquele campeonato, isto depois duma soberba actuação, em que bateu por larga margem muitos dos anteriores recordes da Produção.
As atenções começaram por estar centradas em Vítor Sá e no debutante Fiat Punto S2000 que lideraram a classificação durante mais de metade do evento apesar de ser evidente a falta de entrosamento da equipa com uma viatura recebida poucos dias antes deste rali se realizar.
Apesar disso, o campeão conseguiu manter?em respeito? a concorrência até ao começo da terceira secção em que foi ? à semelhança do sucedido com Alexandre Camacho ? bastante prejudicado por condições climatéricas variáveis e que condicionaram o desempenho dos primeiros na estrada.
Essa foi a altura ideal para Bernardo Sousa forçar um pouco mais o ritmo ? ao aproveitar a boa forma dos carros da Produção no rápido traçado portossantense – que já o colocava distanciado na segunda posição e conseguir em três classificativas assumir a liderança e se isolar no comando.
Apesar da redução da eficácia dos veículos de quatro rodas motrizes nos dois últimos troços cronometrados em que o piso secou rapidamente, o piloto da Coral arrebatou um triunfo amplamente merecido.
Filipe Freitas brilhou no final
Outro piloto em evidência foi Filipe Freitas que muito cedo se instalou no posto mais baixo do pódio após um interessante duelo com Alexandre Camacho e aproveitou ainda o estado do piso no final do rali, propício ao seu Renault Clio S1600, para mesmo sobre a meta subir à segunda posição da classificação geral e se colocar, ex-aequo com Vítor Sá, na frente do campeonato. Alexandre Camacho ainda esteve na luta pelo pódio mas acabou se resignando à conquista do quarto lugar final.
Apesar de se estrear no Porto Santo, Vítor Lopes mostrou-se já mais à vontade do que na Camacha mas acabou por não resistir ao forte ataque de Miguel Nunes que, no decorrer da terceira secção, foi muito mais veloz e encerrou o lote dos cinco primeiros classificados. António Nunes, sétimo, acabou penalizado pelo seu mau começo de prova e não foi na Ilha Dourada além do sétimo posto.
Com o topo da classificação do agrupamento rapidamente garantido por Bernardo Sousa e Vítor Sá, João Magalhães conseguiu assegurar a terceira posição na Produção depois duma animada disputa com Rui Fernandes que, no Porto Santo, apenas esporadicamente se revelou em condições de rodar próximo dos primeiros. Neste grupo o campeão Rui Pinto voltou a se destacar pela negativa depois de afectado por inúmeros problemas no seu Subaru Impreza WRX STi.
Filipe Pires bisou no Troféu Eng. Rafael Costa e Promoção Globus/C2 na frente de João Ferreira e Filipe Silva voltou a impor-se na Promoção Amplo/Saxo. Na Yaris Challenge tanto João Silva como João Nóbrega poderiam ter vencido mas foi Marco Nóbrega a arrecadar pela segunda vez este ano os louros da vitória. Excelente retoma da actividade teve Nélio Velosa que alcançou um suado triunfo na Zoom Cup/Starlet.
Classificação
1º Bernardo Sousa/Paulo Babo Mitsubishi Lancer IX 25m54,4s
2º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa Renault Clio S1600 a 3,4s3º Vítor Sá/Humberto Freitas Fiat Punto S2000 a 4,4s
4º Alexandre Camacho/Marco Sousa Peugeot 206 S1600 a 16,4s5º Miguel Nunes/José Camacho Peugeot 206 S1600 a 19,8s6º Vítor Lopes/Jorge Henriques Citroën C2 S1600 a 24,2s7º António Nunes/Jorge Gonçalves Peugeot 206 S1600 a 39,3s8º João Magalhães/Jorge Pereira Mitsubishi Lancer IX a 42,8s
9º Aécio Anjo/Pedro Calado Citroën C2 S1600 a 50,5s
10º Rui Fernandes/Roberto Castro Mitsubishi Lancer IX a 52,1s
11º Olca Team/Duarte Abreu/Luis Faria (Peugeot 206 S1600) a 1m10,3s; 12º Team FC Bom Sucesso/Pascoal Abreu/Hugo Camacho (Opel Corsa S1600) a 1m23,1s; 13º Team AD Camacha/Élvio Caires/Paulo Freitas (Citroën Saxo Kit Car) a 1m23,7s; 14º Team Ralis CD Nacional/Elias Gouveia/Luis Neves (Mitsubishi Lancer VII) a 1m31,7s; 15º CS Marítimo ? Sá ? Casa S. António/Filipe Pires/António Sousa (Citroën C2) a 1m39,4s; 16º Team AD Camacha/João Ferreira/João Paulo (Citroën C2) a 1m43,0s; 17º ARC Sport/Rui Pinto/Duarte Lagos (Subaru Impreza WRX) a 1m46,2s;18º Spinauto ? GE Money/Abel Spínola/António Castro (Mitsubishi Lancer IX) a 1m53,4s; 19º ARC Sport/Alexandre Jesus/Victor Calado (Subaru Impreza WRX) a 2m01,1s; 20º João Moura/João Sousa (Citroën C2) a 2m11,9s; 21º Team AD Camacha/Filipe Silva/Idelso Cró (Citroën Saxo) a 2m16,5s; 22º Team FC Bom Sucesso/Miguel Ferreira/Paulo Gouveia (Citroën C2) a 2m20,7s; 23º Pedro Silva/Narciso Chaves (Citroën Saxo) a 2m27,3s; 24º CS Marítimo ? Sá ? Casa S. António/José C. Magalhães/Marco Leça (Peugeot 206 RC) a 2m37,9s; 25º Team Ralis CD Nacional/Nuno Freitas/André Camacho (Renault Clio RS) a 2m54,2s; 26º Pedro Coelho/Paulo Coelho (Citroën C2) a 3m07,5s; 27º Isabel Ramos/Carina Barros (Citroën C2) a 3m38,6s; 28º Olca Team/Juan Santos/Paulo Anastácio (Renault Clio Ragnotti) a 3m53,0s; 29º Team AD Camacha/Marco Nóbrega/Hélder Nóbrega (Toyota Yaris) a 4m32,1s; 30º CS Marítimo ? Sá ? Casa S. António/Emanuel Martins/Sérgio Bettencourt (Opel Corsa GSi) a 4m34,5s; 31º Team AD Camacha/Paulo Abreu/Susana Sousa (Citroën Saxo) a 4m35,8s; 32º Carlos Gonçalves/Nuno Silva (Renault Clio RS) a 4m52,2s; 33º Nélio Velosa/Micael Figueiredo (Toyota Starlet) a 5m18,1s; 34º Olca Team/João Silva/Dinarte Castro (Toyota Yaris) a 5m25,4s; 35º João Nóbrega/Dino Nóbrega (Toyota Yaris) a 5m28,9s; 36º Nuno Pontes/Vítor Marote (Toyota Starlet) a 5m37,0s; 37º Ricardo Gonçalves/Anselmo Teixeira (Toyota Starlet) a 5m44,2s; 38º Team AD Camacha/Carlos Gonçalves/Ricardo Ferreira (Toyota Starlet) a 6m09,9s; 39º CS Marítimo ? Sá ? Casa S. António/Avelino Dantas/Lino Silva (Toyota Yaris) a 6m13,5s; 40º André Silva/António Gonçalves (Toyota Yaris) a 7m13,2s; 41º Team FC Bom Sucesso/Joana Fernandes/Sofia Pereira (Toyota Yaris) a 7m19,5s; 42º Lito Camacho/Rui Rodrigues (Fiat Cinquecento) a 7m45,5s; 43º Nina Saldanha/Rufina Cardoso (Peugeot 106 Rallye) a 9m47,6s; 44º Ricardo Andrade/Miguel Freitas (Toyota Yaris) a 11m16,2s; 45º Gonçalo Félix/Aleixo Rodrigues (Fiat Cinquecento) a 11m56,3s.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI