Bernardo Sousa: “Só em 2010 haverá exigência de resultados”
Bernardo Sousa irá iniciar uma nova aventura na sua carreira. No segundo ano em que participará no PWRC, o piloto madeirense trocará o Mitsubishi Lancer de Produção da Red Bull Team por um Abarth Punto S2000 assistido pela equipa portuguesa Sports & You.
É a aposta correcta? Ninguém sabe a resposta, mas na convicção do piloto “os S2000 são mais leves e isso ajuda também a terem um poder de travagem superior, mas, por outro lado, o motor também ligeiramente menos potente. Em todo o caso, teoricamente são mais fortes, embora não tenha havido, em termos de PWRC e até ao momento, uma comparação que se possa considerar fidedigna e que dê para avaliar as prestações dos dois tipos de carros”.
Apesar da tenra idade, Bernardo Sousa acredita que a decisão da troca foi suficiente madura para o conduzir a resultados. A questão é também saber a que resultados pois, no segundo ano em que enfrenta a feroz concorrência do PWRC, poderá ser ainda cedo para falar de vitórias e completamente descabido apontar baterias para o título: “para já nem sequer conheço o carro pelo que não posso aspirar, para a primeira prova, a grandes resultados.
A vitória, na Noruega, está fora de questão e mesmo nos outros ralis será muito difícil. O máximo a que aspiro é talvez a um pódio no Rali de Portugal porque conheço melhor esse rali. Por outro lado, também acho que ralis como a Grécia ou o Chipre, onde é preciso usar a “cabeça”, poder-me-ão ser mais favoráveis. Mas, a verdade é que de um calendário de seis ralis apenas conheço dois (Grécia e Gales) e isso também não facilita as coisas”.
Mas quer se queira, quer não, um segundo ano exige maior responsabilidade que um ano de “rookie” e a pressão será sempre maior. Como irá lidar o piloto com essa situação, sobretudo, se, no final do ano, as expectativas saírem goradas? “Este ano não tem que aparecer forçosamente resultados este ano. Este é apenas o meu terceiro ano de ralis e acho que, até aqui, já fiz mais do que esperava atendendo à experiência que tenho. Este não é o ano da verdade e quando chegar esse ano, que deverá ser em 2010, aí sim eu próprio estarei cá para exigir os resultados a que acho que ficarei obrigado!”.
De qualquer maneira sem vitórias, títulos ou outras marcas de sucesso na linha do horizonte a curto prazo, nem assim o piloto admite partir para o campeonato com falta de motivação: “quero, sobretudo, acumular experiência porque já aprendi no primeiro ano que os ralis do Mundial não se ganham no primeiro troço, mas podem-se perder no último”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI