As principais novidades técnicas no CPR 2011
As más são que o nivelamento entre S2000 e carros de Produção continuará a não estar prevista. Uma fonte da entidade federativa ligada à regulamentação técnica do CPR ainda nos confirmou que “para equilibrar performances desses dois tipos de carros seria sensato colocar um restritor na admissão de ar de 58 mm em vez dos atuais 60 mm nos S2000, o que de resto, aumentaria a longevidade dos motores”, mas o seu responsável máximo, Pinto de Freitas, acabou por matar à nascença essa possibilidade referindo que “não vamos seguir nenhuma indicação diferente da FIA e a FIA não tem previsto fazer esse equilíbrio através do ‘estrangulamento’ dos S2000. De resto, não é aconselhável mudar as regras da FIA quando temos no calendário três provas FIA!”.
Por outro lado, seguir o exemplo de Espanha onde os restritores dos carros de Produção foram liberalizados até aos 34 mm também parece estar fora de questão, pois segundo a mesma fonte que defendia a ideia da ‘castração’ dos S2000 “com restritores de 34 mm, o aumento dos Grupo N aumentam e as caixas não aguentam e partem, aumentando, indiretamente, os custos para os pilotos. Lastrar os S2000 também será um erro, porque os carros foram construídos para serem equilibrados com um determinado peso e não com mais 150 quilos”.
Assim sendo, em 2011 os carros que preencherão o CPR não deverão sofrer alterações técnicas importantes, podendo a única alteração provir da permissão dos GT participarem em todas as provas pois como constata Pinto de Freitas “tudo parece indicar que a FIA vai abrir finalmente os ralis aos GT sem restrições e se assim for Portugal seguirá o seu exemplo, o que poderá significar ter três ou quatro destes carros a virem das pistas para os ralis”.
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