António Rodrigues: “Foi importante conseguir reforçar a liderança nos Campeonato, mas o meu maior receio é não conseguir apoios para poder defender esta posição”
Chegou a prometer grandes voos há alguns anos, mas os projetos não avançaram e por isso, hoje em dia mostra o seu talento no Open de Ralis, competição que lidera. Falamos de António Rodrigues, autor de mais uma boa prova no Rali de Barcelos, onde a quebra de um parafuso do apoio da caixa o fez perder uns preciosos 20 segundos no último troço da manhã, o que contribuiu para cair de terceiro para o quinto lugar da classificação geral e consequentemente a luta por um lugar no pódio final!
Nesta prova que teve a participação recorde de 100 concorrentes, parte do destaque foi vai para a dupla António Rodrigues/Jorge Carvalho, já que realizou uma boa exibição com o Citroen Saxo 16V, rodando desde o primeiro troço na terceira posição, acompanhando de muito perto os primos Peres, até à altura em que se viu confrontado com um problema no apoio da caixa de velocidades.
Com este contratempo, foi obrigado a fazer o último troço da manhã com todas as precauções e com um andamento abaixo das suas possibilidades para conseguir levar o carro até à assistência e assim procederem à reparação da avaria. Mais uma vez a SFR Motorsport fez um trabalho exemplar e em tempo recorde, colocando novamente o carro nas devidas condições para permitir ao jovem piloto voltar a atacar na etapa da tarde e assim poder recuperar o tempo perdido.
Com os troços completamente secos e demasiado rápidos (todos com médias superioras a 100 km/h), nitidamente mais favoráveis aos carros 4×4 de maior potência, tornou-se impossível essa tarefa apesar do ritmo “diabólico” imposto pela jovem equipa, como o demonstra o segundo tempo na 6ª PEC, mas não foi suficiente para recuperarem o lugar do pódio.
Com esta classificação, António Rodrigues/Jorge Carvalho reforçam a sua liderança quer no Campeonato absoluto agora com 12 pontos de vantagem para o 2º classificado, quer no Campeonato da Categoria 1 (2 rodas motrizes) perfilando-se como um sério candidato à conquista dos dois títulos nacionais, …”O 5º lugar à geral e o 1º das duas rodas motrizes foi um bom resultado face à forte concorrência, mas saímos deste rali com a sensação de que poderíamos ter terminado melhor classificados não fosse um problema mecânico a atrasar-nos. Entramos muito bem no rali, os pisos estavam bastante húmidos e escorregadios e isso fez com que a desvantagem face aos 4×4 fosse reduzida. Nos dois primeiros troços estávamos em 3º da geral atrás dos primos Peres (1º e 2º classificados) e, é no decorrer do segundo troço que o apoio da caixa de velocidades partiu. Isso limitou muito o nosso andamento no troço seguinte, tivemos que ter muitas precauções para não desistirmos, tivemos que prender a caixa através de uma cinta e segurá-la ao chassis fazendo assim o último troço da manhã, o que nos fez perder largos segundos e cairmos na classificação para a 5ª posição.
Da parte da tarde já com os troços secos imprimimos um ritmo forte, mas sabíamos que era muito difícil recuperáramos os segundos perdidos da parte da manhã. O importante é que conseguimos reforçar a nossa liderança nos Campeonato”, comentou o piloto de Murça e continuou, …”O meu maior receio, é não conseguir os apoios necessários para poder defender esta honrosa classificação e poder assim dar uma grande alegria aos Transmontanos/Durienses, com a obtenção dos dois títulos Nacionais em disputa que pelos vistos podem estar ao nosso alcance. A nossa prioridade agora é prepararmo-nos bem para a próxima prova que é o rali Rota de Medronho dia 12 e 13 de Março.”
Classificação:
1º Pedro Peres / Tiago Ferreira – Mitsubishi Lancer Evo VII 38m07,1
2º Renato Pita / Marco Macedo – Mitsubishi Lancer Evo VI a 57,1s
3º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m05,8s
4º Fernando Peres / J. Pedro Silva – Ford Escort Cosworth a 1m13,0s
5º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Citroen Saxo a 1m19,8s (1º da Categoria 1)
6º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo VII a 2m39,9s
7º Gil Antunes / Ricardo Domingos – Peugeot 206 GTi a 2m47,2s
8º João Ruivo / João Peixoto – Peugeot 206 GTi a 2m49,9s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI