Andreas Mikkelsen vence Golden Stage
A ideia partiu do Eurosport, sempre em busca de maior espetacularidade para as suas provas, e os ‘bem abonados’ organizadores do Rali do Chipre viabilizaram a sua realização. O novo conceito passa por fazer disputar, no dia posterior à conclusão dum rali, duas vezes uma única classificativa com bons prémios monetários para os melhores, uma forma, afirmam os seus promotores, de realizar e participar num evento a custos controlados e com bons aliciantes na promoção televisiva dos organizadores e recompensa monetária aos participantes.
Aberto a um máximo de 70 equipas, esta prova admite três categorias de carros, A (S2000), B (Produção) e C (2WD) e vê a sua classificação determinada pelo somatório das duas passagens numa mesma prova especial. A ordem de partida é inversa à da lista de inscritos, em cuja lista a prioridade é determinada pelo promotor, na primeira passagem e pela classificação desta na segunda ronda. O prize money do evento está estabelecido nos 150 mil euros divididos entre os cinco primeiros classificados e ainda mais de 30 mil euros a dividir pelos melhores de cada categoria.
O exemplo cipriota
No último domingo teve lugar o primeiro Golden Stage Rally e teve por palco as serras sobranceiras a Lemesos, no centro sul do Chipre. A classificativa escolhida tinha 25 km, era toda em descida com piso misto e terminava no bonito cenário duma barragem em que ficavam em evidência os melhores classificados até à altura. O percurso favoreceu a cobertura televisiva em direto, assegurada pela cadeia promotora do evento. A maior parte das equipas que alinharam no Rali do Chipre também marcaram presença nesta prova que juntou 38 inscritos.
A fórmula agradou bastante aos espetadores um pouco por todo o mundo pois o Eurosport registou uma das maiores audiências na modalidade e também os concorrentes manifestaram o seu apoio a este esquema que, tal como afirmou Bryan Bouffier, “deveria ser adotado por mais organizadores quando tiverem as possibilidades financeiras para o fazer”. Para a história ficará como primeiro vencedor dum Golden Stage Rally o norueguês Andreas Mikkelsen que arrasou a concorrência num Ford Fiesta S2000 desta vez equipado com pneus Pirelli. Um esforçado Nasser Al-Attiyah, segundo, não conseguiu repetir aqui o êxito do rali tradicional e Bouffier completou o pódio como melhor utilizador dos pneus da BF Goodrich.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI