Agora só um milagre…

Por a 31 Março 2007 21:12

Se alguém ainda tinha dúvidas, estas devem ter ficado completamente dissipadas. Sébastien Loeb e o Citroën C4WRC confirmaram hoje porque eram apontados como os principais favoritos à vitória final. O francês venceu todas as especiais, dilatou a margem para Gronholm de 15.0s para 40.5s e prepara-se para vencer o Rali de Portugal.

Quanto ao finlandês, não teve argumentos para contrariar Loeb, e apesar de ter chegado a pairar sobre si o espectro da desclassificação (o Focus atingiu o final da etapa abaixo do peso mínimo, mas da reunião do Colégio de Comissários Desportivos saiu luz verde para a continuação deste em prova, já que a falta de peso deveu-se a peças perdidas no percurso da prova.)

O segredo de Loeb esteve, novamente, na extraordinária empatia com os pneus, ora macios (de manhã), ora duros (à tarde), montados no seu C4, tão só e apenas porque com o mesmo tipo de borrachas, Gronholm e o Focus WRC06 não conseguiram responder aos ataques do binómio francês.

O finlandês ganhou sempre tempo nos parciais intermédios, mas no final era mais lento que o francês. Agora, só um verdadeiro golpe de azar poder revolucionar a história do rali.

A papel químico

A segunda etapa ficou igualmente marcada pela luta entre Hirvonen e Solberg, com o piloto do Ford Focus a conseguir controlar todas as investidas de homem da Subaru. Longe deste dueto voltou a estar Daniel Sordo que, desde o primeiro dia, procura a receita para rapidez no C4.

Latvala, a realizar uma excelente prova, assistiu finalmente à subida de rendimento do seu colega de equipa, Henning Solberg, que, resolvidos os problemas de travões rapidamente tratou de vencer o ?braço-de-ferro? que mantinha desde a primeira etapa com Daniel Carlsson, no Citroën Xsara WRC da OMV Kronos Citroën.

Mas tal só foi possível depois de Manfred Stohl dar um valente tombo na classificação (baixou de sétimo para 11º, conseguindo depois ascender ainda a 10º no final etapa) em resultado de graves problemas com um dos diferenciais do Xsara e Chris Atkinson abandonar o ?recinto de jogo? após uma longa saída de estrada (ficou a 200 metros do percurso).

Boa prova de Gigi Galli que, mesmo com mais alguns dos seus habituais excessos de entusiasmo, conseguiu ascender à nona posição, mas não ocultar a prestação de Andreas Mikkelsen, que na 11ª posição deu provas de uma notável maturidade para quem tem apenas 17 anos!

Classificação

1º Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroen C4 WRC 3h00:25.5s

2º Marcus Gronholm – Timo Rautiainen Ford Focus RS WRC 06 a 40.5s

3º Mikko Hirvonen – Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 06 a1m57.3s

4º Petter Solberg – Philip Mills Subaru Impreza WRC 2007 a 2m10.3s

5º Dani Sordo – Marc Marti Citroen C4 WRC 3m59.4s

6º Jari-Matti Latvala – Miikka Anttila Ford Focus RS WRC 06 a 4m50.2s

7º Henning Solberg – Cato Menkerud Ford Focus RS WRC 06 6m49.0s

8º Daniel Carlsson – Denis Giraudet Citroën Xsara WRC a 6m55.6s

9º Gigi Galli – Giovanni Bernacchni Citroën Xsara WRC 8m12.8s

10º Manfred Stohl – Ilka Minor Citroën Xsara WRC a 11m20.6s

11º Andreas Mikkelsen – Ola Floene (Ford Focus WRC 04), a 11m25.0s; 12º Armindo Araújo – Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer WRC), a 12m05.2s; 13º Matthew Wilson – Michael Orr (Ford Focus RS WRC 06), a 12m17.2s; 14º Gareth McHale – Paul Nagle (Ford Focus RS WRC 04), a 12m54.2s; 15º Urmo Aava – Kuldar Sikk (Suzuki Swift S1600), a 23m09.7s; 16º P-G Andersson – Jonas Andersson (Suzuki Swift S1600), a 23m49.3s; 17º Chris Atkinson – Glenn Mac Neall (Subaru Impreza WRC 2007), a 24m21.0s; 18º Patrick Flodin – Maria Andersson (Subaru Impreza), a 27m19.7s; 19º Rui Madeira – Nuno Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 27m52.0s; 20º Jozef Béres – Petr Starý (Renault Clio S1600), a 28m04.0s; 21º Bruno Magalhães – Paulo Grave (Peugeot 207 S2000), a 29m48.1s; 22º Vítor Pascoal – Joaquim Duarte (Subaru Impreza WRX), a 30m41.4s; 23º Jaan Mölder – Katrin Becker (Suzuki Swift), a 31m29.7s; 24º Vilius Rozukas – Audrius Shoshas (Suzuki Swift S1600), a 32m04.2s; 25º Andrea Cortinovis – Flavio Zanella (Renault Clio), a 35m07.9s; 26º Jan Kopecký – Filip Schovánek (Skoda Fabia WRC), a 38m13.0s; 27º Barry Clark – Scott Martin (Ford Fiesta ST), a 38m33.7s; 28º Manuel Rueda – Borja Rozada (Renault Clio R3), a 39m01.0s; 29º Simon Hughes ? Claire Mol (Ford Fiesta ST), a 39m17.8s; 30º. Eduard Pons ? Guifre Pujol (Subaru Impreza), a 39m22.7s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado