Acidente no Rali das Camélias, 5 feridos
Um despiste da dupla do Mitsubishi Lancer Evo VI #41, Pedro Afonso/Bruno Neves, no cruzamento da Lagoa Azul com o início da Peninha resultou em cinco feridos, dois deles mais graves. A prova foi interrompida, não se tendo realizado a segunda passagem pelo troço, prevista para cerca de hora e meia depois da primeira especial.
Tal como já sucede desde 2018, o cruzamento, sempre que o rali lá passou neste sentido, e tal como muitas vezes sucedeu no Rali de Portugal Histórico, é sempre uma zona em que se junta muita gente e este ano não foi exceção, ainda por cima tendo-se realizado à noite e com duas passagens previstas. Foram colocadas grades no interior da curva, para impedir cortes tão grandes, como se viu no passado, mas ainda assim é sempre uma zona que, com a terra depois de uma zona rápida de asfalto, é sempre difícil, tendo havido antes do acidente piões e momentos mais quentes.
O Mitsubishi Lancer Evo VI #41 chegou muito depressa, e aquela velocidade a curvar na terra, o despiste foi inevitável, e infelizmente, existia demasiada gente mal colocada, ainda que atrás da fita delimitadora. O embate foi forte, e resultou em cinco feridos. Havia bombeiros e ambulância no local, o socorro foi pronto, dois dos feridos tiveram de receber cuidados no local. Aparentemente os feridos não são de grande gravidade, mas o susto foi muito grande.
Em termos desportivos e tendo em conta os concorrentes que terminaram a PE1, Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Mitsubishi Mirage) lideram com 1.3s de avanço para Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Mitsubishi Carisma GT) com Gil Antunes/Diogo Correia Dacia Sandero R4) 11s mais atrás. Amanhã estão previstos mais cinco troços.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ainda bem que não houve feridos graves! Conheço bem o sitio, claro, mas embora fácil dizer isto agora, se tivesse lá como espectador, nunca metia-me ali! (Mesmo que por trás da fita que considero não estar mal colocado…) As autoridades é que não deviam ter deixado acumular ali tanta gente – difícil porque não há por ali muito espaço, depois é um lugar “emblemático”. Pena é que, mais uma vez, a comunicação social generalista só fale do rali devido ao acidente… Não posso também é deixar de mandar daqui uma “força” ao piloto e navegador e as melhoras aos espectadores.
Infelizmente tem toda a razão em relação à comunicação social, nunca o rali das Camélias foi tão falado, mas se não tivesse ocorrido o acidente provavelmente nem uma palavra… Também conheço bem o local (até porque sou da zona) e costumo assistir à prova, coisa que não fiz este ano e realmente é uma zona algo complicada porque os carros vêm de uma zona em reta, onde antes acabava o troço da lagoa azul, a descer e a grande velocidade e depois entram num gancho fechado e relativamente estreito onde antes começava o troço da Peninha. Devido à velocidade e… Ler mais »
Pois… e ainda por cima por ser uma zona tão conhecida, devido que o excesso de velocidade ou falha na “travagem”, fosse uma falha nas notas!
Fdx. Como é possível continuarem a permitir público ali naquela zona? Se não têm capacidade para garantir a segurança do público e controlar o mesmo naquela zona crítica ou não fazem o rali ali ou não o fazem de todo. A culpa não pode ser só do público.
Também é proibido andar a mais de 120 Km/h nas auto estradas e não é por isso que toda a gente não anda, vamos então proibir circular em todas as auto estradas porque a culpa não é dos condutores?!
Para conhecimento dos demais eu estava no local do acidente cheguei cedo (+/- 1 hora antes do 1 carro) para procurar o melhor sitio e em segurança fiquei perplexo com a ignorancia dos GNR presentes no local pois não estavam a autorizar colocar pessoas fora da escapatoria de travagem mas sim depois da fita demitadora aonde estava a tal zona de possivel escapatória depois de uma travagem falhada como foi o caso do carro 41. Quando chegaram os comisarios de segurança pretencentes ao clube organizador o tratamento foi o mesmo até fiquei incredulo quando mandaram o reporter de imagem para… Ler mais »