O truque da Tesla para conseguir carros mais baratos? Romper com uma tradição com 111 anos

Por a 29 Março 2024 18:02

Um dos grandes desafios para todas as fabricantes de automóveis e conseguir produzir mais, por menos dinheiro. Há muitos truques e processos que têm sido melhorados ao longo dos anos, mas a Tesla pretende romper com mais de um século de tradição.

A Tesla já anunciou em 2020 que pretendia colocar no mercado um veículo elétrico no valor de 25 mil dólares, num plano similar ao que muitos fabricantes europeus estão a usar, para abrir as portas da mobilidade elétrica a um público com menos capacidade financeira. Mas para a Tesla conseguir isso, tem um plano que poderá revolucionar a forma como os carros são construídos.

Os carros mudaram muito desde o Ford Model T, cuja construção começou em 1913, com uma forma inovadora de construir carro: a montagem em série. Com muitas mudanças pelo meio, a base do processo tem-se mantido igual desde então. Os responsáveis da Tesla dizem que este processo é ineficiente e tem um plano para mudar a forma como se fabricam os automóveis.

O método chamado “unboxed” não requer que o esqueleto do carro se passeie pela fábrica enquanto vai ganhando peças novas. Divididos em pequenos grupos, os trabalhadores trabalham em vários componentes de um veículo em simultâneo antes de o juntarem num único ponto da montagem final. Outro ponto importante é a pintura do carro, uma das partes mais caras da montagem do carro, consumindo muitos recursos e energia. A Tesla considera que em vez de enviar a carroçaria toda para pintura, é mais eficiente pintar os painéis primeiro e depois juntar tudo.

A Tesla aponta para uma redução de 40% na área de produção e de 50% nos custos de produção. Segundo a Bloomberg Intelligence, citada no artigo da Automotive News, o valor de poupança andará na casa dos 33%, o que não deixa de ser um valor a ter em conta. Outras entidades têm tentado replicar o processo apresentado pela Tesla, e consideram que pode ter muitas vantagens. Claro que enquanto este processo não for otimizado, o potencial para atrasos e problemas é grande. Mas esta pode ser uma verdadeira mudança na indústria automóvel, permitindo uma produção mais rápida e menos onerosa. E este poderá ser a chave para a Tesla conseguir colocar no mercado carros mais baratos. Quando o conseguirá? Eis a questão.

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