W2RC/Mundial de TT: as alterações aos regulamentos desportivos
As mudanças no regulamento de 2025 prometem competição mais intensa nos ralis de Todo-o-Terreno.
A temporada de 2025 trará alterações significativas ao regulamento, com novos critérios de pontuação que destacam habilidades em diferentes aspetos da competição.
Entre as novidades estão a atribuição de pontos extras para pilotos classificados além do 15º lugar, a introdução da ’Power Selective’ ao final dos ralis e a valorização do desempenho coletivo dos construtores em cada etapa.
Essas mudanças prometem intensificar a disputa e recompensar a consistência e a estratégia ao longo das provas.
As alterações ao regulamento para a época de 2025 atribuirão mais pontos para realçar vários aspctos das capacidades de um concorrente:
- Pontos de Partida e de Chegada: os 15 melhores pilotos numa ronda em formato de rali continuarão a ganhar 30, 25, 20, 17, 15, 13, 11, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2 pontos, respetivamente, com 2 pontos adicionais agora atribuídos a partir do décimo sexto lugar a todos os concorrentes classificados, com 1 ponto para os concorrentes não classificados. Para as Maratonas (mais de cinco etapas), como o Dakar, a escala de pontos específica (50, 40, 30, 26, 23, 20, 17, 15, 13, 11, 9, 7, 6, 5 e 4) duplica estes pontos adicionais: 4 pontos para os concorrentes classificados a partir do décimo sexto lugar e 2 pontos para os concorrentes não classificados.
- Secção Power Selective: realizada no final do rali, este sprint final, que se estende por 5 a 30 quilómetros, recompensará as três equipas mais rápidas de cada classe com 3, 2 e 1 pontos, respetivamente. A secção Power Selective será uma recomendação para os organizadores em 2025 e obrigatória em 2026.
- Pontos de etapa dos construtores: seguindo o modelo de pontos de etapa atribuídos aos desempenhos individuais (piloto e copiloto) em cada etapa do rali, os cinco veículos mais rápidos designados pelos construtores para os representar ganharão entre 5 e 1 ponto.
O calendário da competição passa por Portugal:
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI