Suzuki contrata Maverick Viñales para o MotoGP
A Suzuki deverá em breve anunciar a contratação do jovem Maverick Viñales para a sua equipa oficial no MotoGP. A notícia é dada pelo reputado site alemão Speedweek, que garante existir já um contrato de três anos entre o campeão em título do Moto3 e a marca japonesa, que regressará a full time ao MotoGP em 2015.
Trata-se de uma contratação algo surpreendente por parte da estrutura liderada por Davide Brivio (ex-manager de Valentino Rossi), mas a Suzuki esteve em conversações com diversos pilotos nos últimos meses, como Andrea Dovizioso, que entretanto terá acordado um novo vínculo com a Ducati. Ainda assim, a intenção de Brivio e dos responsáveis japoneses é contratarem um piloto experiente como companheiro de equipa de Viñales a partir do próximo ano.
Talento em ascensão
O jovem piloto espanhol já venceu uma corrida na sua temporada de estreia no Moto2 e tinha contrato para permanecer na equipa Pons HP 40 em 2015, o que deverá levar a Suzuki a indemnizar a formação de Sito Pons. Aos 19 anos, Viñales é considerado uma das maiores promessas das categorias inferiores do Mundial, onde se estreou em 2011 com quatro vitórias nas 125cc.
Antigo rival de Miguel Oliveira nas competições Metrakit em Espanha, Viñales estreou-se no Campeonato Espanhol de Velocidade em 2009 como companheiro de equipa do português na Blusens BQR, sendo vice-campeão atrás de Alberto Moncayo. No ano seguinte, o jovem catalão foi campeão do CEV e da Europa na classe de 125cc, sempre em duelo direto com Miguel Oliveira (que na altura estava no Team Machado/Andalucía), tendo depois passado para o Mundial também por intermédio da Blusens BQR.
A ligação com esta equipa terminou de forma abrupta, já depois de Viñales se ter recusado a competir no GP da Malásia de 2012, tendo passado para o Team Calvo em 2013. Aos comandos de uma KTM, venceu três corridas e sagrou-se campeão de forma emocionante ao bater Luís Salom e Álex Rins na última corrida do ano, em Valência. Este ano, passou para as 600cc e venceu logo a segunda prova da época, em Austin, ocupando neste momento o terceiro lugar do Mundial de Moto2.
Por outro lado, a Suzuki está a tentar garantir um wild card para participar no GP de Valência com Randy de Puniet aos comandos. O francês tem sido parte importante no desenvolvimento do novo protótipo, que no entanto se mostrou bastante mais lento do que as motos da Honda, Yamaha e Ducati nos testes que fizeram em conjunto. A última vitória da Suzuki no MotoGP remonta a 2007, na altura por Chris Vermeulen.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI