Redução de custos debatida em Sepang

Por a 4 Fevereiro 2009 11:44

Todos estão de acordo que é preciso rever os custos do MotoGP. A disciplina máxima do motociclismo não é, desde logo, uma categoria barata. Desenhar, desenvolver e construir protótipos e motores de altíssima tecnologia, montar e manter um conjunto competitivo tem um custo demasiado elevado.

A Dorna auscultou a opinião dos construtores numa reunião no Japão, no início de Janeiro, e agora ouviu os representantes das equipas privadas num encontro em Bolonha. Uma das propostas passa pela criação de uma classificação separada para os pilotos e equipas privadas. A ideia nasce de uma realidade inegável nos últimos anos: é impossível às equipas privadas baterem-se de igual para igual com as equipas de fábrica.

Vedar o acesso de pilotos estreantes às equipas de fábrica é outra das propostas, obrigando os “rookies” a integrarem uma equipa privada no primeiro ano de MotoGP. Treinos mais curtos, trocar os dispendiosos travões de carbono pelos convencionais de aço e alongar a vida dos motores para duas ou três corridas são outras das ideias para reduzir custos.

Carmelo Ezpeleta espera ainda convencer os construtores a congelarem o valor do “leasing” das motos-cliente, obrigando-os a aceitar uma verba imposta pela Dorna.

Outra ideia acabar com as motos de reserva no MotoGP, à semelhança do que acontecerá este ano nas 125cc e na futura categoria de Moto2, onde cada piloto só terá uma moto à sua disposição. Estas propostas, e as que resultaram da reunião no Japão, serão analisadas pela “Grand Prix Comission” – composta por Dorna (promotor), FIM (Federação Internacional), IRTA (associação de equipas) e MSMA (associação de construtores) – esta sexta-feira, em Sepang.

FM

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado