OPINIÃO: Imaginem se um piloto português tivesse vencido o GP de F1… em Portugal!

Por a 23 Novembro 2020 18:00

Estou convencido que se fosse noutro contexto, com o AIA cheio de público, o segundo classificado ‘levava’ uma volta de avanço. Que corrida fabulosa fez Miguel Oliveira. Como ele bem disse no final, soube transformar a pressão em força, e aproveitando também o “vento português” que o ajudou na pole-position, nada poderia impedir Miguel Oliveira de concretizar a vitória no ‘seu’ Grande Prémio MEO de Portugal. É verdade que o ‘mundo’ lusitano estava todo a torcer pelo triunfo de Miguel Oliveira no AIA, mas nesta competição, a este nível, ninguém dá ‘borlas’, portanto tudo o que vimos em pista foi um piloto que não fez das fraquezas forças, mas sim das forças, forças ainda maiores, e exerceu um domínio muito pouco visto nestas andanças do Mundial de Velocidade.

Quem costumava fazer exibições assim, nos anos mais recentes, era Marc Marquez, mas desta feita foi um português, que subiu toda a escada a ‘pulso’ e vive agora as sensações para as quais trabalha há anos e anos.

Se há adeptos dos ‘motores’ que ainda não perceberam o que acabou de acontecer, imaginem só se um piloto português tivesse vencido o GP de Portugal de Fórmula 1… em Portugal! Aquelas primeiras voltas no 1:39m foram qualquer coisa de fantástico. É muito curioso que, num ano tão difícil para os portugueses – não esquecendo que todo o mundo passa pelo mesmo – há um conjunto de heróis que nos têm enchido de orgulho. Jornais desportivos a fazer capas consecutivas com Félix da Costa, Filipe Albuquerque, Miguel Oliveira. O mérito é todo deles.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
senna-rossi
senna-rossi
3 anos atrás

Bom o único Português que esteve na F1 e com talento para isso foi o Lamy, dos que não chegaram lá temos muitos, AFC, FA, AP

vitor-m-luz
vitor-m-luz
3 anos atrás

O senna-rossi está a esquecer-se do Tiago Monteiro que por sinal teve a melhor classificação Portuguesa na F1.

senna-rossi
senna-rossi
Reply to  vitor-m-luz
3 anos atrás

Não, não me esqueci 🙂

senna-rossi
senna-rossi
Reply to  vitor-m-luz
3 anos atrás

Não, não me esqueci :), nem do Icha nem do Pedro Matos Chaces, que estive no Estoril em 91 a apoiar a Coloni nas pre-qualificacoes e por muito que apoie o TM18 em tudo o que faz só dei a minha opinião

jo16061702
jo16061702
Reply to  vitor-m-luz
3 anos atrás

Sinceramente qual é o problema do comentário? Parece-me um comentário com bastante sentido. Só por ser português não tem inerentemente que ter capacidade para lutar por o que quer que seja. E por favor… o argumento da “melhor classificação”…….significa que era melhor do que o Karthikeyan, o Albers e o…… Friesacher (não sei ao certo se era. Seria algum do seu calibre de qualquer forma). Por isso obviamente isso não é argumento. Aliás, o próprio Tiago Monteiro teve na F1 corridas mais espectaculares do que essa

jo16061702
jo16061702
Reply to  vitor-m-luz
3 anos atrás

Sinceramente qual é o problema do comentário? Parece-me um comentário com bastante sentido. Só por ser português não tem inerentemente que ter capacidade para lutar por o que quer que seja. E por favor… o argumento da “melhor classificação”…….significa que era melhor do que o Karthikeyan, o Albers e o…… Friesacher (não sei ao certo se era. Seria algum do seu calibre de qualquer forma). Por isso obviamente isso não é argumento. Aliás, o próprio Tiago Monteiro teve na F1 corridas mais espectaculares do que essa…

hellrun
hellrun
3 anos atrás

Se tivesse acontecido, e os comentadores fossem os mesmos, tinha tirado o som à transmissão. Que parolice, aqueles comentarios. Era só “esmagar os adversarios”, “arraso da concorrência”, “o voo do falcão da caparica (ou lá o que é)”. Parecia um jogo da bola. Se para o ano, os resultados forem ainda melhores (assim o espero), assino o motogp.

rfz
rfz
3 anos atrás

Pela primeira vez Portugal tem um piloto no desporto motorizado que verdadeiramente poderá ser um campeão mundial na disciplina máxima das duas rodas!! Já conseguiu o que nunca nenhum português conseguiu na disciplina máxima das quatro rodas (F1 que é o equivalente ao MotoGP) que foi ganhar (2) provas e uma pole position!! Agora sim, podemos ter esperança de ter um campeão mundial na formula 1 das duas rodas

no-team
3 anos atrás

O Miguel é o nosso maior talento, já o é há muito tempo. Felizmente no moto gp, o talento ainda é o que mais importa, por isso vê-lo a vencer corridas e dominar de maneira brutal como aconteceu no fim de semana passado não surpreende absolutamente nada, é isto que ele é capaz de fazer.

jacinto-18
3 anos atrás

O Moto GP está bom e recomenda-se. Comparações com F1 são desnecessárias neste momento e como já foi mencionado por aqui temos um piloto capaz de ganhar ao mais alto nível. Com pormenor ao verem uma prova de MotoGP não adormecem como na F1. Vejo regularmente a F1 . Mas neste momento não dava um tostão para ver uma prova ao vivo, no que respeita ao Moto GP e WRC estamos lá, não esquecendo o Campeonato de Portugal de ralys . Parabéns Miguel FOSTE ENORME.

ZecaPower
ZecaPower
3 anos atrás

Por estas e outras é que digo que “nós” portugueses e governantes devíamos olhar para estas coisas e deixar de ver só futebol á frente. Gastas-se tanto dinheiro em Portugal, tanto pela população como pelos governantes, que têm sempre dinheiro para o futebol, e para os outros desportos não há nada. Até quando muitos deles têm um retorno financeiro muito maior que o futebol e não dão tantos problemas.

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado