Miguel Praia repete presença nas Supersport

Por a 21 Fevereiro 2008 16:15

No próximo fim-de-semana arranca o Mundial de Superbikes e Supersport no circuito de Losail, no Qatar. Uma abertura que promete marcar o começo de uma temporada apaixonante, tudo apontando para que seja uma das mais interessantes dos últimos tempos.

Há vários motivos para pensar que vamos ter um campeonato mais brilhante do que o do ano passado a todos os níveis. O nível de pilotos inscritos e a qualidade das equipas é um excelente indicativo para que continuemos a ter um campeonato de qualidade e um nível de corridas muito competitivo.

Miguel Praia repete presença nas Supersport

A continuação das equipas semi-oficiais dos quatros construtores japoneses e a continuação da equipa oficial da Ducati, sem desprezar o potencial das melhores equipas privadas, são a garantia de um campeonato equilibrado e disputado.

O cenário positivo estende-se às Supersport, muito embora as Honda sejam as favoritas à partida, mas a Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Ducati e a estreante Triumph prometem dificultar a vida ao maior construtor do Mundo. Portugal continuará a marcar presença no «Mundial», novamente com o Parkalgar Racing Team a defender as cores lusas, sempre com Miguel Praia e com o novo recruta Craig Jones.

Campeão ausente

A passagem para as MotoGP do campeão do Mundo de Superbikes, James Toseland, deixou mais equilibrada a luta pela sucessão no trono deixado vago pelo piloto britânico. Um equilíbrio, que não significa uma tarefa fácil para os candidatos ao «trono», antes pelo contrário. Os candidatos abundam e dificultam os prognósticos, perspectivando uma cerrada luta pelo título. Troy Bayliss (Ducati), Troy Corser e Haga Noriyuki Haga (Yamaha), Carlos Checa (Honda), Fonsi Nieto (Suzuki), Max Biaggi (Ducati), são alguns dos potenciais favoritos, com destaque para os três primeiros, que deixaram excelentes indicações nos treinos da pré-temporada. Entre os estreantes, destaque para o espanhol Carlos Checa e Makto Tamada (Kawasaki), que este ano trocaram as MotoGP pelas Superbikes.

Supersport: Todos contra a Honda

Na pista localizada no deserto de Doha, o «Mundial» de Supersport inicia a 11ª época do seu historial, marcado nas últimas seis temporadas pelo domínio da Honda. À semelhança do que aconteceu com o campeão da Superbikes, o turco Kenan Sofuoglu também não vai defender o título de Supersport, já que ascendeu às Superbikes para substituir Toseland, no seu do Ten Kate Honda Team, a equipa que dominou os campeonatos das duas categorias na temporada passada.

A ditadura da Ten Kate promete voltar a fazer estragos, principalmente nas 600cc, em que o piloto número um da equipa alemã, o australino Pitt Andrew, encabeça o lote dos candidatos ao título, enquanto que o seu compatriota Garry McCoy foi o escolhido pela Triumph no ano da estreia no «Mundial» do construtor britânico.

Portugal volta a marcar presença neste competitivo campeonato, mais uma vez com o Parkalgar Racing Team, que volta apostar no português Miguel Praia . O piloto algarvio vai ter como companheiro o britânico Craig Jones, quinto classificado no ano passado, e um dos mais rápidos pilotos do «Mundial». A equipa lusa parte para este campeonato com ambições fundamentadas num grande esforço que a equipa fez a todos os níveis, com o objectivo de lutar pelo título e se possível festejar a sua conquista na última prova do campeonato, que vai disputar-se no Algarve, na inauguração da pista que esteve na origem da criação da equipa.

As diferenças para as MotoGP

As superbikes diferem como filosofia das motos de MotoGP. Não se trata de protótipos, mas sim de motos derivadas de série (as fábricas que constroem mais de 100.000 motos por ano devem fabricar pelo menos 500 exemplares de um modelo conseguir a homologação e as mais pequenas conseguem-no com 150 exemplares.) e estão proibidos alguns dos dispendiosos materiais utilizados na construção das MotoGP. Mas a electrónica permite-lhes, através de DPS, que tem uma margem de erro de apenas 1cm, alterar permanentemente o programa electrónico das motos. Ligeiramente menos potentes e um pouco mais pesadas que as moto da categoria «rainha», as Superbikes habituaram o público a corridas – mais curtas do que as de MotoGP, mas que se disputam em duas «mangas» – muito competitivas e espectaculares.

No capítulo de pneus, também tudo é diferente, vigorando a politica do pneu único (Pirelli) nas Superbikes, enquanto que é livre a escolha nas MotoGP.

Calendário do campeonato do Mundo de SBK/SS

Datas País Circuito

23 Fevereiro Qatar Doha/Losail

2 Março Australia Phillip Island

6 Abril Espanha Valencia*

27 Abril Holanda Assen*

11 Maio Itália Monza*

1 Junho Estados Unidos Salt Lake City

15 Junho Alemanha Nürburgring*

29 Junho San Marino Misano*

20 Julho República Checa Brno*

3 Agosto Inglaterra Brands Hatch*

7 Setembro Inglaterra Donington Park*

21 Setembro Itália Vallelunga

5 Outubro França Magny Cours*

12 Outubro Indonésia Sentul

2 Novembro Portugal Portimao*

*Em conjunto com Superstock FIM Cup

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado