Miguel Oliveira tenta bater KTM
Pelo quarto ano consecutivo, Miguel Oliveira vai competir na classe mais baixa do Campeonato do Mundo e mantém-se como principal aposta da marca indiana Mahindra, que o português levou ao pódio (3º lugar) do GP da Malásia no ano passado. A rapidez e capacidade de Miguel Oliveira não estão em causa mas o português viu as KTM dominaram por completo a pré-temporada, tal como fizeram nos últimos anos, enquanto a nova versão da Mahindra MGP30 – preparada pela suíça Suter – não parece estar ainda ao nível das motos austríacas. E este será um fator decisivo para o piloto de Almada, que pretende de uma vez por todas lutar pelas vitórias no Moto3 antes de prosseguir a sua evolução natural no Mundial de Motociclismo.
Miguel Oliveira tem este ano a companhia do australiano Arthur Sissis (ex-Red Bull KTM), que substitui o experiente Efrén Vázquez, com o espanhol a mudar-se para a equipa Saxosprint-RTG com uma das novas Honda de Moto3. Contudo, Oliveira e Sissis terão este ano a companhia de mais seis pilotos com motos da Mahindra, embora nos testes de pré-temporada o português tenha sido quase sempre o melhor piloto da marca indiana. As outras equipas com material Mahindra serão a Ambrogio Racing (Brad Binder e Jules Danilo), a CIP Moto3 (Bryan Schouten e Alessandro Tonucci) e a San Carlo Team Itália (Andrea Locatelli e Matteo Ferrari).
Uma boa referência para o que poderá ser o arranque da temporada na Qatar foram os últimos testes em Jerez de la Frontera, onde as KTM/Husqvarna voltaram a estar em maior número nos primeiros lugares mas de forma muito menos evidente do que nas sessões anteriores. Miguel Oliveira foi o décimo mais rápido no final desses testes e mesmo assim ficou a menos de 0,4s do melhor tempo estabelecido por Jack Miller (Red Bull KTM), enquanto a Honda de Álex Márquez ficou com o segundo melhor registo, a apenas um décimo da KTM oficial.
Miller, Rins, Márquez, Fenati…
O lote de pilotos que passou pelos primeiros lugares dos testes de pré-temporada também foi alargado. A equipa Estrella Galicia (Monlau) protagonizou uma das grandes surpresas desta pré-temporada, ao optar por deixar as motos KTM – com as quais Álex Rins tinha discutido o título até à última corrida com Maverick Viñales e Luís Salom – e regressar à Honda, que investiu fortemente no seu novo modelo. Depois de um início de pré-época algo discreto, as Honda deram um ar da sua graça na última sessão em Jerez, com Márquez a ser segundo, Vázquez quinto e o britânico John McPhee o sexto mais rápido, mostrando a evolução do modelo japonês.
Ainda assim, a maior dose de favoritismo vai para as KTM de Miller, Karel Hanika, Jakub Kornefeil, Danny Kent (com as cores da Husqvarna, marca que a KTM decidiu colocar na grelha do campeonato por razões de marketing) e Romano Fenati, este último a principal aposta da nova equipa formada por Valentino Rossi para o Moto3, a Sky Team by VR46. Refira-se que nesses ensaios em Jerez, os dez mais rápidos rodaram abaixo do recorde de 2013 estabelecido por Álex Rins. Mas sob as luzes de Losail, poderão acontecer surpresas…
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