Márquez super-favorito no MotoGP mas… Ducati está mais perto

Por a 26 Março 2015 11:08

A época do MotoGP arranca este fim-de-semana sob as luzes artificiais de Losail e a grande questão na classe-rainha é se alguém terá capacidade para impedir o terceiro título de Marc Márquez.

O nível que o bicampeão do Mundo atingiu nas suas duas primeiras épocas no MotoGP – dois títulos, 19 vitórias, 22 pole-positions, 30 pódios – colocam-no como grande favorito à vitória na época que se inicia no Qatar. Aos 22 anos, Márquez parece destinado a bater recordes no motociclismo e a sua mudança de residência para Andorra – justificada com a necessidade de se concentrar na preparação física e ter a sua independência dos pais – parece indiciar que o piloto da Honda não relaxou com os louros do passado, sobretudo pela entrada de rompante num campeonato onde estavam talentos do calibre de Jorge Lorenzo, Valentino Rossi ou Dani Pedrosa. Os testes de pré-época em Sepang e Losail também não mostraram qualquer quebra de competitividade da Honda face às suas rivais, o que deverá dar a Márquez uma máquina à altura do seu fenomenal talento.

No seio da HRC, Dani Pedrosa continua relegado para a sombra do seu companheiro de equipa e dificilmente o antigo campeão mundial de 125cc e 250cc vai fugir dessa realidade em 2015, continuando a vencer Grandes Prémios de forma esporádica mas sem nunca conseguir realmente lutar pelo título. Na oposição a Márquez perfilam-se os dois pilotos da Yamaha, Rossi e Lorenzo, mas o espanhol não ficou satisfeito com a diferença das M1 para as Honda e Ducati oficiais nos derradeiros dois dias de testes em Losail (Lorenzo ficou a 0,593s do melhor tempo e Rossi a 0,674s). A nova caixa de velocidades totalmente seamless é uma mais valia para a Yamaha mas tanto Lorenzo como Rossi (que completou 36 anos em fevereiro) vão ter de suar para bater Márquez, Pedrosa e as duas Ducati.

Ducati pode surpreender

A nova Demosedici GP15 projetada sob a supervisão de Gigi Dall’Igna foi mesmo a grande surpresa dos últimos testes em Losail, onde Andrea Dovizioso foi o mais rápido e Andrea Iannone o terceiro (com Márquez entre ambos).

Márquez super-favorito no MotoGP mas... Ducati está mais perto

A Ducati terá as benesses do regulamento Open mas os responsáveis italianos referiram, por exemplo, que não usaram o pneu de mistura mais mole nos testes de Losail. Em qualificação esse poderá ser um trunfo importante para Dovizioso e Iannone, mas resta saber se algum deles terá condições em corrida para se intrometer na clássica luta Honda vs Yamaha.

Outro destaque da nova época é a presença da Suzuki, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Depois de um regresso desastroso no último Grande Prémio da época passada, em Valência, a marca japonesa acredita que o seu novo protótipo evoluiu bastante ao longo dos últimos meses, sobretudo ao nível da electrónica e chassis, mas continua a faltar potência ao motor da GSX-RR, embora a experiência de Espargaró e a irreverência de Viñales tenham todos os condimentos de uma dupla promissora.

Provavelmente à frente da Suzuki na primeira fase da época deverão estar as Yamaha satélite da Tech 3, com Pol Espargaró e Bradley Smith, e a Honda de Cal Crutchlow. Pilotos como Karel Abraham ou Scott Redding também poderão ocasionalmente dar nas vistas no ‘segundo’ pelotão, que recebeu ainda estreantes com talento como Eugene Laverty e Jack Miller, ambos aos comandos das Honda da classe Open.

Outra estreia absoluta é a nova Aprilia de Álvaro Bautista e Marco Melandri, num projeto com a Gresini que marca o regresso oficial da marca de Noale ao MotoGP. As primeiras indicações não foram muito positivas e tanto Bautista como Melandri rodaram na cauda da tabela de tempos na pré-época, com o veterano piloto italiano a sentir mesmo muitas dificuldades neste seu regresso ao MotoGP vindo das Superbikes. Ricardo S. Araújo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado