Jeremy Burgess culpa filosofia da Ducati pelo insucesso de Valentino Rossi
Em julho, numa entrevista à Motorsport Magazine, o engenheiro australiano já tinha admitido que a Desmosedici de MotoGP, por filosofia, “é apenas um chassis embrulhado à volta de um motor, e não um motor desenhado para ser integrado no chassis. Seria normal que tivéssemos evoluções para Le Mans (ndr, o quarto GP da temporada), mas estamos na nona prova e temos a mesma moto dos testes de pré-temporada”.
Agora, em entrevista à revista italiana Motosprint, Burgess foi ainda mais crítico com a postura dos responsáveis de Borgo Panigale. Quando lhe perguntaram o que não resultou nestas duas épocas, a resposta de Jeremy Burgess foi direta: “Nada mudou! Se compararmos com o que um construtor japonês teria feito, há enormes diferenças. Basta contar o número de chassis que a Honda constrói ao longo de uma época. Da forma como a Ducati trabalha, teríamos ficado nesta situação por mais dez anos. Temos o mesmo chassis da primeira corrida e um quadro faz muito mais do que manter as rodas separadas. O chassis tem de funcionar”, referiu o veterano engenheiro australiano.
Valentino Rossi insistiu várias vezes que o grande problema das diferentes versões da Desmosedici é a falta de aderência no trem da frente, com a consequente dificuldade em inserir a moto em curva. Para Jeremy Burgess, que já trabalhou na Suzuki (com Randy Mamola), Honda e Yamaha, “se uma marca japonesa tivesse os mesmos resultados de Rossi e Hayden, tinha construido um chassis novo numa semana. O facto de a Ducati ter perdido o Valentino é um sério aviso de que algo tem de mudar”.
Refira-se que a Ducati estreia um novo chassis e braço oscilante no Grande Prémio deste fim de semana, em Misano. Na próxima época, a marca agora propriedade da Audi disponibilizará motos de fábrica para Hayden, Andrea Dovizioso, Ben Spies e Andrea Iannone, estes no Junior Team operado no terreno pela Pramac Racing.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI