Ivo Relvas a 1,7 segundos do objectivo
O único piloto português integrado no pelotão do Mundial de 125cc teve hoje a primeira amostra das dificuldades em rodar entre os melhores do mundo nesta classe.
Ivo Relvas encerrou o lote de 36 pilotos na primeira qualificação, marcando como melhor tempo 1m54,196s, o que o deixou a 1,723s do limite máximo de 107% para o tempo do primeiro classificado, o experiente Mattia Pasini. Curiosamente, a Aprilia RS125 que Relvas tripula no Estoril é mesma que Pasini usou em 2005 e com a qual venceu duas corridas do Mundial desse ano.
O jovem piloto português – de apenas 17 anos – foi-se progressivamente adaptando às exigências de uma moto tão performante quanto a RS125 e com quase o dobro da potência da Honda com que actualmente lidera o Troféu Nacional de 85cc.
No primeiro treino livre Relvas fez 1m57,437, baixando depois para o segundo 54 na primeira qualificação, mas ficando muito longe do tempo do piloto mais próximo, Ricard Cardus, que fez 1m50,854s.
Ainda assim, o piloto do Santiago do Cacém tem muito para melhorar para a decisiva qualificação de amanhã, como referiu Paulo Oliveira da equipa SGM: «O Ivo ainda tem muito respeito à mota, que é muito potente comparando com a que ele está habituado. Isto fá-lo retrair-se à saída de algumas curvas mas hoje vamos analisar certas trajectórias e acredito que amanhã ele vai qualificar-se para a corrida».
Máquina competitiva
A Aprilia RS125 assistida pela SGM é uma mota de 2005 mas que foi recebendo várias actualizações que hoje a tornam competitiva entre o pelotão das 125cc. Está equipada com um motor monocilíndrico a dois tempos que debita 48 cavalos de potência às 11.000 rpm. A caixa de seis velocidades com “Power Shifter” electrónico (sistema que troca de relação quase sem perda de rotação) é uma das maiores novidades com que Ivo Relvas se deparou. A máquina italiana atingiu mais de 220 km/h no final da recta do Estoril, registo que ficou a 14km/h da Aprilia oficial de Pasini.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI