Hélder Rodrigues explica as diferenças entre Honda e Yamaha

Por a 17 Novembro 2015 16:29

Hélder Rodrigues esteve em Milão para a apresentação oficial da Yamaha WR450 Rally para o Dakar mas quando falámos com o piloto português, este já tinha viajado para Paris. Depois de encerrar o capítulo com a Honda, Hélder Rodrigues regressou esta época à marca com a qual atingiu os melhores resultados da sua carreira, nomeadamente o título de campeão do Mundo de Todo-o-Terreno (2011) e os dois pódios no Dakar em 2011 e 2012.

A Yamaha Racing confiou no piloto de Almargem do Bispo o desenvolvimento do novo protótipo para 2015 e Hélder Rodrigues explicou como têm sido estes meses de trabalho com a equipa. “Começámos em abril e basicamente pegámos numa moto de enduro, a WR450, e fizemos um versão para ralis TT. Entretanto, eu e o (Alessandro) Botturi (ndr, o outro piloto oficial da Yamaha Racing) já fizemos quatro provas: eu fiz o Rali da Tunísia, que ganhei, depois a Turquia e Marrocos. O Botturi também fez o Rali de Merzouga e ganhou. Acho que temos uma moto muito, muito competitiva”, referiu o piloto de 36 anos.

Diferenças para a Honda

Sabendo de antemão que a KTM e a Honda deverão voltar a ser as duas favoritas no Dakar, Hélder Rodrigues explicou o que correu menos bem na sua passagem de três anos pela equipa oficial da HRC. “Eu fiz um trabalho de base com os engenheiros da Honda mas sinto que, talvez por alguma dificuldade de comunicação ou pela visão diferente de algum departamento, só 90 por cento daquilo que foi sugerido acabou por ser aplicado na moto. E aqueles 10 por cento fizeram muita diferença porque tivemos problemas mecânicos nas três edições.

“Agora na Yamaha sinto que confiaram totalmente em mim no desenvolvimento da moto para o Dakar. Não tenho nada a apontar à Honda, foram anos muito importantes na minha vida e na minha carreira. Mas agora sinto que tenho todas as condições para voltar a andar na frente no Dakar”, concluiu.

As motos, camiões e restantes veículos de assistência da Yamaha Racing partem dentro de dois dias para a América do Sul de barco. Enquanto isso, Hélder Rodrigues continua a sua preparação física em casa e só deverá viajar após o Natal.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado