FIM divulga regras para futura Moto2

Por a 13 Dezembro 2008 11:45

Entre as novas regras há uma que se destaca e que se prende com a cláusula que qualquer equipa tem de “exigir” o motor de um dos adversários após uma corrida pelo preço de 20 mil euros. Assim, as equipas têm permissão para ‘protestar’ até 60 minutos após o final da corrida, mediante uma carta ao Director de Corrida, com as equipas visadas a serem obrigadas a ceder o motor ao longo da hora seguinte. As equipas que se recusarem a ceder o seu propulsor terão como castigo a desqualificação.

De acordo com entidade reguladora, esta norma visa dissuadir as equipas de gastarem mais do que essa quantia nos seus próprios motores, regras que tem sido um sucesso nos EUA, mas que será preciso esperar para ver se resulta no Mundial.

Outras das novidades têm a ver com a obrigatoriedade de um piloto só usar uma moto em cada prova, podendo, no entanto, recorrer a dois motores. Os componentes electrónicos vão ser restringidos, limitando-se apenas à centralina, telemetria comum e sistema de injecção de combustível, tudo isto por um preço de 650 euros. Com esta centralina, as rotações serão limitadas a 16.000 rpm para os motores de quatro cilindros, 15.500 rpm para as de três e 15.000 para as de dois.

Para baixar ainda mais os custos o uso de materiais exóticos foi banido, o que implica o recurso ao aço como material principal nos travões e no motor. As caixas de velocidades terão seis relações mas serão limitadas a três escolhas de rácios por mudança ao longo de toda a temporada.

Quanto ao limite do combustível a bordo, as regras não mencionam qualquer limitação.

Este conjunto de medidas tem como principal objectivo baixar o custo da categoria, de modo a poder atrair novas marcas, em especial depois do recente anúncio do abandono da KTM.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado