Aprilia e KTM dominam em território inimigo
Os construtores europeus infligiram uma pesada derrota aos construtores japoneses no seu próprio território, nas categorias de 250cc e 125cc. O finlandês Mika Kallio (KTM), na cilindrada de 250cc e o italiano Mattia Pasini (Aprilia), em 125cc, foram os artificies do êxito dos fabricantes do Velho Continente, para grande desgosto das marcas nipónicas, para quem esta prova é tida como um objectivo muito importante.
Em termos de campeonato, os líderes nas duas cilindradas tiveram sortes distintas, cabendo ao húngaro Gabor Talmacsi (Aprilia), realizar a melhor colheita, concluindo a corrida de 125cc no segundo pontos e assim ampliar de cinco para nove pontos a vantagem para o espanhol Hector Faubel, que ocupou o último lugar do pódio. Já o espanhol Jorge Lorenzo, à semelhança do que tinha acontecido no Estoril, viu encolher a distância que o separa do italiano Andrea Dovizioso, que repetiu o segundo lugar de Portugal, para 36 pontos.
Kallio surpreende, Lorenzo desilude
Mika Kallio conquistou em Motegi a sua primeira vitória em 250cc. Um triunfo há muito anunciado pelo finlandês da KTM, mas adiado por erros ou falhas mecânicas, quando o êxito parecia eminente.
No Japão, com a pista molhada, Kallio foi sempre muito rápido desde o início e viria ainda a beneficiar das quedas de Hiroshi Aoyama, seu colega de equipa e vencedor desta prova nos dois anos anteriores, e de Takahashi, colega de Dovizioso, para conquistar um merecido triunfo.
Numa corrida atípica e com muitas quedas, Jorge Lorenzo não teve o protagonismo habitual, concluindo num modesto 11º lugar. A vitória de Kallio, impediu Dovizioso (segundo lugar) de causar mais estragos ao espanhol, obrigado a cuidar-se nas restantes três provas.
Talmacsi reforça liderança
Numa corrida marcada por um festival de quedas (20), em consequência da pista escorregadia, provocada pela chuva, Mattia Pasini esteve igual a si próprio e venceu pela quarta vez esta época, como aconteceu sempre que não sentiu problemas mecânicos na sua Aprilia.
No tira-teimas entre Talmacsi e Faubel, que é também o da luta pelo título, foi a vez do piloto húngaro levar a melhor sobre o espanhol, concluindo no segundo posto, com uma vantagem dilatada sobre Faubel que, com uma excelente ponta final e ajuda de Mike di Meglio, concluiu no terceiro lugar, mas ficou com a tarefa mais complicada para bater Talmacsi na corrida para o título.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI