WRX na Catalunha/Barcelona: 5º título para Johan Kristoffersson
Timmy Hansen (Hansen World RX Team) e Johan Kristoffersson (Kristoffersson Motorsport) dividiram os triunfos do fim de semana no WRX com o homem da Volkswagen a assegurar o seu quinto título Mundial.
No primeiro dia, Timmy Hansen garantiu finalmente a sua primeira vitória do ano no campeonato, obrigando Johan Kristoffersson a esperar pelo menos mais um dia para chegar à coroa de pilotos. Numa pista onde já tinha triunfado duas vezes, Hansen atirou o azar para trás das costas, a ele e à equipa Hansen, regressando ao degrau superior do pódio.
Na final, o irmão mais velho dos Hansen ‘caçou’ Grönholm, chegando à liderança na última volta triunfando. Tudo o resto era uma questão de tempo…
No segundo dia, Johan Kristoffersson assegurou o seu quinto título no Mundial de Rallycross – o primeiro da nova era elétrica da competição – na prova da Catalunha, depois de mais uma fantástica performance da sua brilhante carreira. Depois de um primeiro dia difícil, Kristoffersson esteve perfeitamente imbatível na Super Pole, mantendo esse ritmo ao longo das várias mangas e semi-final, assegurando a pole position para a decisiva final.
Depois de ter feito uma partida exemplar, afastou-se rapidamente dos seus perseguidores, liderados pelo vencedor de sábado, Timmy Hansen, cortando a meta mais de cinco segundos na frente do pelotão perseguidor, assegurando não só a sua 34ª vitória ao mais alto nível, mas mais importante ainda, um extraordinário quinto título de Pilotos em apenas seis anos: “Estou muito orgulhoso. Começámos do zero com este carro. É o nosso bebé, e tantas pessoas dedicaram toda a sua vida ao projeto. Este é um enorme esforço de equipa, e tem sido um verdadeiro prazer fazer esta viagem. O Volkswagen voou, e eu gostei muito de mostrar o seu ritmo e potencial. De resto, um quinto título mundial é simplesmente inacreditável. É a primeira vez que a minha namorada e o meu filho estão aqui para me verem ganhar o campeonato, e estou muito feliz por poder partilhar este momento especial com eles. É uma sensação espantosa”.
O irmão mais velho dos Hansen completou um bom fim-de-semana de trabalho com o segundo lugar, admitindo que o seu compatriota esteve ‘intocável’.
Para o norueguês, a terceira posição marcou uma bem-vinda mudança de sorte após uma corrida de azar dos últimos tempos, e o resultado ajudou a garantir a Kristoffersson Motorsport o título das Equipas.
Classificação
Corrida 1
- Timmy Hansen (Hansen World RX Team), 5 voltas
- Niclas Gronholm (CED Team) +0.516s
- Gustav Bergstrom (Gustav Bergström) +3.885s
- Kevin Hansen (Hansen World RX Team) +7.880s
- Johan Kristoffersson (Kristoffersson Motorsport) +7.924s
Corrida 2
- Johan Kristoffersson (Kristoffersson Motorsport) 5 voltas
- Timmy Hansen (Hansen World RX Team) +5.112s
- Ole Christian Veiby (Kristoffersson Motorsport) +6.325s
- Klara Andersson (CED Team) +7.562s
- Niclas Gronholm (CED Team) +2 voltas