World RX: O incrível percurso de Johan Kristoffersson e da sua equipa
Johan Kristoffersson conquistou o título de pilotos do Campeonato do Mundo de Rallycross pela sétima vez, algo sem precedentes na modalidade, depois de mais uma temporada espetacular de drama de alta velocidade em superfícies mistas.
Uma nova Batalha de Tecnologias colocou carros totalmente elétricos e carros com motores de combustão com combustíveis sustentáveis numa luta ‘corpo a corpo’, produzindo corridas emocionantes e levando a batalha pelo título até ao fim de semana final em Turkiye.
Enquanto os seus principais rivais se mantiveram elétricos para 2024, a Kristoffersson Motorsport apresentou um novo Volkswagen Polo KMS 601 RX com motor de combustão. Foi um desafio de engenharia como nenhum outro no rallycross moderno e levou a equipa a níveis de desempenho ainda mais elevados.
No entanto, desta vez, Kristoffersson não teve as coisas à sua maneira. É verdade que venceu as duas corridas de abertura em Holjes, mas Klara Andersson quase conseguiu a sua primeira vitória no World RX na ronda de abertura na Suécia, no seu CD Dealer Team PWR RX1e.
O seu companheiro de equipa, Niclas Gronholm, venceu a terceira ronda na Hungria, Timmy Hansen, o campeão mundial de rallycross de 2019, venceu a quinta ronda na Bélgica e Kevin Hansen venceu a oitava no Peugeot 208 RX1e da Hansen World RX Team em Portugal, pelo que, embora Kristoffersson tenha liderado a classificação dos pilotos durante todo o tempo, teve de lutar arduamente e de forma inteligente por cada ponto e nunca foi, como em anos anteriores, o líder do campeonato.
Esta situação manteve-se ao longo da época, embora a sua capacidade de vencer ou de fazer o impossível no rallycross, manobrando do fundo para a frente numa corrida de cinco voltas, curta, equilibrada, sem nada em cima da mesa, não só tenha dado a Kristoffersson o título, como também lhe tenha garantido, como sete vezes campeão do mundo, a pertença vitalícia ao clube de pilotos de elite do desporto automóvel.
E como se não bastasse, a Kristoffersson Motorsport, pela segunda vez em três anos, concebeu e construiu um carro totalmente novo a partir do zero e garantiu mais um título consecutivo do Campeonato do Mundo de Rallycross por Equipas da FIA. Tendo substituído o seu Volkswagen Polo RX1e totalmente elétrico, com o qual conquistou o título em 2022 e 23, a equipa sueca fundada em 1989 pelo bem-sucedido piloto de rallycross Tommy Kristoffersson, chegou à ronda inaugural na Suécia com um novo Volkswagen Polo KMS 601 RX com motor de combustão sustentável e venceu as duas corridas.
Sob a bandeira da KMS – Horse Powertrain, a equipa sediada em Arvika manteve uma luta renhida na Batalha das Tecnologias com as equipas elétricas Hansen World RX e CE Dealer, mas acabou por sair vencedora graças a uma
graças a uma época extraordinária de velocidade, fiabilidade e proezas de engenharia.
Johan Kristoffersson foi o melhor ‘marcador de pontos’ da equipa graças às suas seis vitórias em corridas, enquanto Ole Christian Veiby mais do que desempenhou o seu papel com a primeira vitória da carreira em corridas World RX e seis outros resultados no pódio, incluindo uma série de três segundos lugares consecutivos. Gustav Bergstr m também marcou pontos para a equipa: “Este ano foi um enorme desafio”, disse Johan Kristoffersson.
“Sabendo que os nossos concorrentes vão continuar a ser elétricos, para nós foi como saltar sem para-quedas e tivemos de trabalhar arduamente para conseguirmos arrancar logo na primeira ronda. Foi um enorme esforço de equipa”, concluiu.
FOTO Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI