World RX / MUNDIAL RALICROSS: O Regresso do Rei
Depois de uma emocionante batalha pelo título de 2019 conquistado na última prova por Timmy Hansen, eis que o reino do sueco e da Peugeot no Mundial de Ralicross se vê ameaçado nesta nova temporada 2020 que arranca esta semana, pelo regresso de um viking que marcou a história da modalidade e que foi Rei na competição em 2017 e 2018, o eclético Johan Kristoffersson
Timmy Hansen foi um justo Campeão do Mundo de Ralicross em 2019. A batalha foi épica, longa e emotiva do início ao fim do campeonato com o seu grande rival Andreas Bakkerud. Ambos ospilotos chegaram ao final do campeonato empatados em número de pontos, 211, mas o título ficou mesmo nas mãos do sueco do Peugeot 208 WRX, favorecido pelo superior número de vitórias, 4 contra apenas uma do norueguês que em 2019 voltou a tripular um Audi S1 quattro da EKS. Se um campeonato deve ser vencido pelo piloto/equipa mais regular, assim o foi no ano passado e no caso de Hansen foi ainda mais merecido pois paulatinamente ao longo do ano foi mostrando nas provas um nível de velocidade superior face a Bakkerud, que tem de ser reconhecido igualmente já como uma autêntica lenda do Mundial de Ralicross, pela sua combatividade em pista,pelo seu carisma fora dela, mas também por ter uma enorme legião de fãs que o segue e por ser um autêntico “one man show”, no seguimento do maior estilo do seu conterrãneo Mr. Hollywood Solberg. Para 2020 ambos se apresentam como candidatos ao título, Timmy Hansen novamente com o Peugeot 208 WRX assistido pela equipa familiar Team Hansen dirigida pelo seu pai, o lendário Kenneth Hansen e fazendo equipa com o seu irmão mais novo Kevin Hansen. Apesar da Peugeot Sport já não ter a colaboração de antes, a Oreca continua a ser um importante parceiro da equipa, que tem trabalhado durante a pré-época no sentido de apresentar um 208 ligeiramente mais competitivo. Já Bakkerud mudou-se da EKS para a GCK, a equipa idealizada pelo francês Guerlain Chicherit, que faz alinhar os competitivos Renault Mégane RS RX preparados originalmente pela Prodrive. Se em 2019 era uma garantia que teríamos Bakkerud a lutar pelo título mundial com o Audi, é grande a expectativa para perceber se o norueguês poderá estar tão competitivo com o Mégane, um carro que ainda não venceu nenhuma prova no Mundial até agora. O britânico Liam Doran volta a fazer equipa com Bakkerud, sendo esta agora denominada Monster Energy GCK Rallycross Cartel. Quem voltará certamente nesta nova época 2020 a ser presença no topo da tabela dos tempos mais rápidos é Niclas Grönholm, com o finlandês a ter novamente o russo Timur Timerzyanov como companheiro de equipa na GRX Taneco, juntamente com o húngaro Krisztián Szabó, todos ao volante dos Hyundai i20 N RX, carros que sofreram algumas evoluções para esteterceiro ano do projeto dinamizado por Marcus Grönholm.
Kristoffersson regressa com o Tri no seu horizonte
Depois de uma passagem pelos ralis e pelo WTCR em 2019, Johan Kristoffersson regressa nesta temporada ao “seu” campeonato ao volante do famoso Volkswagen Polo GTi RX preparado pela Volkswagen Motorsport. Kristoffersson anunciou assim o regresso à sua competição predilecta: “2019 foi um ano agitado e não foi o caminho mais fácil de seguir. Haviam muitas alternativas para a minha carreira, mas agorasinto-me muito satisfeito. O Ralicross está muito perto do meu coração, toda a nossa energia e foco estão agora no World RX.” Apesar do carro ser o mesmo, a equipa já não é a mesma de 2017 e 2018, na altura a PSRX Volkswagen Motorsport. Agora será a KMS a equipa a assistir o Polo durante as provas, a equipa familiar que tem como diretor o seu pai, Tommy Kristoffersson. O orçamento será bem menor que em 2017 e 2018, sendo este projeto mais limitado em recursos mas contando com o importante apoio da rede de concessionários da Volkswagen na Suécia e da BAUHAUS, além da colaboração de alguns de técnicos da própria Volkswagen Motorsport. Este regresso de Kristoffersson é sem dúvida o grande aliciante da nova temporada 2020 do World RX, a pressão vai aumentar para Hansen, Bakkerud e Grönholm, todos vão querer mostrar que são melhores do que aquele que já foi considerado unanimamentecomo Rei… Para além destes principais candidatos ao título mundial, existem outros pilotos que poderão frequentemente aparecer na luta pelos pódios com destaque natural para o bicampeão eurpeu Robin Larsson e para o letão Janis Baumanis, ambos aos comandos dos Audi S1 quattro preparados pela EKS. A Münnich Motorsport volta a participar no campeonato, graças à grande paixão do alemão René Münnich, o proprietário da equipa, que alinha nesta nova época uma vez mais com o antigo Bicampeão do DTM Timo Scheider a seu lado, ambos ao volante dos Seat Ibiza RX. Outros destaques nos pilotos do campeonato vão para o ex-piloto do Mundial de Ralis, o finlandês Jani Paasonen, que tripulará um novo Ford Fiesta RS apoiado pelo banco Ferratum e para o talentoso sueco Sebastian Eriksson, com um competitivo Honda Civic Type-RX inscrito pela conceituada equipa Olsbergs MSE, que promete aparecer em várias provas soltas ao longo do campeonato. Com um calendário distribuído somente pela Europa ao longo de 7 fins-de-semana, temos novamente de nos congratular por Montalegre voltar ao calendário de um dos campeonatos mundiaisFIA mais espetaculares de ver ao vivo. Resta saber em definitiva se poderemos assistir ao vivo à prova que se disputará no icónico traçado barrosão ou se nos teremos de contentar em seguir a prova online pelos canais oficiais do campeonato no Youtube e Facebook, que uma vez mais contribuirão em grande escala para a difusão das imagens do campeonato.
InscritosWorld RX Suécia
Nº | Equipa | Piloto | Nac. | Carro |
1 | Team Hansen | Timmy HANSEN | SWE | Peugeot 208 WRX |
3 | KMS | Johan KRISTOFFERSSON | SWE | VW Polo GTi RX |
4 | KYB Team | Robin LARSSON | SWE | Audi S1 quattro |
6 | KYB Team | Janis BAUMANIS | LVA | Audi S1 quattro |
7 | GRX Taneco | Timur TIMERZYANOV | RUS | Hyundai i20 N RX |
9 | Team Hansen | Kevin HANSEN | SWE | Peugeot 208 WRX |
11 | Ferratum Team | Jani PAASONEN | FIN | Ford Fiesta RS |
13 | Monster Energy GCK Cartel | Andreas BAKKERUD | NOR | Renault Mégane RS RX |
14 | GCK Unkorrupted | Rokas BACIUSKA | LTU | Renault Clio RS RX |
33 | Monster Energy GCKCartel | Liam DORAN | GBR | Renault Mégane RS RX |
36 | GCK Unkorrupted | Guerlain CHICHERIT | FRA | Renault Clio RS RX |
44 | Münnich Motorsport | Timo SCHEIDER | DEU | Seat Ibiza RX |
68 | GRX Taneco | Niclas GRÖNHOLM | FIN | Hyundai i20 N RX |
77 | Münnich Motorsport | René MÜNNICH | DEU | Seat Ibiza RX |
92 | GCK Bilstein | Anton MARKLUND | SWE | Renault Mégane RS RX |
93 | Olsbergs MSE | Sebastian ERIKSSON | SWE | Honda Civic Type-RX |
123 | GRX Taneco | Krisztian SZABO | HUN | Hyundai i20 N RX |