World RX/Mundial de Ralicross/sábado: mais um triunfo de Kristoffersson a caminho do sétimo…
Johan Kristoffersson deu mais um passo em direção ao sétimo título mundial com uma vitória espetacular na prova de sábado disputada hoje em Montalegre.
Depois de terminar a sua meia-final no segundo lugar com danos significativos na suspensão traseira do seu Volkswagen Polo 601 RX, havia muitas dúvidas sobre se o sueco conseguiria ter o carro preparado a tempo para alinhar na Final. Mas graças a um esforço hercúleo da sua equipa de assistência KMS, o sueco conseguiu colocar o seu Volkswagen Polo in extremis na grelha de partida para participar na Final de sábado, onde ocupava a posição 3 na segunda linha da grelha, lado a lado com o seu colega de equipa Ole Christian Veiby.
Da primeira linha da grelha partiam os vencedores das Meias-finais, respetivamente Niclas Gronholm com o PWR e Kevin Hansen com o Peugeot 208, numa boa exibição neste dia de sábado de parte a parte, com ambos a mostrarem que os Supercar elétricos podem fazer frente Supercar a combustão neste circuito de Montalegre, contando também com o fator altitude a seu favor (o circuito está localizado na Serra do Larouco, a 1050 metros de altitude), que afeta a disponibilidade da potência dos motores Turbo a gasolina.
No arranque ao sinal verde, Gronholm foi o mais rápido na reação ao semáforo e saltou para a frente tendo liderado durante as primeiras voltas, mas um Kristoffersson inspirado e completamente ao ataque acabou por ir ganhando tempo paulatinamente ao finlandês, acabando por ser decisiva a volta Joker-Lap onde o sueco do Volkswagen conseguiu ser quase 4 décimos de segundo mais rápido que Gronholm, passando para a liderança no limite e acabando por vencer.
A prova ficou marcada por um acidente dramático de Timmy Hansen na entrada da reta da meta para a segunda volta. Hansen saiu largo demais e bateu na barreira de pneus a alta velocidade, entrando em pião. O sueco acabou por conseguir sair do carro ileso quando a Final terminou, em mais uma prova madrasta para o Team Hansen, que nunca venceu no Mundial em Montalegre. O seu mano, Kevin Hansen, acabou por ocupar o último lugar do pódio, na frente do norueguês Ole Christian Veiby.
Amanhã a ação estará de regresso ao Circuito Internacional de Montalegre a partir das 08h15m com o Warm-up e as mangas a iniciarem-se às 09h10m da manhã.
World RX Montalegre– Final Sábado
1. Johan KRISTOFFERSSON (SWE) – Volkswagen Polo 601 RX 5 voltas
- Niclas GRONHOLM (FIN) –PWR RX1e +0.398s
- Kevin HANSEN (SWE) – Peugeot 208 RX1e + 2.895s
- Ole Christian VEIBY (NOR) – Volkswagen Polo 601 RX + 5.654s
- René MUNNICH (ALE) – Seat Ibiza RX +12.374s
DNF Timmy HANSEN (SWE) – Peugeot 208 RX1e
Volta mais rápida: Niclas Gronholm – 41.335s
Foto: RedBull/FIA World Rallycross
Duarte Mesquita
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI