World RX Letónia: O duelo sublime de Ekstrom e Kristoffersson
Com uma vitória para cada um na dupla jornada disputada na pista de Riga, Mattias Ekstrom e Johan Krisffersson estiveram em jogo de igualdade ao longo de todo o fim-de-semana, mas a um nível de jogo muito alto ao qual não consegiu chegar mais ninguém da forte concorrência do Mundial.
A estratégia para ganhar no circuito localizado na Letónia parecia simples: conseguir ser o mais rápido na Q1 e aproveitar as vantagens de partir da melhor posição para a Q2, de forma a conseguir fortalecer o estatuto de líder para a Q3 e conseguir assim guardar os pneus novos para a disputa das Finais.
Só que este autêntico jogo de xadrez só pode ser jogado a um nível muito alto e no caso particular de Riga foi apenas reservado para uma pequena elite: Joan Kristoffersson com o Volkswagen Polo GTi RX e Mattias Ekstrom com o Audi S1 quattro. Ambos conseguiram combinar performance pura no ritmo de corrida, eficiência nos arranques e uma gestão muito cuidada de cada um dos jogos de pneus, garantindo ao máximo que a resposta do cronómetro não lhes era fosse prejudicial.
Em boa verdade, fazer bons tempos com pneus novos parece estar ao alcance de um grande grupo de pilotos da caravana do Mundial, o maior desafio estava em fazer durar ao máximo a eficiência dos pneus usados, nas condições exigentes do piso que apresentava o circuito letão. Enquanto o resto da concorrência passou o fim-de-semana a tentar a entrada nas Meias-finais trocando sistematicamente pneus novos por outros pneus novos durante as qualificações, Ekstrom e Kristoffersson estiveram dedicados desde a Q1 de sábado em gerir os pneus da melhor forma para guardar os jogos de pneus novos para as Finais. Foi esta a estratégia seguida pelos dois rivais suecos, que conheciam bem o caráter ultra-decisivo desta gestão para a Meia-final e Final. Uma estratégia levada a um nível extremo que o World RX não nos oferecia desde as temporadas 2016-2018. Pois a maneira como estes dois homens conseguiram, cada um respetivamente, construir a sua vitória desde o Warm-up, foi simplesmente magnífica.
Corrida 1 – Kristoffersson foi perfeito
Batido no topo da ordem da classificação intermédia (após a Q3) por Niclas Gronholm, Kristoffersson montou três e depois dois pneus novos no seu VW Polo para dominar a Meia-final e Final e reclamar para si a sua terceira vitória da temporada. A margem de Kristoffersson foi tanta que ele conseguiu uma vantagem de quase dois segundos sobre Robin Larsson na primeira volta da sua Meia-final. Com Gronholm batido na primeira Meia-final por Ekstrom, foi Kristoffersson quem garantiu a pole para a Final. Na corrida decisiva Kristoffersson fez o melhor arranque, enquanto Ekstrom defendia-se bem de um Gronholm que se mostrava muito rápido por dentro. Por outro lado Robin Larsson, companheiro de equipa de Ekstrom, fazia um excelente arranque e tentava colocar-se entre o Polo e o Audi mas na travagem para a direita fechada, Larsson toca na traseira do Polo de Kristoffersson e acaba por sofrer também um toque de Ekstrom, entrando em pião, sendo ainda atingido pelo Hyundai i20 de Gronholm, enquanto Timmy Hansen também se via envolvido nesta grande carambola e perdia muito tempo. Na frente, Kristoffersson, usando um par de pneus novos na frente do Polo, conseguiu imediatamente uma vantagem de 1,4s após a primeira volta sobre Ekstrom e navegou tranquilamente para a vitória. O outro destaque da corrida acabou por ser Timmy Hansen, que de sexto após a primeira curva subiu até terceiro, batendo no limite o seu irmão Kevin.
Corrida 2 – Ekstrom volta a bater o seu rival
Ekstrom começou o dia por estabelecer por duas vezes o melhor tempo nas Qualificações, o que lhe deu a primeira posição na classificação intermédia após a Q3. Seguiu-se uma vitória na sua Meia-final na frente de Larsson, garantindo assim a pole-position para a Final. Conseguindo um arranque perfeito após o sinal vermelho se apagar, Ekstrom conseguiu suster atrás de si o ataque de Kristoffersson, que partia a seu lado, tendo este de se desenvencilhar de um ferveroso Larsson, que tentou ao máximo incomodar Kristoffersson para poder assim “ajudar” o seu companheiro de equipa a sair na liderança. Ekstrom controlou depois a corrida até ao final, o que lhe valeu reduzir a diferença para Kristoffersson no campeonato para 17 pontos. Kristoffersson foi um fiel perseguidor de Ekstrom até à volta número 5, quando decide antecipar a sua Joker-lap, numa tentativa de fazer o “undercut” para ultrapassar Ekstrom, mas o antigo Bicampeão do DTM fez uma sexta volta completamente limpa, o que foi suficiente para levar a vitória para casa depois de ele também ter feito a sua passagem obrigatória pela Joker-lap na última volta. Larsson conquistou o seu primeiro pódio no Mundial desde Montalegre 2016, uma boa exibição do sueco que fechou muito bem a porta a Timmy Hansen na última curva. Gronholm e Kevin Hansen fecharam a classificação.
Mattias Ekstrom considerou esta segunda vitória de 2020 ainda mais valiosa que a primeira: “Uma das chaves para o sucesso foram os nossos arranques. O Robin terminou em segundo na Meia-final, o que foi muito bom e dá-nos pontos importantes para a equipa e depois tive a batalha na Final com o Johan, uma corrida tão disputada desde o início até à primeira curva e depois em todas as 6 voltas, ele esteve sempre colado ao meu para-choques, mas consegui conduzir sem erros e acabei na frente. Foi incrível e provavelmente uma das melhores vitórias da minha carreira. A vitória em Holjes foi muito boa, mas de alguma forma em Holjes parecia que todos estavam a dizer que eu tinha estado a um grande nível na Final. Mas desta vez eu acho que estivemos a um nível óptimo durante o todo o dia, esta vitória teve mais sabor.”
Foi um primeiro mês intenso de World RX 2020, com a disputa de seis jornadas duplas e agora todas as equipas terão algumas semanas de folga antes da próxima dupla ronda a ser disputada em Barcelona a 17 e 18 de Outubro.
Novo Citroen já vence no Projekt E
O francês Cyril Raymond ganhou a segunda prova do novel campeonato Projekt E – a primeira série internacional de Ralicross com carros elétricos – na estreia do Citroen C3 ERX. Depois de uma boa batalha, ele bateu o piloto da casa Janis Baumanis (Ford Fiesta ERX). Num campeonato destinado a carros equipados com três motores elétricos de 450kW desenvolvidos pela parceira técnica do Projekt E, a empresa austríaca STARD de Manfred Stohl, o norueguês Svein-Bjarte Holten (Ford Fiesta ERX) completou o pódio. A britânica Natalie Barratt (Ford Fiesta ERX) ficou em quarto lugar e passou para a liderança na tabela de pontos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
FINAL SUPERCAR LETONIA 1
Cl Piloto Carro Tempo
1º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX 6 voltas em 5m01,073s
2º Mattias Ekstrom Audi S1 quattro a 3.468s
3º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX a 4,323s
4º Kevin Hansen Peugeot 208 WRX a 4,633s
5º Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX a 10,908s
6º Robin Larsson Audi S1 quattro a 35,316s
Volta mais rápida: Kristoffersson (Volkswagen) em 48,306s
FINAL SUPERCAR LETONIA 2
Cl Piloto Carro Tempo
1º Mattias Ekstrom Audi S1 quattro 6 voltas em 5m01,264s
2º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX a 0.728s
3º Robin Larsson Audi S1 quattro a 3.388s
4º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX a 3.814s
5º Niclas Gronholom Hyundai i20 N RX a 4.647s
6º Kevin Hansen Peugeot 208 WRX a 5.075s
Volta mais rápida: Ekstrom (Audi) em 48,518s
CAMPEONATO MUNDO PILOTOS
1º Johan Kristoffersson (VW) 166 Pontos
2º Mattias Ekstrom (Audi) 149
3º Niclas Gronholm (Hyundai) 117
4º Timmy Hansen (Peugeot) 111
5º Robin Larsson (Audi) 101
6º Kevin Hansen (Peugeot) 96
7º Andreas Bakkerud (Renault) 79
8º Timo Scheider (Seat) 73
9º Timur Timerzyanov (Hyundai) 59
10º Anton Marklund (Renault) 59