World RX Finlandia / Gronholm mostra-se aos suecos
Depois de um duelo emocionante entre Johan Kristoffersson e Mattias Ekstrom na dupla jornada de abertura na Suécia, a prova da Finlandia prometia bastante para ver até que ponto o sueco do Audi S1 quattro poderia continuar a dar réplica ao favorito Kristoffersson. Mas quem acabou por surpreender os suecos foi Niclas Gronholm
No primeiro dia disputado sobre piso seco as expectativas sairam goradas sobre a continuação do duelo visto na semana anterior, pois infelizmente o Audi S1 quattro da KYB Team sofria problemas elétricos na Meia-final e deixava Ekstrom fora da corrida, o que permitiu a Kristoffersson estar “mais á vontade” na Final, depois de um dia de completo domínio. No domingo Kristoffersson começou o dia no mesmo estilo em que terminou sábado, onde tinha sido sempre o mais rápido, desde a sessão de treinos àsQ1, Q2, Q3, Meia-Final e Final. Mas havia alguma expectativa face ao que poderia significar a mudança das condições climatéricas neste segundo dia de prova, com a chuva a aparecer em quantidade e a fazer com que várias partes do circuito se transformassem em lama. Autor de uma vitória na Q2, Niclas Gronholm conseguiu surpreender Kristoffersson e Ekstrom, acabando por fazer depois, quer na Meia-final quer na Final, duas exibições de luxo que colocam em sentido a concorrência mais directa para as provas que aí vêm.
Corrida 1 –Kristoffersson limpou tudo
O antigo Bicampeão do mundo entrou cheio de força e levou o VW Polo da KMS a ser o mais rápido nas três Qualificações. A seguir ganhou a Meia-final e foi o melhor na Final, tudo com uma certa aparente facilidade.A surpresa deSábado acabou por ser o piloto local Juha Rytkonen, a tripular aqui o terceiro Hyundai i20 da GRX ao qual se habituou de forma rápida, terminando no 2º lugar. O campeão da Finlândia optou por uma ida à Joker Lap na 3ª volta, mas conseguiu sair na frente do companheiro de equipa Niclas Gronholm, que tinha ido à Joker na 1ª volta e nunca o deixou aproximar.Timmy Hansen conseguiu a sua primeira subida ao pódio deste ano ao colocar o Peugeot 208 WRX no 3º lugar. O campeão em título foi à Joker na derradeira volta e ao regressar à pista conseguiu meter-se no meio dos dois Hyundai i20 da GRX. Niclas Gronholm foi assim 4º apesar de ter pressionado Hansen na última curva. Timo Scheider no Seat Ibiza da Munnich Motorsport foi 5º na frente do Peugeot 208 WRX de Kevin Hansen.Nota negativa para os Audi S1 quattro da KYB Team JC que não passaram da segunda Meia-final: Ekstrom abandonou com problemas elétricos e Robin Larsson teve um furo que o atrasou irremediavelmente.
Corrida 2 – Gronholm vence em casa
Se Kristoffersson tinha dominado completamente na primeira prova disputada em condições de piso seco, no domingo em condições de piso molhado e com muita lama à mistura a música que tocou foi outra. O sueco do VW Polo até conseguiu o melhor arranque na Final mas Gronholm conseguiu encontrar uma pequena abertura no início da curva 2 para meter o Hyundai i20 e fazer assim uma bela ultrapassagem. Preso atrás dos escapes do Hyundai, chegando mesmo a dar alguns pequenos toques no parachoques do carro do finlandês e sentindo a pressão atrás cada vez maior por parte deEkstrom, Kristoffersson tentou virar a corrida a seu favor, antecipando a sua passagem pela Joker-lap na 3ª volta e cedendo o 2º lugar para Ekstrom.Apesar de se ter depois juntado rapidamente ao duo da frente Gronholm / Ekstrom, Kristoffersson não conseguiu encontrar maneira de os ultrapassar.Tudo se decidiadepois na última volta com uma ligeira atravessadela de Kristoffersson, ao mesmo tempo que Gronholm e Ekstrom conseguiam efetuar uma Joker-lap com o máximo de tração, o que lhes permitia sair na frente de Kristoffersson mesmo à entrada da última curva. Nesta a emoção foi total pois Kristoffersson tentou forçar ao máximo uma ultrapassagem por fora mas acabaria mesmo batido por Timur Timerzyanov, que assim colocava o segundo Hyundai i20 da GRX no pódio. Timmy Hansen fez uma corrida em crescendo para fechar em 5º e Andreas Bakkerud esteve outra vez sem ritmo para os pilotos da frente, fechando o Top 6 da Final.Kristoffersson continua a liderar o campeonato de pilotos e Gronholm sobe a terceiro, resumindo assim a sua prova: “Sabia que os pilotos atrás iriam pressionar-me ao máximo nas curvas mais fechadas, por isso mantive-me nas trajetórias interiores e carregava no acelerador quando estávamos em reta. Mantive a calma e tentei não cometer nenhum erro até ao final, mas sei que cometi alguns errosmas não tão grandes assim. Sentia a pressão dos que vinham atrás, mas basicamente só tive de controlar a corrida a partir do momento em que cheguei à liderança, é muito bom conseguir uma vitória em casa!”O segundo lugar de Ekstrom mantem o sueco na disputa pelo título: “Tive um bom ritmo na Final, no início estava muito difícil para ver, com tanta sujidade no para-brisas mas de alguma forma a escova varreu tudo e consegui ter mais visibilidade no resto da corrida. Senti que tinha um bom ritmo em relação ao Niclas, por isso não tive nenhum problema em conduzir colado ao para-choques delemas ele não cometeu erros consideráveis e por isso só tenho de lhe dar os parabéns a ele e a toda àsua equipa – quando não cometes nenhum erro, podes ganhar e foi o que vimos hoje”. Após quatro provas disputadas em dois fins-de-semana consecutivos, o Mundial de Ralicross faz agora uma pausa tendo o seu regresso marcado para finais de Setembro em Riga, na Letónia.
Classificação
FINAL SUPERCAR 1
Cl Piloto Carro Tempo
1º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX 6 voltas em 4m04,669s
2º Juha Rytkonen Hyundai i20 N RX a 3,110s
3º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX a 4,062s
4º Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX a 4,293s
5º Timo Scheider Seat Ibiza RX a 5,327s
6 Kevin Hansen Peugeot 208 WRX a 6,635s
Volta mais rápida: Kristoffersson(Volkswagen) em 39,686s
FINAL SUPERCAR 2
Cl Piloto Carro Tempo
1º Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX 6 voltas em 5m05,975s
2º Mattias Ekstrom Audi S1 quattro a 0,394s
3º Timur Timerzyanov Hyundai i20 N RX a 1,348s
4º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX a 1,652s
5º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX a 2,066s (pen 5s)
6º Andreas Bakkerud Renault Mégane RS a 7,508s
Volta mais rápida: Hansen(Peugeot) em 49,020s
CAMPEONATO PILOTOS
1º Johan Kristoffersson (VW) 111 Pontos
2º Mattias Ekstrom (Audi) 94
3º Niclas Gronholm (Hyundai) 76
4º Timmy Hansen (Peugeot) 70
5º Kevin Hansen (Peugeot) 64
6º Robin Larsson (Audi) 59
7º Timo Scheider (Seat) 57
8º Andreas Bakkerud (Renault) 53
9º Anton Marklund(Renault) 46
10º Timur Timerzyanov (Hyundai) 40