Lousada recebe o World RX de Portugal a partir de 2025
O World RX de Portugal vai mudar de palco. Montalegre vai deixar de receber a principal competição FIA do Rallycross, e Lousada vai receber a ronda portuguesa do Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA pela primeira vez, ao abrigo de um novo acordo de três anos, com início em maio de 2025.
Localizada perto do Porto, Lousada tem sido fundamental no rallycross nacional e internacional, desde 1984 e anteriormente acolheu o Campeonato Europeu de Rallycross da FIA de 1991 a 2008. Depois de uma ausência de 17 anos, vai regressar à cena internacional.
A pista será submetida a trabalhos para melhoria das infraestruturas, que serão feitos em duas fases para cumprir os padrões do Campeonato do Mundo, mantendo o seu carácter original.
Arne Dirks, Diretor-Geral da Rallycross Promoter GmbH:
“Estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo com o Clube Automóvel de Lousada para, pelo menos, as próximas três épocas. Vimos em primeira mão a paixão que existe pelos desportos motorizados na região de Lousada e foi necessário muito trabalho árduo para fechar este acordo. Esse trabalho continuará antes do primeiro evento do World RX no circuito em 2025, com um investimento significativo nas infraestruturas dentro e à volta da pista, com o objetivo de criar uma experiência de primeira classe tanto para os concorrentes como para os fãs.”
Luís Marinho, Presidente do Clube Automóvel de Lousada (CAL):
“2024 será recordado em Lousada como um marco histórico no desporto automóvel. A aquisição pela Câmara Municipal dos terrenos ocupados pela pista e a sua envolvente vai permitir a modernização e ampliação das instalações, bem como a construção de um novo paddock, e aqui estamos nós a anunciar que Lousada vai voltar a receber provas internacionais de rallycross. É a concretização de um sonho que poucos acreditavam ser possível.”
Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal de Lousada:
“O desporto automóvel em Lousada tem uma longa história e, com a sua extraordinária capacidade de organização de eventos desportivos, o CAL tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da modalidade no Concelho, levando a pista ao reconhecimento nacional e internacional. O Circuito Automóvel de Lousada tornou-se um marco importante, não só como local de competição, mas como símbolo de identidade e orgulho para a comunidade.
O Campeonato do Mundo de Rallycross é, indiscutivelmente, uma das melhores competições do mundo e o facto de se ter chegado a um acordo plurianual com a Rallycross Promoter é prova de muito trabalho, vontade, persistência, profissionalismo e espírito de colaboração e cooperação entre o Município e o CAL. 2025 representará o início de uma nova e muito promissora era que irá inspirar as gerações futuras!”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Continuem a centralizar competições automóveis única e exclusivamente no reino da triparia, de fafe e dos grunhos.
Não gosto destas guerras dentro do país. Geralmente acaba por resultar na saída da competição para outras paragens. Montalegre tem feito investimentos na pista e o traçado tem recebido elogios dos pilotos.
Lousada é mais próxima do Porto, dos hóteis, aeroporto, porto de Leixões mas à data de hoje pior para estacionar e menos espaço para parque assistência. Será um investimento feito, e com isso melhores instalações, mas com isso o investimento em Montalegre vai para o lixo.