World RX: À conquista de Montalegre com um regresso por detrás da lenda
Por Duarte Mesquita
No próximo fim-de-semana Portugal terá honras de abertura da segunda temporada da inovadora era elétrica do Mundial de Ralicross, com os melhores cavaleiros do mundo da modalidade a iniciarem a sua primeira batalha do ano. Montalegre será o circuito onde se desenrolará a esperada intensa ação, onde todos irão lutar para destronar Johan Kristoffersson do seu reinado, com a concorrência ao destemido sueco a surgir este ano fortalecida com um regresso muito especial.
Foi em 2014 que Montalegre recebeu a primeira prova oficial do World RX, na altura com Petter Solberg a surgir como vencedor com o seu Citroen DS3 WRX “dourado” e com o circuito situado na Serra do Larouco a saltar para a ribalta internacional, mantendo-se no calendário do Mundial de Ralicross durante 5 temporadas consecutivas, numa autêntica era de ouro do campeonato, que visitava nessa altura circuitos míticos como Barcelona, Silverstone, Hockenheim, Austin, Trois-Riviéres no Canadá ou Killarney na África do Sul.
Os pilotos adoram correr em Montalegre, um circuito considerado “puro” de Ralicross, com uma verdadeira secção de terra batida, com zonas rápidas, curvas técnicas, uma curva 1 a permitir ultrapassagens e uma nova Joker-lap desafiante que impôs diferenças no ano passado. O promotor quer ter as pistas mais espetaculares no campeonato e reconhece o bom trabalho realizado pela organização conjunta do Município e do Clube Automóvel de Vila Real, com Montalegre a receber desta vez a primeira das dez rondas do calendário.
Tendo conquistado o seu quinto título de Campeão de forma dominadora em 2022 (venceu 8 das 10 provas), Johan Kristoffersson parte como grande favorito à vitória em Montalegre, com o seu Volkswagen RX1e, ele que gosta bastante do traçado barrosão, onde já venceu por 3 vezes no passado. Em piso seco é naturalmente favorito mas se tivermos piso molhado, Kristoffersson tem ainda maior dose de favoritismo, pois literalmente sente-se como “peixe na água” em condições de difícil aderência. A concorrência é no entanto bastante forte e o seu principal rival deverá ser Timmy Hansen com o Peugeot 208 RX1e do Team Hansen, que volta a inscrever um segundo carro para o seu irmão Kevin Hansen. É verdade que Timmy Hansen nunca venceu em Portugal, mas tem muita experiência acumulada e, se conseguir um bom set-up no Peugeot desde o início de sábado e manter um nível de imunidade à pressão elevado, poderá dar muita luta a Kristoffersson.
O finlandês Niclas Grönholm é outro apreciador das características do traçado de Montalegre, venceu entre nós nos dois últimos anos e tem-se mostrado cada vez mais consistente. A incógnita passa por saber até que ponto o seu PWR evoluiu face ao ano passado, pois não temos dúvidas que tanto a Volkswagen Dealerteam BAUHAUS como o Team Hansen apresentarão pequenas evoluções nos seus bólides. A sueca Klara Andersson é novamente a companheira de equipa de Gronholm, fez história em Montalegre em 2022 ao tornar-se a primeira mulher a chegar ao pódio na história do Mundial de Ralicross e terminou a temporada de estreia com um grande desempenho em Nürburgring. Sem dúvida que a jovem piloto sueca de 23 anos será um dos destaques a seguir neste fim-de-semana com atenção.
Um regresso por detrás da lenda
O outro principal cabeça de cartaz da prova de Montalegre é Sébastien Loeb. O piloto nove vezes Campeão do Mundo de Ralis é um apaixonado pelo Ralicross, tendo competido no World RX de 2016 a 2018, onde obteve duas vitórias e 15 pódios em 36 corridas, é a terceira melhor taxa de pódios na história do campeonato. Será que a lenda dos Ralis poderá rivalizar com a lenda do Ralicross neste seu regresso? Muito vai depender do nível de competitividade e fiabilidade do seu Lancia Delta Evo-e RX, a “outra” lenda que regressa à ribalta mundial, num novo projeto idealizado por Guerlain Chicherit. O piloto francês investiu neste projeto de paixão pessoal no ano passado ao fazer reviver um ícone dos ralis, o mítico Lancia Delta HF Integrale, através de um retrofit Supercar elétrico para competir no World RX. A equipa tem o nome de Special ONE Racing e será sem dúvida especial voltar a ver correr Sébastien Loeb no Ralicross com um Lancia Delta.
Os outros pilotos que completam a lista de inscritos para Montalegre são os dois companheiros de equipa de Kristoffersson, o sueco Gustav Bergström, que já mostrou ser rápido no ano passado com três subidas ao pódio e o norueguês Ole Christian Veiby, que ficou fã de Montalegre onde no ano transacto foi 2º classificado. Por fim também estará à partida o alemão Timo Scheider, num Seat Ibiza RX1e da Münnich Motorsport, com o ex-Bicampeão do DTM a regressar ao Ralicross depois de ter acumulado experiência relevante no campeonato de elétricos Extreme E.
Motivos não faltam para um salto até Montalegre neste fim de semana. A ação em pista tem início marcado para sábado com os Treinos Livres a partir das 10:00 da manhã.
Horário World RX of Portugal:
Inscritos no World RX of Portugal:
Nº | Piloto | Nac. | Carro |
1 | Johan KRISTOFFERSSON | SWE | Volkswagen RX1e |
9 | Sébastien LOEB | FRA | Lancia Delta Evo-e RX |
12 | Klara ANDERSSON | SWE | PWR RX1e |
17 | Gustav BERGSTRÖM | SWE | Volkswagen RX1e |
21 | Timmy HANSEN | SWE | Peugeot 208 RX1e |
36 | Guerlain CHICHERIT | FRA | Lancia Delta Evo-e RX |
44 | Timo SCHEIDER | DEU | Seat Ibiza RX1e |
68 | Niclas GRÖNHOLM | FIN | PWR RX1e |
71 | Kevin HANSEN | SWE | Peugeot 208 RX1e |
96 | Ole Christian VEIBY | NOR | Volkswagen RX1e |
Inscritos Euro RX1 Montalegre 2023
Nº | Piloto | Nac. | Carro |
1 | Anton MARKLUND | SWE | Ford Fiesta ST 4WD |
4 | Stephen HILL | GBR | Proton Iriz RX |
6 | Jānis BAUMANIS | LVA | Peugeot 208 WRX |
7 | Patrick O’DONOVAN | GBR | Peugeot 208 WRX |
22 | Máté BENYÓ | HUN | Peugeot 208 WRX |
23 | Andréa DUBOURG | FRA | Peugeot 208 WRX |
24 | Sivert SVARDAL | NOR | Volkswagen Polo GTi RX |
33 | Ulrik LINNEMANN | DNK | Volkswagen Polo GTi RX |
38 | Mandie AUGUST | DEU | Seat Ibiza RX |
39 | Zoltán KONCSEG | HUN | Audi S1 quattro |
50 | Attila MÓZER | HUN | Ford Fiesta ST 4WD |
55 | Paulius PLESKOVAS | LTU | Skoda Fabia RS |
73 | Tomi KÁRAI | HUN | Audi S1 quattro |
77 | René MÜNNICH | DEU | Seat Ibiza RX |
88 | Anthony PELFRENE | FRA | Peugeot 208 WRX |
91 | Enzo IDE | BEL | Audi S1 quattro |
110 | José OLIVEIRA | PRT | Peugeot 208 WRX |
Inscritos Euro RX3 Montalegre 2023
Nº | Piloto | Nac. | Carro |
6 | Damian LITWINOWICZ | POL | Audi A1 S1600 |
8 | Espen ISAKSÆTRE | NOR | Audi A1 S1600 |
12 | Jens HVAAL | NOR | Skoda Fabia S1600 |
14 | David BOUET | FRA | Renault Clio S1600 |
18 | Zsolt ‘JOLLY’ | HUN | Audi A1 S1600 |
30 | Nils VOLLAND | DEU | Audi A1 S1600 |
33 | Martin KJÆR | NOR | Skoda Fabia S1600 |
58 | Dominik SENEGACNIK | AUT | Skoda Fabia S1600 |
75 | Mário BARBOSA | PRT | Citroen C2 S1600 |
99 | João RIBEIRO | PRT | Audi A1 S1600 |
103 | Jorge MACHADO | PRT | Citroën C2 S1600 |
104 | André SOUSA | PRT | Audi A1 S1600 |
105 | Rogério SOUSA | PRT | Ford Fiesta S1600 |
121 | Tiago FERREIRA | PRT | Peugeot 208 S1600 |
129 | António SOUSA | PRT | Peugeot 208 S1600 |
131 | Balázs KÖRMÖCZI | HUN | Volkswagen Polo S1600 |
146 | Joaquim MACHADO | PRT | Peugeot 208 S1600 |
147 | Leonel SAMPAIO | PRT | Škoda Fabia S1600 |
149 | Sérgio DIAS | PRT | Renault Twingo S1600 |
Inscritos Kartcross Montalegre 2023
Nº | Piloto | Nac. | Kartcross |
5 | Sérgio CASTRO | PRT | ASK |
8 | Márcio ARAÚJO | PRT | Semog |
9 | Renato CAMPOS | PRT | AG Sport |
10 | Alcides CALÇADA | PRT | Semog |
17 | Rui NUNES | PRT | Semog |
24 | Pedro MARQUES | PRT | LBS |
43 | Tiago COSTA | PRT | ASK |
46 | Mário RATO | PRT | Semog |
47 | Alexandre BORGES | PRT | Planet |
71 | Guilherme MATOS | PRT | Semog |
80 | Gustavo HENRIQUES | PRT | LBS |
81 | Javier LUCENA | ESP | Semog |
82 | João DINIS | PRT | Semog |
83 | João PIRES | PRT | Semog |
84 | Bernardo SOUSA | PRT | Lifelive |
85 | Iván ARES | ESP | Lifelive |
Vencedores em Montalegre:
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI