Sophia Floersch critica a F1 Academy e a falta de oportunidades para as mulheres

Por a 29 Outubro 2024 15:00

A piloto de Fórmula 3 Sophia Floersch criticou a F1 Academy, acusando-a de “pinkwashing”, ou seja, de criar uma aparência superficial de apoio à igualdade, sem ações significativas.

Esta crítica seguiu-se às notícias de Marta Garcia, a campeã inaugural da F1 Academy, que afirmou que poderia não continuar a correr em monolugares depois de ter tido dificuldades no Campeonato Europeu Regional de Fórmula (FRECA), onde não conseguiu marcar pontos e terminou em último lugar entre os pilotos que competiram em todas as corridas.

Floersch argumentou que a visibilidade da F1 Academy beneficia a imagem da Fórmula 1, mas não apoia verdadeiramente as carreiras das mulheres pilotos. Apesar de o lugar de Garcia na FRECA ter sido financiado pela F1 Academy e pelos seus parceiros, nem ela, nem a sua colega de equipa Doriane Pin marcaram pontos.

Floersch criticou a falta de apoio a longo prazo, perguntando onde estão os programas prometidos para as mulheres e instando os media a questionar o empenho da F1 em promover o talento feminino.

Reagindo à notícia de Garcia nas redes sociais, Floersch disse: “Tenho muita pena de ti, Marta. Parece que te usaram em 2023 para marketing de curto prazo. Com as pilotos femininas, essa visibilidade não ajuda a acompanhar o cronómetro. Isso não é segredo. A visibilidade só ajuda a F1, mas não as mulheres pilotos. Onde estão todos os programas femininos que foram anunciados em 2021/2022? Porque é que os meios de comunicação social não fazem as perguntas certas? É muito triste. “Pinkwashing”. Vamos fazer uma lista de pilotos mulheres desde 2021 e perguntar-lhes o que acontece nas corridas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
15 horas atrás

Tenho muito respeito pela coragem da Floersch, mas nenhum respeito por este tipo de declarações. A culpa da Marta Garcia ou da Dorianne Pin não terem conseguido vingar na FRECA, não é de certeza da FIA. A FIA apoia por acaso a carreira de joven pilotos homens? Bastante vã fazendo. Leva tempo.

Bryan
Bryan
13 horas atrás

Não percebo o destaque que esta rapariga tem na imprensa constantemente. Ganhou um Laureus por ter tido um grave acidente e desde aí tem imenso destaque. Nunca provou nas pistas ser um talento como uma Chadwick por exemplo ou até outras e anda sempre a mandar farpas. Não percebo, ou é por ser alemã ou então paga favores de outras formas.

joaolima
joaolima
Reply to  Bryan
13 horas atrás

Lamentável as suas últimas 6 palavras

totilas
totilas
13 horas atrás

Criar oportunidades para as mulheres é colocá-las a competir no mesmo campeonato que os homens. Que sentido faz criarem uma competição à parte? Como é que isso pode ser benéfico? Vamos agora criar um campeonato de monolugares só para pilotos portugueses para que eles possam ter uma oportunidade de chegar à F1… E porquê? Porque como são mais fracos, vamos criar condições para que isso não se perceba e no final, definimos quotas na F1 para serem preenchidas: um lugar para os tugas, um lugar para as mulheres, um lugar para um católico, um lugar para um invisual, … Se… Ler mais »

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado