Slalom Castelo Rodrigo: Jorge Almeida imparável a caminho do tricampeonato
O Campeonato de Portugal de Perícias foi até Figueira de Castelo Rodrigo para disputar a sexta e sétima jornadas, o XXIII Slalom de Castelo Rodrigo (sábado) e a 3ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo (domingo). Conhecida como a “rainha” das provas de perícia, o Slalom de Castelo Rodrigo, organizado pelo Clube Escape Livre em parceria com o Município cumpriu a tradição, com uma moldura humana impressionante que não arredou pé até ser apurado o vencedor. Que, sem surpresa, foi Jorge Almeida ao volante de um VW Polo Proto.
Disputada à noite e debaixo das luzes do Estádio Municipal, o XXIII Slalom de Castelo Rodrigo atraiu 40 concorrentes que brindaram o muito público que, segura e comodamente sentado nas bancadas, encheu o local. Como dizem os pilotos, uma prova única num local privilegiado e de absoluta segurança.
Apesar da hora tardia, o excelente ambiente, a extraordinária moldura humana e a noite quente e agradável, estimularam os concorrentes. Que fizeram o pedido à organização para cumprirem quatro mangas na tentativa de estabelecer o tempo mais rápido.
Percebia-se que o espetáculo iria prolongar-se noite dentro e isso acabou por agradar aos muitos espetadores presentes que não arredaram pé até ao final das tentativas dos 40 pilotos inscritos, recorde em Figueira e nas provas do Campeonato até agora realizadas
Jorge Almeida prolongou domínio
As diversas tentativas dos pilotos foram-se sucedendo, com Jorge Almeida a estabelecer a fasquia logo na primeira tentativa. Porém, o líder do campeonato não teve tarefa fácil, pois António Borges e Nelson Aguiar insistiam em ficar a escassas centésimas de segundo.
Jorge Almeida não cumpriu a última tentativa depois de constatar que António Borges não conseguiu bater o seu tempo de 1m13,238s. Contas feitas, a diferença entre os dois ficou em 0.263s.
A fechar o pódio Nelson Aguiar, o elemento do meio do trio de pilotos (avô, pai e neto) da família Aguiar. O patriarca Francisco ficou no 10º lugar e o mais novo terminou no sexto posto.
Outra família que estava a competir com duas gerações (filho e neto) depois do patriarca ter passado por Figueira de Castelo Rodrigo como concorrente em anos anteriores, reclamou o 19º através do pai Miguel Vicente e o 28º posto através de Pedro Vicente.Filho de Miguel e neto de “Zeca” Vicente, um filho da terra e participante na primeira edição do Slalom de Castelo Rodrigo há 23 anos.
No final, Jorge Almeida ganhou a sexta jornada do Campeonato de Portugal de Perícias, seguido de António Borges, Nelson Aguiar, Jaime Pires e Luís Guedes, que fechou o Top 5.
Nas classes, vitória no Grupo 1 (Protótipos)/Classe A (Tração dianteira) para Jorge Almeida, seguido de Nelson Aguiar e Filipe Aguiar, Fernando Dias e Francisco Aguiar. No Grupo 1/Classe B (tração traseira), António Borges foi o melhor, seguido de Jaime Pires, Luís Guedes e José Lopes.
No Grupo 2 (Modificados)/Classe A (tração dianteira), venceu António Pinto, seguido de Luís Silva. Na mais concorrida Classe B (tração traseira), Dino Almeida levou a melhor sobre Dario Oliveira e Ricardo Rodrigues, que fecharam o pódio. Luís Sousa e Ricardo Almeida, Miguel Vicente, Ricardo Vicente e Pedro Vicente completaram a classificação desta classe.
Finalmente, no Grupo 3 (Originais)/Classe A (tração dianteira), a vitória sorriu a Rui Loureiro, seguido de Fernando Morgado, Rodrigo Lopes e José Coval. Na Classe B (tração traseira) vitória para Francisco Carvalho, seguido de Tiago Prata e Filipe Fortunato. Seguiram-se Frederico Neto e Telmo Pereira e Celso Santos.
De referir que após algum mau estar e reclamações na prova anterior no grupo originais, havia o risco de também em Figueira tal acontecer. A garantia por parte da FPAK que ia rever o regulamento o mais depressa possível e a atitude altruísta e nobre de Fernando Morgado permitiu que todos corressem ao ser assinado um documento com a FPAK.
3ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo
A sétima jornada do Campeonato de Portugal de Perícias realizou-se também em Figueira de Castelo Rodrigo, mas desta feita o palco foi diferente. O centro da vila engalanou-se para receber a maior caravana de sempre.
Mudou o cenário, mudou o palco, mas o entusiasmo das gentes beirãs permaneceu intacto e a segunda prova organizada em dois dias pelo Clube Escape Livre, voltou a ser um sucesso.
O que também não mudou foi o domínio de Jorge Almeida. Numa prova, desta feita, com apenas três tentativas para realizar o melhor tempo, o piloto vencedor na madrugada anterior do XXIII Slalom de Castelo Rodrigo superiorizou-se a Nelson Aguiar, desta feita segundo, na frente de António Borges. Francisco Aguiar ficou no quarto posto, fechando o Top 5 Jaime Pires.
Nas classes, vitória no Grupo 1 (Protótipos)/Classe A (Tração dianteira) para Jorge Almeida, seguido de Nelson Aguiar e Francisco Aguiar. No Grupo 1/Classe B (tração traseira), António Borges foi o melhor, seguido de Jaime Pires e Luís Guedes.
No Grupo 2 (Modificados)/Classe A (tração dianteira), venceu António Pinto. Na classe B, Dino Almeida foi o melhor, seguido de Luis Sousa e Ricardo Rodrigues.
No Grupo 3 (Originais)/Classe A (tração dianteira), a vitória foi de novo para Rui Loureiro. Na Classe B (tração traseira) Francisco Carvalho também repetiu o lugar mais alto do pódio.