RX Portugal/Ralicross de Montalegre II: Quente dentro e fora de pista

Por a 18 Julho 2022 09:15

Fotos RX Portugal

Foi escaldante o fim de semana do RX Portugal em Montalegre, e também emotivo em pista. Um bom fim de semana para o Campeonato de Portugal de Ralicross by Transwhite.

Como tem vindo a ser habitual os Iniciados de Ralicross têm sido competitivos, e quando se esperava que Guilherme Nunes, se destacasse, venceu as qualificações e liderou a Final, até que problemas de motor no Peugeot 106 abriu espaço para Duarte Camelo vencer, e com isso reforçar a liderança no campeonato. Nunes aina conseguiu ser segundo, na frente de Rafaela Barba, que terminou no lugar mais baixo do pódio.

Muito disputada foram também as 2RM, com o vencedor conhecido apenas nos derradeiros momentos da Final, numa das corridas mais emocionantes do fim-de-semana. Adão Pinto veio a Montalegre apostado em recuperar a liderança do campeonato, mas o campeão em título não começou da melhor forma, desistindo logo na primeira corrida. A partir daí foi só recuperar. Partiu de 2º, mas depressa foi para a frente, posição que não mais perdeu até final. Atrás dele, Bruno Campos, não conseguiu superar Andreia Sousa, que mostrou sangue-frio resistindo aos ataques, garantindo mais um segundo lugar.

Na Nacional 1.6, Leandro Macedo, que não está inscrito no campeonato, depois de dominar as três corridas de Qualificação, o piloto do Citroën Saxo disparou para a liderança da corrida para não mais perder a posição, vencendo com uma vantagem de mais de 10 segundos para Ricardo Costa e com Telmo Costa a completar o pódio. Em termos de Campeonato nada se altera, com Ricardo e Telmo a manterem as primeiras posições.

Nos Super Cars, os problemas sentidos por Joaquim Santos com o Ford Focus logo na primeira volta, fizeram com que José Oliveira tivesse apenas de garantir a chegada à bandeira de xadrez para assegurar a vitória.

No Troféu Júnior Kartcross, Guilherme Nunes vingou o 2º lugar conquistado ao cabo das três corridas de Qualificação com uma vitória brilhante. O jovem do Semog Bravo esteve em muito bom plano ao defender-se dos ataques de João Dinis desde o arranque, com ambos a tocarem-se de forma ligeira, mas sempre com o cuidado de não determinar o desfecho da corrida dessa forma. A luta foi intensa, mas já ao cair do pano, Yéssica Lorenzo, que rodava perto dos dois primeiros, surpreendeu Dinis para reclamar o 2º lugar com o LBS RX01.

Ribeiro com regresso pontual vitorioso

Campeão em título, João Ribeiro regressou ao RX Portugal em grande forma para vencer novamente em Montalegre. Uma largada canhão de João Ribeiro deixou-o primeiro na chegada à Curva 1, o local de todas as emoções desta primeira tentativa de arranque para a Final.

Sérgio Dias, que seguia em segundo, tocou em Ribeiro na disputa da travagem e acabou com o carro de lado na escapatória. Enquanto isso, Rogério Sousa sofreu um toque de Tiago Ferreira e, por consequência, tocou em Mário Barbosa, que acabou por abandonar. Com tudo isto, pouco depois a Bandeira Vermelha foi apresentada para remoção de Dias e do seu carro da pista.

Mas as emoções fortes não se ficaram por aqui, já que após a segunda partida, já depois da Curva 1, Tiago Ferreira e José Artur Teixeira foram os protagonistas, com Tiago Ferreira a tocar e a empurrar José Artur Teixeira durante alguns metros na disputa pela segunda posição. Um embate que de pouco lhes valeu e que acabou por prejudicar Carlos Carvalho. Se os dois primeiros nada ganharam com o desentendimento, chegando mesmo a fazer uma incursão por fora da pista, já este último viu-se forçado a travar para evitar o embate dada a falta de visibilidade provocada pelo muito pó levantado por Ferreira e Carvalho.

Alheio a tudo isto, Ribeiro, tal como na primeira tentativa, saltou para a liderança da corrida e nela se manteve isolado até final para ver a bandeira de xadrez com uma margem de 7,602s. Quem também esteve totalmente alheio às emoções vividas atrás foi Rogério Sousa, que viu a bandeira de xadrez com praticamente dez segundos de vantagem.

No final, o terceiro lugar do pódio acabou por ir para Tiago Ferreira, com José Artur Teixeira a dar tudo até final para vingar o que se tinha passado na primeira volta, mas sem sucesso.

Quem não também não sai desta segunda visita a Montalegre com boas memórias são António Sousa e Jorge Machado, que se envolveram num acidente na primeira Meia-Final e ficaram fora de prova. Também sem sorte, o líder do Campeonato à chegada a Montalegre, Joaquim Machado, ficou pelo caminho e nem garantiu apuramento para a Final.

Gonzaga dono e senhor

Gonzaga venceu a final do Kartcross e saiu de Montalegre ainda mais líder. Borges e Castro consolidam posições no campeonato.

Com 14 pilotos a alinhar para as 7 voltas da Final, o pelotão foi liderado na grelha por Jorge Gonzaga (LBS RX01), com a pole, e a seu lado Alexandre Borges e Sérgio Castro (3º e 9º classificados no campeonato respetivamente). Na segunda linha dois dos principais interessados na discussão pelo título esta época, Alcides Calçada e Pedro Rosário, 2º e 4º no campeonato. Semáforos apagados… tudo em aberto!

Com um arranque equilibrado, Joca, Borges e Castro chegam à primeira curva lado a lado com Gonzaga em ligeira vantagem por dentro a sair em primeiro desta disputa para liderar até à bandeira de chegada. Com um tempo total de 4:51,996s, e a realizar uma vez mais a volta mais rápida (40.391), o líder da classificação e Campeão em título mostrou os seus argumentos e assinou em Montalegre o fim-de-semana perfeito nesta 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Kartcross by Transwhite.

Alexandre Borges, que chegou a Montalegre como terceiro classificado do Campeonato, agarrou o lugar intermédio do pódio com o seu Semog Bravo, mas a quase 4 segundos de Gonzaga. Borges fechou esta sua segunda visita ao Circuito Internacional de Montalegre com um tempo total de 4:55,853s.

Na terceira posição com um tempo total de 5:00,776s, Sérgio Castro fecha o pódio de Montalegre com o ASK EVO. O até aqui 9º classificado no campeonato soma assim pontos importantes para as suas pretensões de subir na tabela geral.

Um último destaque para Pedro Rosário e Alcides Calçada (respetivamente 11º e 7º nesta final), ambos em Semog Bravo, que se viram envolvidos com outros pilotos num pequeno incidente na curva 1 da primeira volta, situação essa que os atrasou irremediavelmente impedindo assim 2º e 4º classificados do campeonato de consolidar posições face a Jorge Gonzaga.

O Campeonato de Portugal de Ralicross by Transwhite inicia agora uma breve pausa para férias, regressando as emoções fortes no fim-de-semana de 2 e 3 de setembro com a 5ª etapa da época no Circuito de Mação.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado