RallyX: Uma estreia excecional em Montalegre

Por a 31 Março 2025 15:21

Por Duarte Mesquita

O Circuito Internacional de Montalegre recebeu ao longo deste último fim de semana cerca de 10.000 espetadores que no final do dia de domingo saíram das bancadas do traçado barrosão de barriga cheia. A estreia da nova série internacional RallyX proporcionou ação ininterrupta ao longo de dois dias, em que se disputaram um total de 140 corridas (contabilizando Qualificações, Meias-finais e Finais).

Open 4WD Pro // Nathan Ottink escapa ao caos

Apesar de ter superado as Qualificações com os tempos mais rápidos, Tommi Hallman (FC2) não conseguiu entrar na Final. A sua eliminação na Meia-final espelhou o destino de vários outros candidatos que tripulavam os FC2, incluindo Fraser McConnell, Tanner Foust, Patrick O’Donovan e Simon Olofsson.

Oliver Eriksson, que tinha garantido a pole position para a Final, teve as suas esperanças frustradas antes mesmo da corrida começar, quando uma transmissão avariada no seu FC2 o obrigou ao abandono.

A Final em si foi marcada por um capotamento espetacular de Casper Jansson (FC2), após contacto com Tom Van Den Heuvel (VW Polo) e Elias Svensson (FC2). A corrida teve bandeira vermelha e apenas três carros conseguiram reiniciar a Final. Elias Svensson liderou brevemente a corrida, mas teve de ceder a liderança a Nathan Ottink (Ford Focus), depois de fazer a Joker-lap.

Ottink, o atual Campeão Europeu Júnior de Autocross, aproveitou o momento e conquistou a sua primeira vitória no RallyX, à frente de Svensson e de José Oliveira, que efetuou a melhor exibição da sua carreira com o Peugeot 208 WRX.

Open 4WD Pro Am // José Oliveira brilha em casa

Depois da vitória de Nathan Ottink, no sábado, foi José Oliveira quem esteve em destaque no domingo para conquistar a sua primeira vitória internacional. Ao volante do Peugeot 208 WRX ex-Team Hansen, cruzou a linha quase três segundos à frente de Nicolas Beauclé (Mercedes A45 AMG). Tom Van Den Heuvel completou o pódio, segurando a pressão de Ottink até à bandeira de xadrez.

FC2 // Tommi Hallman vinga-se

Depois da desilusão na Meia-final da Open 4WD Pro, Tommi Hallman finalmente virou as coisas a seu favor na Final destinada aos pilotos dos protótipos FC2.

O piloto finlandês, com uma condução eficaz e imune a erros, venceu com quase três segundos de vantagem sobre Oliver Eriksson. O britânico Patrick O’Donovan, atual Campeão Europeu de Ralicross Supercars, garantiu o terceiro lugar do pódio, batendo o trio formado por McConnell, Jansson e a estrela norte-americana Tanner Foust, algo apagado neste seu regresso a Portugal.

Supercar Lites // Tobias Daarbak deixa rasgos

Tobias Daarbak parecia o candidato mais forte para a pole position após duas fortes corridas de qualificação, mas Julien Meunier arrebatou-a na Q3.

O piloto dinamarquês, que foi apenas quarto na Final de sábado, teve um regresso forte no dia de domingo e acabou por vencer, terminando à frente de Meunier e do espanhol Sergio Bello (Skoda Fabia). O irmão de Tobias, Kevin Daarbak e o sueco Lukas Andersson completaram o Top 5.

Open 2WD // Johansson bate o favorito Tiger

Depois de ter sido derrotado no último momento por André Sousa (Audi) na Final de sábado, Simon

Tiger (BMW) viu as suas esperanças frustradas novamente no domingo pelo arquirrival Viktor Johansson (Mercedes).

Johansson liderou desde o arranque até à bandeira de xadrez para conquistar a vitória à frente dos dois BMW de Tiger e Steve Volders.

Grande sensação ao longo de todo o fim-de-semana, André Sousa teve de se contentar com o quarto lugar na Final de domingo, à frente de Bleasdale (Opel) e Tohill (Ford).

Open 2WD Pro Am // Bis de André Sousa

André Sousa mostrou-se em grande nível em Montalegre com o seu Audi A1 S1600. Depois da vitória de sábado, o piloto da TSL voltou a repetir o feito no domingo, à frente de Jimmy Terpereau (Citroen C2 S1600) e Tiago Ferreira (Ford Fiesta S1600).

CrossCar // Alexandre Borges bate forte armada estrangeira

Sexto após as qualificações, o atual Campeão de Portugal de CrossCar atacou durante a sua Meia-final e Final quando mais importava, levando o troféu de vencedor para casa à frente dos favoritos Alexander Lindeqvist e Martin Juga.

Nota muito positiva também para Gustavo Henriques e Sergio Castro que mostraram que o nível competitivo do CrossCar em Portugal está bem elevado.

CrossCar Junior // Carl Svedlund contra-ataca

Depois de uma vitória sensacional de João Traila no dia de sábado, o principal favorito Carl Svedlund vingou-se no dia de domingo.

Terminando apenas em terceiro na Final do primeiro dia, o jovem piloto sueco mostrou-se muito rápido no domingo e desta feita sem quaisquer percalços mecânicos, conquistou a vitória à frente dos espanhóis Iago Rodriguez e Oscar Fuertes.

A próxima prova do RallyX irá ser disputada nos Países Baixos, no Eurocircuito de Valkenswaard, a 26 e 27 de abril.

RallyX Montalegre – Open 4WD Pro – Final de Domingo

  • 1. Nathan OTTINK (NED) – Ford Focus ST 4WD
  • 2. Elias SVENSSON (SWE) – FC2 +0.375s
  • 3. José OLIVEIRA (POR) – Peugeot 208 WRX +1.529s
  • DNF Tom VAN DEN HEUVEL (NED) – Volkswagen Polo GTi RX
  • DNF Casper JANSSON (SWE) – FC2
  • DNF Oliver EIKSSON (SWE) – FC2
  • Volta mais rápida: José Oliveira (Peugeot) – 43.637s

RallyX Montalegre – Open 2WD – Final de Domingo

  • 1. Viktor JOHANSSON (SWE) – Mercedes
  • 2. Simon TIGER (SWE) – BMW +1.105s
  • 3. Steve VOLDERS (BEL) – BMW +3.379s
  • 4. André SOUSA (POR) – Audi +3.768s
  • 5. Jason BLEASDALE (GBR) – Opel +7.506s
  • 6. Derek TOHILL (IRL) – Ford +9.868s
  • Volta mais rápida: Viktor Johansson (Mercedes) – 44.944s

LINK CLASSIFICAÇÃO ONLINE

LINK TRANSMISSÃO TELEVISIVA DAS CORRIDAS

Foto: Ricardo OMS

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado