Petter Solberg explica os segredos da pista de Montalegre
A pouco mais de um mês da abertura do Campeonato do Mundo de Ralicross, na pista portuguesa de Montalegre, entre 24 a 26 de abril, falámos com o campeão do Mundo Petter Solberg, um dos nomes de referência desta modalidade e que chegou à consagração no Ralicross depois de se ter sagrado campeão do Mundo também nos ralis. O popular piloto norueguês deu uma entrevista sobre a próxima época e o arranque numa pista especial para si…
Esteve muito ocupado desde a última ronda do WorldRX de 2014?
Muito! Havia muitas e muitas cerimónias para ir, começando na gala de prémios da FIA, onde recebi o meu segundo título mundial. Depois, houve outros eventos como os Prémios AUTOSPORT, onde tive a honra de aceitar o prémio Gregor Grant – galardão que premeia as conquistas de uma vida. Também tive imensas aparições nos media para falar sobre a época passada.
Teve muito tempo para se preparar para esta temporada?
Tenho que admitir, tem sido difícil. Realmente temos estado muito ocupados com os nossos compromissos depois de vencer o campeonato, mas, ao mesmo tempo, a equipa PSRX simplesmente não parou.
Que tipo de coisas tem feito?
Existe um programa contínuo de treino físico e nutrição que eu tenho seguido. Do lado de fora do ginásio, temos vindo a trabalhar em acordos com parceiros para 2015. Além disso temos trabalhado em várias formas de desenvolver ainda mais a marca PSRX.
Brilhou ao lado de David Coulthard no Autosport International…
Tenho de dizer que foi muito divertido. Estive lá com o pessoal do Autosport durante quatro ou cinco dias em que fizemos realmente um grande espetáculo.
Qual foi a melhor parte?
Houve muitas coisas boas, fazer tantos piões e conhecer tantas pessoas adoráveis. Provavelmente a coisa mais notável que fiz foi estar em pé ao lado de um carro conduzido em duas rodas pelo Terry Grant. Essa experiência foi inacreditável!
E foi mais rápido do que o David Coulthard?
Sim, fui! Fui mais rápido na mudança de um pneu do que ele!
Mais a sério, como é que se sente em relação ao próximo ano?
Realmente animado. Muito animado mesmo! No ano passado participámos no primeiro Campeonato do Mundo FIA de Ralicross e sabíamos que a equipa tinha um grande potencial, mas ainda estávamos a perseguir a nossa primeira vitória. Essa vitória aconteceu na ronda de abertura, aqui em Montalegre e realmente retirou muita da pressão que todos nós sentíamos. Fez com que todos respirássemos como equipa e deu-nos muita confiança para o futuro. Este ano temos o título para nos apoiar, mas realmente sabemos que esta é a posição onde o trabalho realmente duro começa.
Portanto, este ano vai ser mais difícil do que o anterior?
Defender um título é geralmente mais difícil do que ganhá-lo pela primeira vez. A expetativa é muito maior e, não esqueçam, a nossa concorrência é muito forte, com grandes apoios de fabricantes – o que nós não temos.
Trabalharam muito no carro?
A equipa tem vindo a trabalhar no carro arduamente todo o inverno. Começámos a trabalhar e a introduzir algumas evoluções no último par de corridas do ano passado e vimos imediatamente melhorias. Conseguimos novamente mais performance. Mas, como disse, toda a gente tem vindo a fazer o mesmo e tenho certeza que todos os carros vão ser mais rápidos do que eram há um ano.
E que dizer de Portugal e Montalegre, gosta deste local?
Eu adoro Portugal e adoro esta pista. Competi em Portugal no Campeonato do Mundo de Ralis algumas vezes – tanto no Norte como no Sul do país – e sempre foi um das provas em destaque da temporada. Os fãs aqui são muito apaixonados e entusiastas. Gosto muito disso em Portugal. Estou ansioso para voltar para a pista e começar o novo campeonato.
E qual é a sua comida portuguesa favorita?
Sabem que eu adoro comida japonesa… Bem, a Tempura veio originalmente de Portugal. Outra razão para amar Portugal.
Algumas palavras em português?
A sério? Humm… Vou tentar: “até logo!” Isto é o que eu estou à espera de dizer aos outros cinco pilotos na Final de domingo. Ah, e “boa sorte” para os organizadores.
E, finalmente, quem vai ganhar?
Não sei – mas espero que seja o mesmo indivíduo que fez isso da última vez!
GUIA DE PETTER SOLBERG PARA A PISTA DE MONTALEGRE
O primeiro arranque da temporada é em asfalto com uma reta bastante grande que desce até à primeira curva à direita. Imediatamente, podemos decidir fazer a joker lap ou não – mas é crucial decidir cedo se vamos ou não fazê-la, pois temos que certificar-nos que estamos na linha certa. Se não formos pela joker lap, então temos um grande drift em torno de um longo gancho à direita. É neste sítio onde usamos toda a potência dos Supercars. É uma grande sensação controlar o carro em drift a deslizar. Aqui é crucial ter o carro equilibrado e com a afinação correta para que nos dê confiança e tracção. Depois disto, entramos numa longa secção de terra, sinuosa e complicada, com corretores altos em ambos os lados. É vital conhecer esta série de curvas muito bem, de modo a manter a velocidade através delas. Se as abordarmos sem o equilíbrio correto, iremos deslizar em demasia, perdendo tempo e, possivelmente bater num corretor com bastante força. A última curva na terra é longa, abre e fecha – é difícil manter a velocidade e dinâmica através desta curva. Seguidamente há uma secção em S com uma reta curta no meio levando-nos outra vez da terra para o asfalto e de volta à reta da meta. Mais uma vez, o timing é tudo neste troço e conseguir o timing e equilíbrio correto significa entrar na longa reta com boa velocidade. Este é realmente um bom circuito, muito adequado ao meu estilo de condução.
CALENDÁRIO – MUNDIAL RALICROSS 2015
24 a 26 de abril: Portugal, Montalegre
01 a 03 maio: Alemanha, Hockenheim
15 a 17 de maio: Bélgica, Mettet
22 a 24 de maio: Reino Unido, Lydden Hill
19 a 21 de junho: Alemanha, Estering
03 a 05 de julho: Suécia, Höljes
07 a 08 de agosto: Canadá, GP3R
21 a 23 de agosto: Noruega, Hell-Lanke
04 a 06 de setembro: França, Lohéac
18 a 20 de setembro: Espanha, Barcelona
02 a 04 de outubro: Turquia, Istanbul Park
16 a 18 de outubro: Itália, Franciacorta
27 a 29 de novembro: Argentina, San Luis
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