Morreu José Vieira, fundador do AutoSport
Morreu José Vieira, fundador, primeiro ‘pai’ e também Diretor do AutoSport. José Vieira era dos melhores, se não o melhor, jornalista de automóveis daquele tempo e em 1977 aceitou o desafio que lhe foi lançado pelo Dr. Vítor Direito para lançar uma publicação versando o tema automóvel.
Nessa época apenas se publicava o ‘Motor’, existiam escassos títulos dedicados ao automóvel em Portugal, o desporto era bem mais forte naquela época que o comércio e indústria e foi o próprio José Vieira a escolher o nome AutoSport “as publicações de referência lá fora eram o AutoSport inglês e o Motoring News”, disse, aquando da comemoração dos 40 anos do AutoSport.
José Vieira constituiu uma redação composta por jovens que davam os seus primeiros passos no jornalismo, e outros já com experiência acumulada. Além de José Vieira, nomes como Fernando Petronilho, Hélder de Sousa, Pedro Castelo. Adriano Cerqueira, Rui Cunha, José Megre, Jorge Pego, Jorge Curvelo, Rui Cavaleiro, Silva Fernandes, Cardoso Lima, Domingos Piedade, José Pinto, Manuel Romão e Jorge Tavares constituíram a primeira redação do AutoSport, entre jornalistas e colaboradores.
Quarenta e sete anos depois desaparece o fundador da mais importante publicação de ‘motorsport’ em Portugal e com ele uma grande paixão pelo automobilismo.
A família e aos amigos, o AutoSport endereça as suas mais sentidas condolências.
O velório de José Vieira realiza-se esta terça-feira, dia 25, a partir das 17h00, na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, e no dia seguinte, quarta-feira, dia 26, pelas 13h30, realiza-se uma missa, seguindo-se o funeral previsto para as 15h00 no Cemitério de Benfica.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Obrigado amigo por momentos inesqueciveis ao longo destes 47 anos. O automóvel e o automobilismo jamais esquecerão o nome de Jose Vieira. Descanse em paz.
Muito triste. Todos nós lhe ficaremos em dívida. Condolências á família e amigos mais próximos.
Os meus sentimentos a todos os familiares e amigos 🙏
Tive o prazer de ter comprado o nº1 do AS !!! Obrigado José Vieira ! Fica em paz, a tua obra continua viva !!!
A questão é se ainda o tens…
Eu tenho todos desde o número 0
Eu tinha. Mas há muitos anos atrás, a minha cave ficou inundada e… (não vale a pena descrever tristezas aqui!)
Deve ter doído!!!
Pois…
DEP!
Um grande conhecedor de todas as áreas do desporto automóvel, alguém que tive o prazer de falar no primeiro ano do AutoSport.
Sentidos pêsames a todos os familiares e amigos
Um grande aplauso e um muito obrigado por nos ter dado esta publicação.
Descanse em paz.
Sentidos pêsames a família.
Obrigado Sr José Vieira!
Descanse em paz!
Comprei o n° 1 , obrigado pelos bons momentos de leitura.
Descanse em paz .
Um grande jornalista e uma grande iniciativa. O Autosport abanou definitivamente na altura as coisas, de tal maneira que o jornal Motor veio a acabar (o mercado Português não aguenta duas publicações deste tipo). Pena que o AS hoje não tenha o mesmo vigor de antigamente seja pela responsabilidade do Jornal, seja pela crise (real) que o jornalismo vive hoje e ao qual o AS não está incólume evidentemente. Comprei o AS a partir do numero 1 (a par com o jornal Motor) e a espaços a revista Turbo que tambem tinha a responsabilidade deste jornalista. Um abraço e até… Ler mais »