Laguna Seca sob ameaça… ou talvez não
Tal como sucede em Portugal com o circuito do Estoril – com ‘nuances’ bastante diferentes, os residentes das redondezas do circuito de Laguna Seca processaram o condado de Monterey, na Califórnia, queixando-se do ruído excessivo emanado do do circuito, que acolhe as corridas IMSA e Indycar.
Esta pode ser uma forte machadada no circuito norte-americano de Laguna Seca, que também não vive uma boa saúde financeira, mas ironicamente um dos motivos aduzidos pelos ‘protestantes’, que intentaram a ação judicial contra os proprietários do circuito é que a pista tem vindo a aumentar o número de corridas e eventos e que por isso os níveis de ruído multiplicaram-se. Os queixosos não ficaram por aqui, referem igualmente o grande aumento de tráfego rodoviário, abastecimento e qualidade da água, entre outros.
Este ano estão previstos realizar-se a IMSA, Fórmula Indy, mas esses são só os maiores porque Laguna Seca tem muitos poucos dias vagos por ano. Os queixosos denominam-se ‘Highway 68 Coalition’, mas segundo fontes locais dificilmente ganham a ação já que o circuito de Laguna Seca existe desde o final dos anos 50 e muitos dos atuais residentes em redor da pista mudaram-se para lá muito depois. Fontes do Município já disse que é grande o impulso económico que a pista proporciona anualmente ao condado pelo que não se mostram muito preocupados com o processo: “É lamentável que certos indivíduos tenham optado por apresentar uma queixa contra o condado em relação às operações em Laguna Seca. O condado não reconhece qualquer mérito nas alegações e espera uma conclusão legal favorável”. disse Nicholas M. Pasculli, diretor de comunicações do condado de Monterey, à imprensa local.
Gosto deste pessoal finório, que vai viver para o pé de um autódromo, que já lá estava quando foram para lá, e depois se queixam do ruído. Mas acho que em laguna seca vai correr bem. Já no Estoril….aqueles terrenos são mesmo apetecíveis para os especuladores, imagino as pressões na CMC.