iRacing, André Martins: “O Girolami é o piloto profissional que mais tenho ajudado”
André Martins é um jovem que se saiu tão bem no ‘Sim Racing’ que isso já o levou, inclusivamente a ajudar pilotos profissionais. Participou na recente corrida virtual organizada por Tiago Monteiro e António Félix da Costa, vencendo a segunda corrida. É, neste momento, o atual número 1 em pontuação no campeonato mundial de Simuladores. Vamos conhecer um pouco da sua história.
André, fala-nos de ti…
Sou o André Martins tenho 26 anos e sou natural das Caldas da Rainha. Desde pequeno que tenho uma grande paixão pelo mundo automóvel e como qualquer miúdo, sonhava participar em grandes corridas. O sonho foi crescendo mas apenas em 2014 fiquei um pouco mais perto de o concretizar.
Como tudo começou?
Comecei a frequentar o Indoor Karting das Caldas da Rainha apenas para dar umas voltas e para me divertir. Durante essas visitas conheci duas pessoas excelentes, os donos do kartódromo, Carlos Marques Surgy e Pedro Dias Couto. Estes, durante as corridas, começaram a notar o desempenho e começaram a incentivar-me a ser melhor. Ensinaram-me tudo o que sabiam, fruto da sua experiência naquela área e com essa aprendizagem iniciei-me nos campeonatos de kart amador. Participei em algumas corridas mas comecei a perceber que não iria conseguir crescer e dar o salto para algo com uma dimensão maior e talvez internacional.
É aí que te mudas para o virtual…
Exato, foi, por isso, que em 2018 experimentei o mundo virtual, li sobre o assunto e falei com algumas pessoas que já faziam parte das corridas virtuais pelo que o IRacing era o simulador mais desenvolvido, com vários pilotos profissionais e campeonatos mundiais com grandes prémios. Com este simulador não são apenas GT , mas tem uma variedade imensa de carros e de corridas, como RallyCross por exemplo, o que o torna muito versátil. Na altura, quando me iniciei no IRacing comprei um conjunto de volante e pedais usados por pouco dinheiro e aí comecei a minha carreira de SimRacer.
Algum tempo depois as coisas mudaram…
Passados nove meses de iRacing recebi uma proposta de uma equipa profissional espanhola, a Drivex, para assinar um contrato com um ordenado fixo e um bónus de um curso de condução e teste num Fórmula. Essa contratação tinha como objetivo a qualificação da equipa para o campeonato do mundo. Foi com esta contratação que entendi que isto se podia tornar em algo mais sério e que podia ter acesso a mais oportunidades dentro deste mundo.
Algum tempo depois, as coisas tornaram-se mais interessantes…
Sim, em Dezembro de 2018, começou a qualificação do mundial de Endurance de GTE onde se qualificavam apenas 25 equipas visto que outras 25 já tinham garantido o lugar no campeonato por terem tido bons resultados no mundial do ano anterior. Como disse, eram 25 vagas para as 415 equipas que tentavam qualificar-se, equipas essas que tinham no mínimo 2 pilotos e no máximo 4. No meu caso, a minha equipa era composta pelo Daniel Lafuente e Roque Garcia, já meus conhecidos das corridas de simulador. A equipa conseguiu ser uma das 25 qualificadas, sendo que eu e o meu colega Lafuente ainda conseguimos ganhar uma das seis corridas da qualificação, ponto importante de viragem e um claro sinal de que estávamos num ótimo caminho. Este mundial teve alguns contratempos mas nas últimas 3 provas demos a volta aos resultados. Conseguimos um excelente P15 no geral do mundial, o que era um grande resultado visto ser o nosso primeiro campeonato mundial.
Foi sempre a evoluir…
Exato, com a minha constante evolução e bons resultados, outras equipas começaram a entrar em contacto comigo. A que mais me chamou a atenção foi a Triple A, que é uma agência de pilotos profissionais, cujos CEO`s são Didier Coton (agente de Valtteri Bottas da F1), Oliver Panis (antigo piloto de F1) e Renaud Derlot. Assinei contrato com a equipa e foi a partir daqui que comecei a ter contacto com pilotos reais, com quem troco ideias regularmente. Nomes como Agustín Canapino, um dos melhores pilotos argentinos, Bebu Girolami piloto da equipa oficial da Honda de WTCR, Daniel Junfadella piloto de DTM, são alguns dos pilotos com quem privo neste mundo que já passou do mundo virtual para o real.
Qual foi o teu ponto alto?
Deu-se numa das provas de qualificação para o Mundial, de Porsche. Venci a corrida de maior nível até à altura e consegui a melhor pontuação alguma vez feita em iRacing. Participaram nessa corrida nomes sonantes da F1, como Max Verstappen e Ayhancan Guven, piloto da Porsche Supercup. Posteriormente a estes bons resultados e aos contactos com vários pilotos começou outra vertente do simulador, o coaching…
Fala-nos mais disso…
O piloto Bebu Girolami é o profissional que mais tenho ajudado nos últimos tempos derivado ao meu conhecimento de simulador, setup e telemetria. O próprio financiou a minha viagem a Barcelona para lhe poder configurar o simulador e dar-lhe algumas aulas sobre como tudo funcionava. Posso afirmar que através das análises de telemetria que fiz e de todas as explicações em três dias, o Bebu (Girolami) conseguiu ficar um segundo mais rápido numa pista como Monza. Em conjunto com os engenheiros e os registos telemétricos das suas corridas reais, entendemos quais eram os seus erros e o que podia melhorar. Consegui configurar o simulador de modo que se aproximasse o mais possível ao seu carro de pista, em termos de força de volante e pedais.
O feedback do Girolami foi muito bom, disse que as dicas o ajudaram bastante nos seus tempos, inclusive que pretende levar-me novamente com ele num dos fins-de-semana de corridas para que juntamente com o seu engenheiro analize as telemetrias e possíveis erros.
Como o treino de Girolami correu muito bem, comecei a ajudar outras pessoas que, como eu, estavam envolvidas no simulador, para que pudessem evoluir e serem cada vez melhores.
Correu tão bem que já és também ‘treinador’…
É verdade, o SimRacing já tem então duas vertentes ativas para mim: a vertente de competição e a vertente de coaching/apoio a SimRacers. É algo de que gosto e pretendo continuar para evoluir como piloto e como treinador. Com o SimRacing já adquiri muito conhecimento e excelentes experiências, uma das quais marcante, como a condução de um Fórmula Renault. Quando comecei nunca pensei que dimensão poderia atingir mas estou muito satisfeito.
Conheci pessoas que enriqueceram bastante o meu currículo neste mundo e que me deram uma visão mais alargada tanto na vertente virtual como real. Espero que seja apenas o início e que possa continuar a usufruir destas experiências e a evoluir cada vez mais.
E agora, o que é que esperas do futuro?
Do futuro espero a evolução e o aparecimento de novas oportunidades. Com treino, ficar cada vez melhor para, se for possível, poder dar o salto da experiência que tenho virtualmente para o mundo real. Espero continuar a manter contacto com vários pilotos que correm não só virtualmente como nas pistas reais para que possamos estar constantemente a trocar conhecimentos.
A curto prazo um dos grandes objetivos será ter bom resultado nas 24h de Nordschleife que terá lugar nos dias 25/26 de Abril. Este evento tem muita importância dentro da plataforma iRacing e espera-se que participem muitos pilotos importantes, reais e SimRacers. Participar nesta corrida e ter bons resultados poderá abrir algumas portas de onde poderão surgir boas oportunidades visto estarmos perante um evento com uma visualização mundial considerável.
Ganda puto! O jeito vi logo na 1.ª prova no Campera em 2015 que estava lá; que havia espaço para melhorar ainda muito também. Quando no fim de 2018 me anunciaste que ias parar para te dedicar como semi-profissional ao virtual, tive muita pena – ainda por cima eu, que não tenho jeito nenhum para o virtual. Agora que vejo o teu sucesso, só te posso desejar que ainda estejas relativamente no mesmo ponto em que estavas no Campera e seja sempre a subir. Muito sucesso, muitas felicidades e mantêm-te por muito tempo o puto simples e porreiro que sempre… Ler mais »