Hot Wheels Monster Trucks: a potência dos 3 carros do WRC juntos… e mais um Rally2
Costuma haver uma primeira vez na vida para quase tudo, mas subir umas escadas para entrar dentro do cockpit de um veículo foi uma ‘premiére’. Os Monster Trucks vêm a Portugal, e para promover o evento esteve entre nós o Tiger Shark Monster Truck de Nigel Morris, pluri campeão da modalidade, que regressa com os seus colegas ‘monstros’ para um evento a 2 e 3 de Março no Altice Arena.
O espetáculo denomina-se Hot Wheels Monster Trucks Live Glow Party, é acima de tudo um espetáculo diferente de tudo o que estamos habituados a ver em Portugal.
Fomos conhecer melhor o ‘Tiger’, um monstro de cinco toneladas, de tração total, um motor com 1800 cv e um binário de 1632 Nm. Força, até dizer chega…
Falámos com Nigel Morris, o piloto: “o que faz este Truck um Monster são as rodas e os pneus gigantes. Estes pneus são de uma máquina agrícola comercial, pesam cerca de 500 quilos cada um e sem eles é apenas uma carrinha grande. Quando se colocam estas rodas e pneus, torna-se num camião monstruoso. Os Monster Trucks já existem há cerca de 50 anos, e têm vindo a desenvolver truques cada vez mais radicais.
Os primeiros eram pickups modificadas, a Ford F-150 F-250 e agora temos um camião personalizado.
Não há mais nenhum camião original. Tudo é feito à medida e começamos com um chassis ‘space frame’, que é uma espécie de gaiola. É um ninho de tubos, com muita força e pouco peso. Na suspensão temos amortecedores que são absolutamente enormes. Num carro normal, talvez tenham 150 milímetros de curso. Nós temos mais de um metro de curso de suspensão em cada roda, por isso temos uma quantidade enorme de amortecedores e isso é basicamente para absorver a energia dos saltos.
Saltar é fácil, aterrar é que difícil. Como os rapazes mais velhos se lembram, quando saltavam com os Monster Trucks antigos, costumava doer. Agora, já não dói. Mas para que tudo isso aconteça, é preciso ter um motor potente. Por isso, usamos motores V8 americanos. São do mesmo género de um motor de dragster.
Não são baseados em nenhum veículo pré-existente, principalmente Chevrolet. Há alguns Ford e um par de Dodge muito bons, mas são todos de nove litros e meio. Estávamos a usar o sobrealimentador, agora usamos injeção mecânica, usando metanol, e fazemos cerca de 1800 cv de potência para um camião de 5.000 Kg.
Podemos ir de zero a 150 Km/hora em quatro segundos, por isso aceleram muito rápido.
O binário é cerca de 1632 Nm. Tem tração às quatro rodas, e é um 25 para um. Portanto, é uma enorme multiplicação. As carroçarias são únicas, mas é como um carro RC” começou por explicar Nigel Morris, que tem 22 anos de experiência com Monster Trucks: “sou quatro vezes campeão europeu de corridas de Monster Trucks”.
E o que se pode esperar do espetáculo? “A Hot Wheels vai trazer os seus sete melhores camiões, todos conduzidos por alguns dos melhores condutores profissionais do ramo. Por isso, vão ver uma gama mais vasta de acrobacias e atuações. Fazemos de tudo, desde uma competição de ‘wheelies’. Há um salto em comprimento, temos uma competição de ‘donuts’ e o elemento de ‘freestyle’. Esta é a minha favorita, porque é a parte em que os pilotos não estão limitados no que fazem.
Para além disso, temos uma série de outros elementos, um dinossauro robô que gosta muito de ‘comer carros’ e isso é fantástico. Os miúdos adoram ver um carro a ser partido ao meio. Temos uns tipos de freestyle que são simplesmente espantosos. Costumava andar em todo-o-terreno e andar de cabeça para baixo no ar nunca fez parte do plano. Estes tipos fazem-no de propósito. Estão a saltar por cima de coisas e é simplesmente fantástico”, disse.
A Hot Wheels Monster Trucks Live Glow Party, está a fazer 12 digressões na Europa, tem uma variedade de bilhetes, que devem começar nos 30 euros por pessoa, mas com uma série de ofertas especiais. Acesso VIP, com ida aos bastidores, merchandising, ‘pit party’, que dá acesso ao recinto da arena antes do espetáculo.
Tudo é orientado para o entretenimento familiar.
A Hot Wheels Monster Trucks Live Glow Party realiza-se a 2 e 3 de março no Altice Arena. Pode contar com o Tiger Shark Monster Truck a liderar o Mega Wrex, Demo Derby, Bone Shaker, Bigfoot, Gunkster e a estreia do novo HW 5-Alarm, o herói camião de bombeiros dos Hot Wheels Monster Trucks.
Bilhetes e informações nos locais habituais.