Há 20 anos, o AutoSport noticiava: Autódromo Internacional de Portimão estava aprovado…

Por a 21 Junho 2024 10:45

O AutoSport noticiava em 29 de novembro de 2004, que o Autódromo Internacional de Portimão (que na verdade se denomina Autódromo Internacional do Algarve) já estava aprovado, e que as provas da FIA e da FIM eram possíveis. Como sabemos muito bem hoje, o que se passou foi muito mais do que isso, pois não faltou a Fórmula 1, o Mundial de Endurance (WEC), MotoGP, Mundial de Superbikes…e nem sequer ralis nacionais na pista, pois o Rali do Algarve passou por lá. Também a Corrida dos Campeões, o Mundial de Karting logo ali ao lado no Kartódromo, ELMS, DTM e muito, muito mais.

A pista recebeu o Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez em 2020, corrida que se repetiu em 2021.

A construção do complexo ficou concluída em outubro de 2008 e o circuito foi homologado pela FIM e pela FIA e a estreia da pista para os grandes eventos internacionais deram-se a 2 de novembro de 2008 com a última ronda do Mundial de Superbikes. Depois disso A1 Grand Prix, Le Mans Series, FIA GT, testes de F1, etc, etc.

Em 2004, há precisamente 20 anos, o AutoSport escrevia nas páginas do seu jornal: “Após cerca de quatro anos de avanços e outros tantos recuos, parece ter finalmente chegado a hora de erguer a primeira pedra do futuro Autódromo Internacional de Portimão, o projecto que o AutoSport deu a conhecer em primeira-mão em agosto de 2001. O ambicioso plano idealizado pela Parkalgar mantém-se inalterado no seu essencial, embora o desenho original da pista tenha sofrido uma ligeira alteração, estendendo-se agora por mais 800 metros, para um total de aproximadamente 4,8 quilómetros, embora

com a possibilidade de se efetuarem 16 variantes diferentes do circuito, com a mais reduzida a não ultrapassar os três quilómetros de extensão.

Apesar do longo atraso verificado, e que é justificado tão só e apenas pelo moroso processo burocrático que foi necessário ultrapassar – logo com sucessivas mudanças no elenco governativo – o arranque dos trabalhos está enfim iminente, faltando apenas a retificação dos quatro despachos já emanados por outros tantos Ministérios em reunião de Conselho de Ministros. E se nesta reta final não existirem mais

despistes, então é mesmo certo que as obras se iniciarão dentro de dois a três meses, sendo que o plano

de trabalhos aponta para uma conclusão num prazo máximo de 16 meses, já prevendo qualquer imprevisto. De comum ao passado é o investimento, na ordem dos 14 milhões de contos, em moeda antiga, verba essa que os responsáveis da Parkalgar pretendem recuperar tão rápido quanto possível,

através da rentabilização de uma vasta rede de infraestruturas, como anfiteatros, parques de diversões, mas também um conjunto de serviços inexistentes naquela zona do país, como a oferta de cursos de condução, num espaço com cerca de 700 mil metros quadrados, cedido pela Câmara Municipal de Portimão. No plano técnico, e como a FPAK já reconheceu, o Autódromo Internacional de Portimão vai cumprir com todos os requisitos regulamentares exigidos para as competições de mais alto nível: largura da pista, rails de proteção, escapatórias, corretores, boxes, bancadas. Tudo foi enfim pensado para que a pista possa ser homologada com o Grau 1 da FIA e o nível mais elevado da FIM. Até porque mais vale prevenir, do que remediar…

20 anos de muitos, muitos mais altos, do que baixos. Como a Montanha-Russa da pista…

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