FPAK vai rever estatutos até 2009

Por a 26 Novembro 2008 15:45

– A reformulação da composição das assembleias-gerais das federações desportivas, com o estabelecimento do princípio de que os clubes (e suas organizações) devem dispor de 70 por cento dos votos e os agentes desportivos (praticantes) os restantes 30 por cento;

– O estabelecimento, para todas as federações desportivas, do princípio que a representação, em assembleia-geral, se processa por intermédio de delegados, com um voto por delegado, e sem possibilidade de votar por procuração ou por correspondência, como forma de impedir a expressão corporativa dos votos e estimular a particição de todos nas assembleias-gerais;

– O limite de mandatos dos titulares dos órgãos federativos, estabelecendo-se que não possam ser excercidos mais do três mantos seguidos.

Reformulação da AG não será problema

No caso da FPAK, o primeiro ponto não constituirá qualquer problema, na medida em que a sua Assembleia Geral já tem uma composição muito próxima daquela que é proposta por este Decreto-Lei, dispondo os clubes de 75 por cento dos votos (contra os 70  agora exigidos) e as associações de pilotos e comissários os restantes 25 por cento.

Mais complicado será, porém, estabelecer a percentagem de votos que cada clube passará a ter na AG, numa equação que joga com o peso atribuído às provas que cada um organiza, como explica Luiz Pinto de Freitas, presidente da Direcção da FPAK. “O actual modelo, em vigor desde 1997, está completamente desajustado, desvirtuando a realidade das coisas. Sem dúvida, essa será a parte mais difícil de concretizar, pois teremos que chegar a uma proposta que mereça o consenso de todos”.

De resto, o mesmo responsável deixa um alerta para o efeito contrário que poderá vir a ter a proibição dos votos por procuração ou correspondência. “Com clubes e associados distribuídos por todo o país, incluindo Açores e Madeira, imagino que nem todos se possam deslocar regularmente a Lisboa, à sede da FPAK. Assim, adivinho que será uma minoria a votar em cada Assembleia-Geral”, anteviu.

Certo mesmo é que as próximas eleições para a Direcção da FPAK, previstas para Março de 2010, já deverão ser realizadas com base neste regime jurídico e de acordo os novos estatutos da federação, a serem revistos durante o próximo ano.

JR

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado